10 curiosidades incríveis sobre a criação de Minecraft

Todo fã de Minecraft deve ao menos conhecer o nome de seu criador: o programador sueco Markus “Notch” Persson. Entretanto, muitos não conhecem as curiosidades dos bastidores de criação de Minecraft.

Pois é justamente sobre estas curiosidades inusitadas a respeito da criação de Minecraft que nós vamos falar hoje! Confira a lista com 10 curiosidades a seguir!

10 – A primeira versão de Minecraft foi criada em menos de uma semana

Essa é uma das curiosidades a respeito da criação do jogo que muitos fãs de Minecraft já conhecem: Notch desenvolveu a versão “pré-Clássica” do game em menos de uma semana! O desenvolvedor começou no por volta do dia 10 ou 11 de maio e terminou no dia 16 de maio de 2009.

Obviamente, o game ainda estava bastante cru. Mas já contava, por exemplo, com física, blocos de pedregulho e de grama, humanos, partículas, terra, tábuas de madeira etc.

9 – No início, Notch deu outros dois nomes a Minecraft

Quando Notch teve a ideia do game e começou a desenvolvê-lo, ele não chamou “Minecraft” de “Minecraft”. Ele costumava chamar o jogo de “Cave Game” (“Jogo de Caverna”).

Isso foi bem no começo do desenvolvimento, quando o mundo de Minecraft era apenas uma terra plana feita de grama e pedregulho. Tudo o que o jogador podia fazer era andar de um lado para o outro.

A primeira versão de Minecraft
A primeira versão de Minecraft, chamada “Cave Game” (Imagem: Reprodução/Minecraft Wiki)

Depois disso, o jogo passou a se chamar “Minecraft: Order Of The Stone“, em português “Minecraft: A Ordem da Pedra”. Esse nome era uma homenagem a uma história em quadrinhos chamada “The Order of the Stick” (“A Ordem do Palito”), da qual Notch era bastante fã.

Por fim, o criador optou por manter apenas o nome “Minecraft” mesmo. Ainda bem, né?!

8 – Minecraft está disponível em mais de 120 idiomas — alguns deles bem inusitados!

Desde o início do desenvolvimento, Notch sempre teve a ideia de tornar o Minecraft um jogo bastante acessível. Ou seja, fazer com que o máximo de pessoas pudesse jogá-lo.

Por conta disso, Minecrafft está atualmente disponível para mais de 120 idiomas. E não apenas idiomas como “português”, “Inglês”, “espanhol” e “chinês”, por exemplo. Minecraft também está disponível em idiomas bastante inusitados!

Língua Lolcat no Minecraft
Língua Lolcat no Minecraft (Imagem: Reprodução/Void Walker via Minecraft Forum)

É possível colocar o jogo em línguas como “LOLcat“, por exemplo, uma mistura de linguagem de internet e uma suposta forma de falar de gatos. Ou ainda em Klingon, a linguagem fictícia criada para a série Star Trek. Ou até mesmo em “Inglês Shakespeariano“, com tudo escrito da forma como o poeta e dramaturgo William Shakespeare escrevia suas peças.

7 – Os creepers foram criados acidentalmente

Creepers, sem sombra de dúvidas, são as criaturas mais famosas de Minecraft. Mas você sabia que eles foram criados sem querer?

Creeper no Minecraft
Notch criou os Creepers acidentalmente (Imagem: Reprodução/Minecraft Wiki)

Enquanto desenvolvia o game, Notch não usava programas de modelagem 3D. Tudo era feito com base em linhas de código de programação. Certa vez, enquanto tentava programar um porco, ele acabou confundindo a largura com a altura e o resultado foi este: uma criatura alta com quatro patas. Aí foi só pintar de verde e colocar o famoso efeito de explosão.

6 – O Herobrine nunca existiu

O Herobrine é uma das maiores lendas de Minecraft. Ele seria supostamente uma criatura com a mesma skin de Steve, mas com olhos brancos, que perseguiria os jogadores do game e aprontava traquinagens, como cavar túneis, construir pirâmides, se transformar em animais etc.

Herobrine no Minecraft
Aparição do Herobrine no Minecraft (Imagem: Reprodução/Minecraft Wiki)

Entretanto, Markus Notch já confirmou que o Hebrobrine nunca existiu. Ele foi fruto da imaginação fértil de alguns jogadores. Hoje em dia, há diversos mods que adicionam o Herobrine ao Minecraft. Mas pode ficar tranquilo: sem mod, ele nunca vai aparecer em seu mundo!

5 – Minecraft foi inspirado no game Infiniminer

Obviamente, Markus Notch não teve a ideia do Minecraft do nada. Ele certamente se inspirou em outros jogos para criar o Minecraft. E embora muitos associem Minecraft com Lego (pela construção em blocos), a principal inspiração foi o game Infiniminer.

Em Infiniminer, um jogo multiplayer, os jogadores podem construir o que quiserem utilizando blocos. Para isso, os jogadores precisam cavar, coletar recursos, construir itens etc. Essa descrição te faz lembrar de alguma coisa?!

Infiniminer, jogo em que Notch se inspirou para criar Minecraft
Infiniminer, jogo em que Notch se inspirou para criar Minecraft (Imagem: Reprodução/Minecraft Wiki)

Notch pegou esta ideia inicial e a expandiu de uma forma bastante original, acrescentando elementos de RPG, fantasia e sobrevivência. O resultado nós já conhecemos: sucesso absoluto!

Além disso, o desenvolvedor também cita outras influências para a criação de Minecraft, em especial duas: Dungeon Keeper e Dwarf Fortress.

4 – Minecraft era para ser um jogo isométrico de estratégia

Isso mesmo: Minecraft era para ser um jogo de estratégia com visão isométrica. Ou seja, com uma visão vista de cima, mas ao mesmo tempo de lado. Esse tipo de visão é bastante comum em jogos 2D que tentam dar uma impressão de tridimensionalidade.

Obviamente, não foi o que aconteceu. O jogo acabou se tornando um jogo de sobrevivência com câmera em primeira e terceira pessoa. Entretanto, o recente game Minecraft Dungeons acabou optando por uma visão isométrica — o que nos mostra que, no fim das contas, até que Minecraft combinaria bem com essa visão.

3 – Minecraft teve um Battle Royale antes do gênero virar moda

Hoje em dia, são vários os games de Battle Royale disponíveis no mercado: PUBG, Fortnite, Free Fire etc. Entretanto, Minecraft teve um modo Battle Royale muito antes desse gênero virar moda.

Na época de lançamento do filme Jogos Vorazes, um modder criou um modo de jogo chamado Minecraft Survival Games. E esse modo virou uma febre entre os jogadores!

Assim como nos Battle Royales de hoje em dia, o objetivo dos jogadores em Minecraft Survival Games era muito simples: ser o último a sobreviver dentro de uma arena fechada, com itens limitados.

Obviamente as partidas não envolviam 100 jogadores como os Battle Royales de hoje em dia, mas apenas 24. Mas todos os elementos estavam lá: os baús espalhados e escondidos, a arena fechada e a disputa por ser o último sobrevivente.

2 – Markus Notch ficou pouco tempo envolvido com Minecraft

Essa é uma das curiosidades a respeito da criação de Minecraft que poucos sabem. Embora Minecraft seja um sucesso há várias décadas, Markus Notch ficou bem pouco tempo no cargo de programador chefe do game.

Depois de programar o jogo do zero em 2009, Notch deixou o seu posto de desenvolvedor chefe da Mojang no final de 2011, quando o game teve o seu lançamento oficial. Quem assumiu o seu cargo foi Jens Bergensten, que também passou a ocupar o cargo de CEO após a saída definitiva de Notch em 2014.

O objetivo da saída de Markus Notch era bastante óbvio: descansar — após um longo período de desenvolvimento — e se empenhar em outros projetos.

1 – Markus Notch não deseja criar outro jogo de sucesso após Minecraft

Depois da saída definitiva de Notch da Mojang em 2014, após o estúdio ser comprado pela Microsoft, o desenvolvedor aproveitou para se empenhar em outros projetos. Entretanto, deixou bastante claro que nunca imaginou que Minecraft se tornaria um imenso sucesso, capaz de mudar completamente a indústria dos games.

Afinal, imagina a pressão em cima do cara: após a criação de um fenômeno como MInecraft, todos esperam que Notch apareça com outro projeto revolucionário. E um raio dificilmente cai duas vezes no mesmo lugar.

Entretanto, Markus Notch já afirmou que prefere se empenhar em projetos menores — e que o divirtam — e que, “caso acidentalmente faça alguma coisa com potencial de se tornar um fenômeno, vai provavelmente abandonar a ideia no mesmo instante“.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fontes: Minecraft Wiki e The Gamer

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário