Stranger Things: entenda toda a história de Vecna, vilão da 4ª temporada

A 4ª temporada de Stranger Things deu aos fãs um dos melhores vilões da série até agora, com uma história impressionantemente macabra e bem amarrada. Vecna se tornou o pesadelo de nossos amados adolescentes de Hawkins, mas acabou surpreendendo mais por sua origem do que por qualquer outra coisa.

Com grandes referências aos maiores clássicos do terror dos anos 80, os roteiristas de Stranger Thing capricharam na construção de seu novo vilão que além de tudo, ainda nos deu respostas para questões que tínhamos desde as primeiras temporadas da série.

Confira a seguir todos os detalhes da história de Vecna, incluindo os pormenores que podem ter passado desapercebidos durante a explicação no sétimo episódio da série da Netflix.

Atenção, os tópicos abaixo possuem spoilers dos episódios da 4ª temporada de Stranger Things.

A ligação com a família Creel

vecna-e-familia-creel-stranger-things

Durante boa parte da temporada ficamos, assim como Nancy, tentando entender qual a ligação de Vecna com a tragédia acontecida com a família Creel em 1959.

Só no último episódio, descobrimos que na época em que os assassinatos aconteceram, o vilão realmente ainda não existia… pelo menos não em sua forma atual. Quem matou a esposa e filha de Victor  foi seu próprio filho, Henry Creel que acabava de descobrir sua psicopatia e complexo de Deus, aliados ao fato de ter poderes telepáticos.

O ódio de Henry pelos humanos e pela “hipocrisia” de seus pais que se diziam pessoas boas, fez com que o garoto torturasse mentalmente sua família por semanas, até que ele fizesse de sua mãe a sua primeira vítima.

Em seguida o garoto matou sua pequena irmã, enquanto mantinha o pai preso em uma ilusão do passado. O esforço, no entanto, fez com que sua mente entrasse em colapso, fazendo-o entrar em coma.

O Número 1 do laboratório de Hawkings

Após o coma e de ser dado como morto para o pai, agora preso como o culpado pela morte da família, Henry foi levado para o laboratório de Hawkins onde acabou se tornando o Número 1 do Projeto MKUltra liderado pelo Dr. Brenner.

Brenner descobriu as habilidade de Henry quando a mãe preocupada com o garoto, levou o cientista até sua casa. Foi esse acontecimento, aliás, que motivou o garoto a assassinar a família.

Segundo Henry, Brenner desejava controlar as habilidade dele, e quando viu que não conseguiria, começou os experimentos para recriá-las, dando origem ao programa do qual Eleven e as outras crianças faziam parte.

Provavelmente foi nesse período que Brenner descobriu o chip inibidor que acabou implantando em Henry.

Sem poder deixá-lo sair, e provavelmente pensando que não poderia simplesmente descartar Henry e suas habilidades naturais já que poderiam servir algum dia, Brenner fez do garoto um dos enfermeiros do laboratório.

A transformação em Vecna

stranger-things-entenda-toda-a-historia-de-vecna-vilao-da-4a-temporada

Depois de enganar Eleven para que ela tirasse seu chip, Henry aniquilou todas as outras crianças do laboratório por vingança, mas principalmente, por que, como ele mesmo revelou para Nancy, “a cada morte ele se sentia mais forte”.

Com isso, ele revelou todo seu plano diabólico para a pequena Eleven, dando a ela a opção de fugir e “moldar o mundo” conforme a visão de Henry.

El não aceita, pois consegue ver a maldade de Número 1 e decide enfrentá-lo. E depois de ele quase conseguir dar a ela o mesmo fim das outras crianças, após se lembrar do amor de sua mãe, Eleven consegue se libertar.

Nesse momento a garota assume o completo controle de seus poderes e consegue abrir um portal através de Henry, enviando-o para o Mundo Invertido (mas sem saber disso na época).

A forma como Henry é enviado faz com que ele sofra lacerações terríveis e se torne um “morto-vivo”. No entanto, suas habilidades ligadas ao Mundo Invertido acabam por transformá-lo no ser poderoso que agora pode invadir a mente de várias pessoas na forma de Vecna.

A maldição de Vecna

Algo que pode não ter ficado bem claro na temporada é qual a motivação da chamada Maldição de Vecna, responsável pelas mortes que ocorrem ao longo dos episódios.

Pois bem, sabemos que o vilão consegue entrar e explorar as mentes das pessoas buscando seus traumas e erros. E depois do último episódio, sabemos que Henry Creel nutre um ódio macabro pelos humanos e sua forma de desequilibrar as coisas.

Dessa forma, a Maldição é motivada por esses traumas, como se a partir deles, fosse mais fácil invadir a mente de alguém e controlar essa pessoa.

Além disso, mais do que uma potencial “punição” para a vítima, a maldição é a forma que o monstro tem de ficar cada vez mais forte já que, ao invés de ter uma “morte comum”, ao que se sabe, a consciência das vítimas se mantém presa a Vecna, aumentando seu alcance e seus poderes.

CONFIRA Também:

Stranger Things: o que esperar da 2ª parte da 4ª temporada que estreia em julho?

E então, você gostou da 1ª parte da 4ª temporada de Stranger Things? Ficou com alguma dúvida sobre Vecna? Conta para a gente aqui nos comentários.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar