8 dicas para você identificar e evitar golpes via SMS!

Hoje em dia, os golpes virtuais estão cada vez mais comuns. Por conta disso, é imprescindível saber como identificar e evitar golpes via SMS.

Antigamente, caso algum farsante quisesse aplicar algum golpe, ele teria que ir pessoalmente até a vítima. Hoje em dia, entretanto, com a rapidez e a acessibilidade da Internet, uma pessoa má intencionada pode tentar aplicar um golpe em poucos instantes com milhares e milhares de usuários.

Segurança Smartphone
(Imagem de Mudassar Iqbal por Pixabay)

Para ajudá-lo a identificar a evitar golpes via SMS, nós, do Tech News Brasil, preparamos esta lista com 8 dicas bastante úteis para combater fraudes virtuais. Confira!

Não clique em links desconhecidos

A primeira e mais importante dica é: não clique em links desconhecidos. Ou seja, caso o SMS contenha um endereço eletrônico que redirecione para algum site, em hipótese alguma clique nele caso você não conheça o remetente da mensagem.

Hoje em dia, não é possível confiar totalmente nem mesmo se o link parecer correto e o site parecer confiável. Por exemplo, é possível que uma pessoa má intencionada registre um domínio com o nome “ltau”. Você pode não ter percebido, mas a primeira letra do nome não é um “i”, mas um “l”. Além disso, o ladrão pode fazer o site falso o mais parecido possível com o original.

Se você recebeu, por exemplo, uma mensagem dizendo que a fatura do seu cartão de crédito do venceu, seguida de um link, não clique no link! Em vez disso, acesse a sua conta do banco pelo aplicativo ou pelo site oficial e verifique se a informação é verdadeira.

Não responda com suas informações pessoais

Outra dica bastante óbvia é: em hipótese alguma responda um SMS com suas informações pessoais. Jamais uma empresa vai solicitar seus documentos, contas ou senhas.

Mensagens como “você acabou de receber um PIX no valor de R$ 1,000. Passe sua conta e senha bancária para confirmar a transação” são claramente golpes. Afinal: por que o banco precisaria da sua senha para confirmar uma transação?

E isso inclui qualquer tipo de informação pessoal: senhas, contas, documentos, telefones, datas de aniversário etc.

Verifique a procedência da mensagem

Antes de acreditar em alguma informações ou clicar em algum link compartilhado por SMS, verifique a procedência da mensagem. Por exemplo, um canal oficial de divulgação de um Banco jamais vai usar um número de celular comum.

O mesmo vale para outros serviços, como redes sociais. O Facebook jamais vai fazer alguma solicitação com um número de celular comum.

Conheça os números oficiais dos principais aplicativos e serviços

Aproveitando a dica anterior, outra dica importante é: conheça sempre os números oficiais dos principais aplicativos e serviços dos quais você é usuário. Sabendo, por exemplo, que o Banco do Brasil sempre se comunica pelo número XXXX, desconfie de qualquer mensagem que você receber com um número YYYY se passando pelo BB.

Especialmente, como comentamos, se a mensagem vier de um número de telefone celular comum. Canais oficial geralmente possuem números diferenciados.

Sempre desconfie de números desconhecidos

Depois de todas estas dicas, essa é até óbvia: sempre desconfie de números desconhecidos! Ou seja, números que não possuem nenhuma identificação oficial, que você não tenha salvo no celular etc.

Recebeu uma mensagem supostamente da Amazon dizendo que sua conta foi invadida e passando um link para você redefinir sua senha? Isso certamente é um golpe. Entretanto, caso tenha ficado em dúvida, considere ligar para algum canal oficial de atendimento ao cliente do serviço em questão a fim de tirar suas dúvidas.

Não ligue para números suspeitos

Caso você tenha recebido uma mensagem supostamente do gerente da sua agência bancária pedindo para você retornar a ligação, não faça isso! Afinal, o farsante pode muito bem fingir ser o gerente do seu banco na ligação e solicitar suas informações pessoais. É golpe certo.

Em vez disso, procure os canais oficiais de atendimento do serviço em questão. Procure, por exemplo, o número de telefone da sua agência bancária e ligue perguntando se alguma mensagem foi de fato enviada para você.

Não, você não ganhou uma Smart TV 4K

Um dos golpes mais comuns é o golpe do tipo: “Parabéns, sortudo! Você acabou de ganhar uma Smart TV 4K! Confirme os seus documentos para reivindicar seus prêmios!”. As chances de você realmente ter ganhado uma Smart TV 4K são praticamente nulas.

Especialmente se você não se lembra de ter entrado em algum sorteio. Afinal, ninguém daria uma televisão de graça e sem razão nenhuma para alguém.

Embora tenhamos usado uma “Smart TV 4K” para o exemplo, isso se aplica a qualquer tipo de prêmio. Desde quantias em dinheiro até créditos para celular. Desconfie de tudo!

Caso você tenha realmente se inscrito em um sorteio, verifique, portanto, diretamente com a empresa responsável pelo sorteio antes de sair por aí comemorando e compartilhando suas informações pessoais.

Proteja seu número!

Por fim, uma dica essencial é a seguinte: proteja seu número! “Mas como?”, você deve estar pensando. Às vezes é realmente difícil, já que nossa privacidade está cada vez menor.

Entretanto, você pode fazer algumas coisas simples para aumentar a proteção do seu número de celular. Como, por exemplo, não o cadastrar em sites de origem duvidosa, não o compartilhar nas redes sociais e não o passar para pessoas que você não confia.

E aí, gostou dessas dicas para se evitar golpes via SMS? Já teve alguma experiência ruim com esse tipo de coisa? Pois compartilha com a gente aí nos comentários!

 

Alexandre Garcia
Redator da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês e pós-graduando em Teoria da Literatura pela PUC-PR, tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário