3 Toneladas – Assalto ao Banco Central – Vale a pena assistir?

A série documental que conta os detalhes do maior roubo já acontecido no Brasil acabou de chegar à Netflix3 Toneladas: Assalto ao Banco Central narra o caso que chocou as autoridades e todo o país em 2005.

Dirigido por Daniel Billio a série busca contar fatos não tão conhecidos sobre esse crime histórico por meio de depoimentos de autoridades envolvidas na investigação do crime e também de alguns dos ladrões envolvidos.

Confira a seguir mais detalhes sobre essa produção original Netflix e também se vale ou não a pena conferir.

Sobre 3 Toneladas: Assalto ao Banco Central

3-toneladas-assalto-ao-banco-central-vale-a-pena-assistir

Em 2005, um grupo de ladrões acabou entrando para a história ao arquitetar um assalto com ares hollywoodianos no Banco Central do Brasil, em Fortaleza.

Mais de 160 milhões de reais foram roubados por meio de um túnel de 80 metros, escavado pelos bandidos até a instituição.

Nesse documentário, tanto as autoridades do caso, que durante anos rastrearam as pontas soltas do crime até chegar aos culpados, quanto os próprios ladrões contam detalhes inéditos do assalto.

Produção

3 Tonelas: Assalto ao Banco Central estreia como uma superprodução no streaming, já que, além de levar meses para ser feito, exigiu um grande investimento, especialmente de tempo, por parte dos produtores do documentário.

Segundo revelou o diretor da série, Daniel Billio, em entrevista ao Estadão, foram necessários quatro meses inteiros para que ele e outros membros da equipe estudassem o caso do assalto, considerando que eles tiveram acesso a arquivos de cinco anos de investigação.

O cineasta também disse que foi absolutamente surpreendente descobrir certas coisas que acabaram não ganhando tanta atenção da mídia nos anos posteriores ao assalto. Por isso, ele acredita que os espectadores serão surpreendidos por um tipo de plot twist dessa história que eles nem imaginavam.

Ao todo, foram feitas mais de 95 horas de gravação entre depoimentos e reconstituição de alguns momentos importantes do caso. Aliás, a produção chegou a reproduzir o túnel usado pelos assaltantes, assim como outros objetos referenciais ao crime.

Alguns exemplos são as garrafas de vidro de energéticos deixados pelos assaltantes e até mesmo os modelos antigos das notas de R$50,00.

Vale a pena assistir 3 Toneladas: Assalto ao Banco Central

Aprofundando muito o caso do maior assalto já acontecido no Brasil, 3 Toneladas é uma obra essencial para amantes de documentários.

Muito bem roteirizado, a produção conta essa história já conhecida por novos ângulos e revela informações que até esse momento eram desconhecidas pelo público.

As reproduções de pontos-chave do assalto são de encher os olhos e dão ainda mais ritmo para os episódios, que passam de forma rápida e satisfatória.

A fotografia da série é impecável e em vários momentos é fácil esquecer que se trata de um documentário, levando o espectador a pensar que está vendo uma produção de Hollywood.

Mesmo nos momentos em que são apresentados imagens do arquivo da data do assalto é possível perceber o cuidado na remasterização dos vídeos de câmeras de segurança.

Por fim, os depoimentos dos envolvidos no caso são extremamente interessantes e prendem o espectador até o final dos três episódios.

Concluindo, sim, com certeza vale a pena assistir o novo documentário brasileiro da Netflix.

CONFIRA Também:
5 séries parecidas com Taboo para assistir na Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar