A Cozinheira de Castamar | 7 curiosidades sobre a série

"A Cozinheira de Castamar" da Netflix tem conquistado fãs pelo mundo todo, então confira essas 7 curiosidades sobre a série.

Apesar de ter sido lançada na Netflix há quase um mês, “A Cozinheira de Castamar” ainda representa uma agradável novidade para quem não teve a chance de acompanhar sua trama. Seu sucesso em praticamente todos os países em que estreou faz com que os fãs busquem por mais informações além da história como, por exemplo, as curiosidades que estão por trás da produção de “A Cozinheira de Castamar”.

A história de amor entre a criada Clara Belmonte e o duque Diego de Castamar, fez com que muitas pessoas suspirassem em suas casas. Para além disso, todo o cenário no qual a série se passa é interessante por si só, trazendo para as telas as tramas de uma corte disfuncional e seus membros que quase nunca são aquilo que aparentam.

Se você é um dos fãs da série que ficou curioso sobre algumas abordagens do programa, confira a seguir 7 curiosidades sobre “A Cozinheira de Castamar“.

1 – A série é baseada em um livro

livro a cozinheira de castamar curiosidades
Imagem: Divulgação/Infoliterária

Apesar de ter vários pontos diferentes, a série nasceu a partir da obra homônima do escritor espanhol Fernando J. Múñez.

O mais curioso é que esse foi o primeiro romance adulto ao qual o escritor se dedicou já que até então, ele era reconhecido no país especialmente por suas obras literárias infantis.

O livro quando foi lançado não demorou muito para se tornar um best-seller na Espanha, fato que motivou  a rede espanhola Antena 3 a adquiri os direitos da obra para adapta-lá para a TV.

2 – Apesar do selo, a produção não foi desenvolvida originalmente para a Netflix

A-Cozinheira-de-Castamar-curiosidades, netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Mais uma das curiosidades de “A Cozinheira de Castamar” é que, apesar de o streaming ser o responsável por sua distribuição, e consequentemente, sucesso mundial, a série foi desenvolvida originalmente para uma rede de TV espanhola.

Antena 3 foi a produtora da série e a exibiu pela primeira vez no horário nobre da Espanha, o que fez com que a história se tornasse a mais assistida do país. Foi esse sucesso iniciou que motivou o interesse da Netflix que adquiriu seus direitos posteriormente.

Esse tipo de negociação é comum e já havia acontecido com “La Casa de Papel” e com outras obras internacionais que acabam chamando a atenção do streaming.

3 – Os palácios da série são de verdade

palacio cozinheira de castamar curiosidades
Palácio do Infante Don Luis (Imagem: Reprodução/Infocielo)

Em produções que precisam de cenários grandiosos, é comum que esses espaços sejam montados apena como set de filmagem. Porém, em “A Cozinheira de Castamar“, os palácios e outros imóveis que são exibidos são reais e patrimônios históricos da Espanha.

Entre as construções que foram transformadas em sets de gravação estão o Monatério de San Bartolomé de Lupiana, o Palácio do Infante Don Luis, Quinta del Duque de Arco, entre outras famosas.

4 – Todas as refeições da série eram reais e feitas por uma verdadeira cozinheira

a cozinheira de castamar temporada 2
Imagem: Reprodução

Clara não era a única cozinheira em Castamar! Na verdade, todas as refeições que apareceram na série foram feitas de verdade pelas mãos da chefe de cozinha Sonia Jabalera.

A profissional conta que fez pesquisas para entender melhor o que seria um cardápio do século XVIII e corresponder ao roteiro da série que nem sempre especificava essa parte. Com isso, acabou aprendendo vários pratos novos.

5 – O rei que aparece na série corresponde a Felipe V da Espanha

Imagem: Reprodução/Netflix

Mais uma das curiosidades da “Cozinheira de Castamaré que apesar de toda a história ser ficcional, os personagens do rei e da rainha realmente existiram.

Os monarcas da série correspondem ao rei Felipe V e sua segunda esposa, a rainha Isabel Farnésio que reinaram na Espanha até o ano de 1746.

Contamos melhor a história do Rei Felipe V e sua polêmica condição de saúde, aqui.

6 – É possível jantar em “Castamar”

Restaurante no terraço do Palácio do Infante Don Luis (Imagem: Reprodução/Infocielo)

Para quem passou boa parte da série desejando experimentar as delícias feitas por Clara em Castamar, fique sabendo que é possível jantar de verdade no castelo de Don Diego.

No caso, o Palácio do Infante Don Luis que serviu de locação para a casa de Castamar possui um restaurante que fica em funcionamento entre os meses de junho e setembro.

A construção fica em Madri e seus jardins são abertos a visitação gratuita todos os dias. Já para visitas pelo interior do palácio, o agendamento é feito para sábados e domingos, com antecedência.

7 – O final da série é diferente do livro (cuidado: spoiler)

Imagem: Divulgação/Netflix

Fechando a lista de curiosidades sobre “A Cozinheira de Castamar” fique sabendo que se decidir ler o livro no qual a série foi baseada, o final será diferente. Então, se não gosta de spoiler, pare de ler o texto agora.

Enquanto na série, é Diego quem abre mão de seu título para se casar com a cozinheira, no livro acontece o contrário. Clara deixa seu amor pela cozinha e decide se casar com duque.

Além desse, os produtores da série chegaram a pensar em um terceiro desfecho. Saiba mais qual seria o destino de Clara Diego nesse artigo.

CONFIRA Também:

10 melhores séries sobre crimes para assistir na Netflix

Fonte: Infocielo

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário