Estreia Netflix | Conheça ‘A Mão de Deus’, novo drama italiano que promete ser um dos melhores do ano

E os lançamentos de filmes que poderiam entrar no páreo do Oscar 2022 continuam na Netflix, dessa vez com a estreia do filme italiano A Mão de Deus, que, apesar do nome, não tem nada a ver com religião.

Aclamado em todos os festivais por onde passou, A Mão de Deus teve um lançamento limitado em cinemas pelo mundo e foi listado como um dos indicados ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

O filme também foi um dos concorrentes do Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza e, apesar de não ter levado, acabou ficando com o segundo maior prêmio da noite, O Grande Prêmio do Júri.

Com essa introdução premiada, você já pode ter notada que a expectativa é que esse seja um dos melhores filmes do ano da Netflix, certo? Então conheça um pouco mais sobre essa produção antes de assisti-la no streaming.

Sobre A Mão de Deus

Nesse filme inspirado na vida do diretor Paolo Sorrentino, o jovem Fabietto Schisa é mais um adolescente comum de Nápoles da década de 1980.

Apaixonado por futebol, ele passa seu tempo assistindo Diego Maradona jogar pelo Napoli e também sonhando em estudar filosofia na faculdade.

Infelizmente, uma tragédia familiar acaba atingido sua vida, levando-o a amadurecer à força, mas também a descobrir um amor e talento até então não muito conhecido.

Produção

a mão de deus netflix

A produção de A Mão de Deus foi anunciada em julho de 2020 e na mesma época já foi confirmado que a história seria escrita, dirigida e produzida pelo diretor vencedor do Oscar Paolo Sorrentino.

O elenco começou a ser escalado em setembro do mesmo ano, assim como as gravações.

O filme, apesar de contar com personagens ficcionais, é baseada na história de vida de Sorrentino, que considera ter tido sua vida salva por Maradona quando era jovem. Dessa forma, o cineasta decidiu enfim dividir com o mundo sua história mais pessoal nessa produção que tem sido aclamada pela crítica.

Elenco

O elenco de A Mão de Deus é composto por grandes nomes do cinema italiano e Europeu, e é possível que os espectadores reconheçam alguns rostos que já apareceram em filmes famosos de Hollywood como o romance Cartas para Julieta ou 007 Contra Espectre.

Encabeçando esse grupo está o jovem Filippo Scotti, que assume o papel do protagonista da história. O ator também levou em VenezaPrêmio Marcello Mastroianni que considera um ator em plena ascensão.

Toni Servillo, vencedor do Oscar junto de Sorrentino por A Grande Beleza, assume o papel de pai do protagonista nesse longa.

Outros nomes no elenco são Luisa Ranieri, Renato Carpentieri, Teresa Saponangelo, Marlon Joubert, Alessandro Bressanello e Massimiliano Gallo.

Recepção

Até o momento não dá para saber exatamente qual a opinião do público em geral sobre o filme, no entanto, apenas pelas premiações em que ele foi indicado e ganhou, já é possível saber que a crítica especializada gostou muito do filme, certo?

No site de avaliações Rotten Tomatoes a produção conta com 81% de aprovação.

E novamente falando de Oscar, o filme foi o escolhido da Itália para tentar entrar na corrida pelo prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na maior premiação do cinema mundial.

Vale a pena assistir A Mão de Deus na Netflix?

Apesar de ser um filme de premiação, o que em muitos casos pode significar um filme difícil ou “cult demais”, a verdade é que A Mão de Deus é um belo e emocionante filme sobre a vida e sobre amadurecimento.

Seus personagens são cativantes e a tragédia que atinge o protagonista é realmente estarrecedora e consegue criar a empatia esperada no público.

Em geral, o filme possui um ritmo ok e uma história que não deve desagradar a maior parte das pessoas. Certamente vale a pena dar uma chance para a produção na Netflix.

CONFIRA Também:

6 filmes da Netflix em 2021 que poderiam facilmente concorrer ao Oscar

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar