A Google esclarece sua política de rastreamento de localização

Na ultima terça feira dia 14 de agosto de 2018, divulgamos que o Google rastreia seus usuários mesmo com serviço de “Histórico de localização” desativado, porém a companhia se defendeu explicando que fornecem descrições claras dessas ferramentas e controle de ativação ou desativação para os seus usuários. Mas devido a repercussão negativa o Google optou por revisar as descrições sobre o funcionamento das ferramentas de rastreamento de localização.

De acordo com o site APNews o Google não mudou a prática de rastreamento de localização, mas publicou uma atualização (na versão em inglês) sobre a descrição do “Histórico de localização” em sua página de suporte na última quinta-feira, dia 16 de agosto de 2018.

Nova descrição do “Histórico de localização”

  • Essa configuração não afeta outros serviços de localização no seu dispositivo, alguns dados de localização podem ser salvos como parte de sua atividade em outros serviços, como Pesquisa e Mapas.

Descrição antiga do “Histórico de localização”

  • Com o Histórico de Localização desativado, os lugares em que você está não são mais armazenados.

Ressaltamos que infelizmente não foram divulgadas informações sobre mudanças ou até revisões referente a ferramenta “Atividade na web e de apps”.

Em declaração ao site APNews a companhia relatou: “Estamos atualizando a linguagem explicativa sobre o Histórico de Localização para torná-la mais consistente e clara em nossas plataformas e centros de ajuda“. Informação que diverge a fornecida anteriormente onde o Google relata que fornecem descrições claras sobre suas ferramentas.

Vale citar que o Google está vinculado desde 2011 a um acordo de 20 anos firmado com a Federal Trade Commission (FTC), onde a companhia se comprometeu a apresentar, de forma clara, como os usuários poderiam proteger sua privacidade. No entanto a FTC não informou se haverá uma investigação sobre a política de rastreamento de localização do Google.

Fonte: APNews

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário