A Cozinheira de Castamar quase teve um final alternativo; confira aqui!

A série de origem espanhola A Cozinheira de Castamar é uma produção popular do canal Antena 3 que teve a oportunidade de ampliar ainda mais seu sucesso na Netflix. De maneira semelhante a ‘La Casa de Papel’ e Vis a Vis’, A Cozinheira de Castamar, que quase teve um final alternativo, provou que a Espanha é uma potência cinematográfica.

Se você assistiu a todos da 1ª temporada da obra de época e tem interesse em conhecê-la melhor, essa com certeza é uma boa oportunidade de saber mais sobre a trama. O Tech News Brasil preparou um material sobre La Cocinera de Castamar e o outro final que ela quase teve! Só tenha em mente que há spoilers adiante!

O final alternativo que A Cozinheira de Castamar quase teve

A série de época da Netflix até pouco tempo atrás estava em alta na plataforma, fazendo parte do Top 10 do streaming em vários países. Na Netflix Brasil, o título ocupava o 5º lugar do ranking. Ou seja, a produção era mesmo um sucesso e, naturalmente, estava sendo bastante comentada nas redes sociais. Nesse sentido, bastante gente comentou que o final da trama não teria sido o que se esperava.

Com isso, foi divulgado que a trama teria um final diferente do que foi assistido na plataforma de streaming. Esse final chegou a ser gravado, mas não chegou a fazer parte da finalização oficial da trama.

A Cozinheira de Castamar é uma produção baseada no livro homônimo de Fernando J. Múñez, embora sejam muitas as diferenças entre a série de televisão e o livro em que a história se baseia. Assim, a história, ambientada na Madri de 1720 durante o reinado de Felipe V., acompanha Clara, uma mulher com agorafobia que adora cozinhar e se apaixona por seu patrão, o charmoso e tão discreto quanto ela duque Diego de Castamar.

No final da trama, seguindo a narrativa do livro, a protagonista abandona a cozinha para ficar com seu grande amor. Por se tratar de uma obra de época, que segue a lógica dos clássicos literários do gênero romance, é de esperar que um casal tão apaixonado abra mão de tudo para viver seu amor intensamente e ter um “felizes para sempre”. Mas foi exatamente isso que chateou o público e que, inclusive, gerou discussão entre a equipe de produção.

Traição à personagem

Mesmo se tratando de uma paixão fervente como a que Clara e duque Diego nutrem um pelo outro, renunciar a um sonho não é pouca coisa. A protagonista de A Cozinheira de Castamar parecia caminhar para um brilhante futuro como cozinheira quando abriu mão de seus sonhos para viver ao lado do duque.

Isso, porém, não é tão estranho de se pensar, tendo em vista que a obra se passa no século 18, quando era muito mais difícil para uma mulher se encaixar na sociedade. Dessa forma, ter um bom casamento e formar família era o que poderia garantir o futuro de uma mulher. Assim, essa foi a decisão que Clara tomou, em especial por já estar rendida a esse relacionamento proibido.

Entre a equipe de produção, o final da trama gerou debate. Os roteiristas não se calaram diante disso, pois não queriam que fosse ela quem tivesse de escolher. Dessa forma, apontaram isso como uma “traição à personagem”, já que ela estaria renunciando ao seu sonho de se tornar uma grande cozinheira para se casar com o duque.

Mas a comandante da equipe de roteiro, Tatiana Rodríguez, fez questão de pontuar que, por se tratar de um romance épico, se o casal não ficasse junto no final, esse então seria um final triste. Portanto, o melhor a se fazer era seguir o desfecho do livro, deixando o casal apaixonado feliz.

Gostou de saber sobre o final alternativo de A Cozinheira de Castamar? Pois confira também:
Este é um dos melhores filmes da Netflix — e pouca gente o conhece!

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar