Este filme polonês da Netflix aborda um dos momentos mais sombrios da história da Ucrânia

"A Sombra de Stalin" é o mais novo drama investigativo baseado em história real que chegou à Netflix. Saiba detalhes sobre ele.

Filmes baseados em histórias reais são alguns dos preferidos dos assinantes de streamings, mais ainda quando são ambientados em períodos históricos. Esse é o caso do drama A Sombra de Stalin, filme polonês, mas com vários rostos conhecidos, que chegou recentemente ao catálogo da Netflix.

Passado na União Soviética da década de 1930, A Sombra de Stalin trata sobre um dos períodos mais chocantes da história russa, conhecido como Holodomor.

Dirigido por Agnieszka Holland e com a indicada ao Oscar, Vanessa Kirby no elenco, o filme não é um original Netflix e foi lançado nos cinemas em 2019.

A seguir você confere todos os detalhes sobre esse longa-metragem.

Sobre A Sombra de Stalin

Em A Sombra de Stalin, o jovem e ambicioso jornalista Gareth Jones (James Norton), viaja para a União Soviética em 1933 com o objetivo de conseguir uma entrevista com Joseph Stalin e entender como a tal “utopia soviética” funciona de verdade.

Ao chegar ao país, no entanto, ele encontra um cenário de caos com a fome institucionalizada e um regime de trabalhos forçados que está levando milhares de pessoas à morte.

De volta ao Reino Unido, sua missão é ter sua “denúncia” divulgada, porém, precisará enfrentar o descrédito da mídia e de parte do governo que não parece disposto a comprar briga com o ditador soviético.

Produção

a sombra de stalinA Sombra de Stalin é um filme baseado na biografia do jornalista Gareth Jones, que realmente lutou por muito tempo na década de 30 para que sua descoberta fosse conhecida e os horrores do regime de Joseph Stalin recebem atenção.

Apesar de toda a importância de sua história, ainda assim demorou para que a renomada diretora Agnieszka Holland aceitasse encabeçar o projeto do filme.

Isso porque, pessoalmente para a diretora, polonesa e que já tinha muita experiência com a direção de filmes sobre o Holocausto, falar sobre regimes totalitários sempre foi uma coisa muito difícil.

Apesar disso, ela acabou aceitando o trabalho e entrou nesse projeto que acabou sendo muito aclamado pela crítica em sua época de estreia.

Elenco

O elenco do filme conta com alguns rostos bastante conhecidos do grande público, o que pode aumentar o interesse pelo filme.

James Norton é quem dá vida ao protagonista da história, seguido por Vanessa Kirby, que ganhou popularidade em The Crown e segue em uma carreira ascendente.

Além dos dois, outros nomes no elenco são os de Peter Sarsgaard, Kenneth Cranham, Joseph Mawle, Celyn Jones, Krzysztof Pieczynski, Beata Pozniak, Fenella Woolgar, Marcn CzarnikMatthew Marsh.

O que foi o Holodomor

O ponto principal de A Sombra de Stalin é a denúncio sobre o chamado Holodomor, período considerado um dos mais tristes da história da Europa Oriental.

Mas afinal, o que foi exatamente esse período?

Holomodor é uma palavra ucraniana que tem como tradução algo como “morte por fome”. Ela passou a ser usada para definir o período entre 1931 e 1933, quando a Ucrânia viu milhões de pessoas morrerem de fome devido às políticas econômicas aplicadas pelo governo de Joseph Stalin.

As políticas rígidas de produções de cereais aplicadas por Stalin na Ucrânia, se deveu ao fato de que o país não aceitou de bom grado o chamado processo de coletivização das produções agrícolas que a União Soviética queria implantar.

Dessa forma, como uma espécia de retaliação pelas recusas do povo ucraniano, o ditador soviético exigiu que os camponeses batessem metas tão altas de produções de cereais que deveriam ser direcionadas para o Estado a baixos custos, que para cumpri-las, a população começou a retirar partes de seu próprio sustento. A pena para quem não o fizesse ou não batesse a tal meta era a prisão, envio para campos de trabalho forçado ou a morte.

Com isso, em pouco tempo, os casos de morte por inanição se tornaram uma espécia de “epidemia” pelo país, caracterizando um dos maiores genocídios europeus até hoje.

Vale a pena assistir A Sombra de Stalin?

Se você está se perguntando se vale a pena assistir A Sombra de Stalin na Netflix, a resposta é sim, vale a pena.

Isso porque, apesar de toda a visão sobre o regime soviético ser bastante estereotipada e claramente “puxar a sardinha” para o lado da Inglaterra e de outros países capitalistas, o filme cumpre muito bem o papel de denunciar um genocídio que não ganhou a importância histórica que deveria.

As atuações do elenco são impecáveis, a fotografia é incrível e a história de luta do jornalista é realmente muito boa.

CONFIRA Também:

Vale a pena assistir “A Mais Pura Verdade&” na Netflix? Confira nossa opinião!

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário

7 − cinco =