A IOS liberou proposta com normas internacionais para uso de drones

A Organização Internacional para Padronização (ISO) divulgou no último dia 22 de novembro de 2018, quinta-feira da semana passada, uma versão inicial da proposta de padrões globais para operações de drones para consulta pública, aberto até 21 de janeiro de 2019 e, caso não existam objeções, deve ser aprovado ainda no mesmo ano.

A versão inicial dos padrões para operações de drones, conta com algumas regras iniciais que devem definir os princípios para o uso de drones em todo o mundo. Uma vez que atualmente cada país tem sua própria legislação sobre o uso destes equipamentos, visto que até então não existem normas internacionais sobre a categoria.

O principal objetivo desta iniciativa é baseada na padronização de regras do uso de drones, para que possam prevenir acidentes, através de normas que responsabilizem os operadores e garantam distância regulamentada de aeroportos ou locais sensíveis, garantindo assim mais segurança e proteção.

No documento a ISO recomenda a utilização de tecnologia de geofencing para impedir voos em áreas restritas e a existência de registros de voos, treinamento e requisitos de manutenção. Ele também estabelece que deve ser desenvolvido um meio de segurança contra falhas, para todos os voos de drones, estabelecendo a responsabilidade pelos operadores de drones. Existem ainda outras regras para garantir que os operadores respeitem a privacidade e a proteção de dados dos outros.

O desenvolvimento de um conjunto consistente de regulamentações para operações de drones é imprescindível para garantir maior segurança e proteção das aeronaves uma vez que ajuda a evitar incidentes de tráfego aéreo.

A ISO também está trabalhando na produção de mais três regulamentações que estabeleçam normas e exigências mínimas para as especificações técnicas, qualidade de fabricação dos aparelhos e o gerenciamento de tráfego.

Fontes: MIT Technology Review e ISO

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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