A 1ª geração do Chromecast não terá novas atualizações de recursos

A primeira geração do Chromecast foi apresentada pelo Google em 2013, quando mudou a forma de consumir conteúdo na TV e nos permitiu reproduzir filmes e muito mais de forma fácil e acessível em TVs, utilizando apenas nossos smartfones. Desde então o Google lançou o Chromecast Ultra 4K, o Chromecast Audio, e duas atualizações de hardware em 2015 e 2018.

Como o Chromecast é dispositivo receptor de comandos de aplicativos com suporte do navegador Google Chrome, que se conecta à Web para transmitir a página ou o vídeo solicitado. E esse navegador Chrome subjacente precisa ser atualizado e isso é feito por meio de atualizações regulares de firmware.

Mas conforme dados apurados na página de Support do Google, a companhia está começando a reduzir o suporte para o Chromecast de primeira geração ao descontinuar as principais atualizações. A informação apresentada mostra que a versão mais recente (1.42.168007) do firmware do programa de pré-visualização para dispositivos Chromecast não está disponível para o dispositivo de 2013.

Além disso a versão atual do firmware de produção (1.40.156414) também não está disponível para o Chromecast primeira geração, que atualmente roda a versão de firmware 1.36.157768.

Google se compromete com correções de bugs e de segurança

Os proprietários do Chromecast da primeira geração não precisam se preocupar tanto, pois apesar do dispositivo não receber mais atualizações, os aplicativos de terceiros são atualizados através dos smartphones e não no Chromecast.

“O Chromecast celebrou recentemente seu sexto aniversário. Estamos entusiasmados com o fato de alguns dos nossos primeiros usuários ainda estarem aproveitando o dispositivo de primeira geração, e continuamos a atualizá-lo com correções de bugs e de segurança.”, explicou o Google.

Mas como cada atualização principal representa uma versão diferente do navegador Chrome (o firmware 1,36 é baseado no Chrome 70, enquanto 1,40 usa o Chrome 74) entende-se que as atualizações para o Chromecast da primeira geração provavelmente continuarão baseadas no Chrome 70.

E com isso se um serviço de streaming lançar um recurso que use uma nova API talvez não seja possível utilizá-lo na primeira geração do Chromecast.

Fonte: 9TO5Google

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário