Por que ‘A Vizinha da Mulher na Janela’ está dividindo opiniões na Netflix? Vale a pena assistir?

Desde que estreou no catálogo da plataforma de streaming, na última sexta-feira (28), a série A Vizinha da Mulher na Janela” tem dado o que falar entre os assinantes do serviço. Estrelando no Top 10 em mais de 60 países, o drama com Kristen Bell (Gossip Girl; The Good Place) se trata de uma produção de roteiro original e, por esse motivo, a maneira como o enredo se desenvolve de forma surpreendente tem dividido opiniões entre os espectadores da série.

Essa divisão, inclusive, não se faz presente apenas entre os espectadores do título: na plataforma de compilação crítica Rotten Tomatoes, apenas 51% dos críticos especializados deram uma nota positiva para o show, acentuando ainda mais sua recepção controversa durante a semana de estreia. Por lá, a divisão percentual também está presente na nota do público, que conta com um índice de aprovação de 54%, número pouco positivo pelas métricas da plataforma.

Pensando nessa dúvida, muitos assinantes da plataforma de streaming devem estar se questionando os motivos que fazem a série dividir tantas opiniões. Pensando nisso, o Sobre Sagas resolveu abordar alguns pontos decisivos para o veredito se compensa ou não assistir ao título. Confira:

Por que “A Vizinha da Mulher na Janela” divide opiniões?

A Vizinha da Mulher na Janela
A Vizinha da Mulher na Janela: série divide opiniões entre público e crítica especializada (Imagem: Divulgação/Netflix).

O primeiro ponto a se destacado aqui diz respeito às expectativas que o público cria antes de assistir a série. Todos os seus conteúdos promocionais – e até mesmo sua sinopse – dão a entender que o enredo se trata de uma história de suspense dramático. A ideia de uma mulher passar horas em sua janela e ter possíveis alucinações sobre assassinatos já reforça bastante essa sensação, inclusive.

Aqui, entretanto, há de se destacar que A Vizinha da Mulher na Janela” supera a ideia de suspense dramático ao brincar de forma descontraída com diversos clichês  do gênero, e isso acaba deixando sua trama com um tom ácido comum em sátiras – quase beirando a comédia em alguns momentos. Esses exageros e clima controverso podem acabar quebrando as expectativas de um público que queria assistir uma série com gênero e atos bem demarcados.

Outro ponto pelo qual o enredo divide opiniões está relacionado ao desenvolvimento de sua trama. Ao abraçar o clichê de investigar quem é o assassino, a Netflix abre durante os episódios um leque gigante de personagens que podem assumir o posto. E tal como toda produção do gênero, essa revelação pode acabar sendo um pouco decepcionante para os espectadores, pois o roteiro assume o risco de surpreender a todos com um novo nome ou simplesmente revelar a opção mais óbvia.

Vale a pena assistir a série?

A Vizinha da Mulher na Janela: série vale maratona dos assinantes do streaming (Imagem: Divulgação/Netflix).

O fato da série estar dividindo tantas opiniões não pode, jamais, ser um impeditivo para que os assinantes do streaming deixem de conferi-la. Principalmente porque, nesse caso, o gostar ou não gostar da série está subjetivo às escolhas de enredo que a produção embarca, e por esse motivo, o drama é percebido por cada um dos seus espectadores de forma diferente.

Com apenas 8 episódios de duração média de 30 minutos, “A Vizinha da Mulher na Janela” é uma série descomplicada e de fácil maratona, a apesar do seu ato final dividir algumas opiniões, é uma unanimidade o fato de que o roteiro é bem construído e capaz de prender os espectadores por alguns bons episódios. E claro, a atuação brilhante de Kristen Bell contribui bastante para isso.

Ao fazer um recorte de público, por fim, é possível dizer que A Vizinha da Mulher na Janela” é uma série recomendada para espectadores que gostam de suspenses investigativos (do estilo que se pergunta quem é o assassino), de dramas rápidos e conclusivos (dos que não se precisa de muito para embarcar na história) e de sátiras que brincam com elementos de filme de terror (sutis, mas sempre presentes).

Assista ao trailer de “A Vizinha da Mulher na Janela”:

Assim que assistir a série, não se esqueça de compartilhar suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título e todas as outras produções da Netflix, continuem frequentemente ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar