“A Vizinha da Mulher na Janela” tem relação com “A Mulher na Janela”? Preciso assistir antes?

Desde que estreou no catálogo da Netflixa série original A Vizinha da Mulher na Janela” tem estado entre as produções mais assistidas da plataforma de streaming em mais de 60 países. Protagonizada por Kristen Bell (Gossip Girl; The Good Place), a série original consiste em 8 episódios de 30 minutos que viaja entre os gêneros de suspense e de sátira, criando um roteiro único e envolvente para a produção.

O enredo principal segue a vida de Anna, personagem que perdeu sua filha recentemente e adquire o hábito de beber vinho sentada em frente a janela de sua rua. Tudo muda quando novos vizinhos ocupam a casa da frente, e enquanto os observa, a personagem testemunha um assassinato pela janela. Com isso, Anna  passa a investigar se o ocorrido é realidade ou uma ilusão criada pela mistura de álcool com os medicamentos pesados que consome.

Por tantas similaridades, diversos assinantes da Netflix tem se questionado se a série tem alguma relação com A Mulher na Janela“, filme estrelado por Amy Adams (Encantada; A Chegada) que estreou no catálogo do streaming durante o último ano. Pensando nessa dúvida recorrente, o Sobre Sagas resolveu explorar melhor a questão:

“A Vizinha da Mulher na Janela” tem relação com “A Mulher na Janela”?

A Vizinha da Mulher na Janela: série se apropria de elementos do filme (Imagem: Divulgação/Netflix).

Apesar do próprio título fazer uma assimilação entre as histórias, aqui é necessário fazer um destaque: a tradução do título da série não corresponde exatamente ao título original em inglês, que para evidenciar o lado satírico do show, o apresentou através de um extenso nome: The Woman in the House Across the Street From the Girl in the Window” (A Mulher da Casa do Outro Lado da Rua da Garota na Janela, em tradução livre). Por essa razão, a relação entre os títulos das duas obras é algo que fica muito mais evidente no Brasil, onde os nomes se aproximam mais.

As semelhanças entre as duas obras, contudo, não estão apenas em seus títulos traduzidos: tanto no filme quanto na série, as protagonistas se chama Anna e trazem fobias bastantes específicas (agorafobia e pluviofobia, respectivamente). O enredo principal, de testemunhar crimes através da janela também aproximam bastante os enredos das produções.

Com essas diversas aproximações, é comum que os assinantes da plataforma se questionem sobre a relação das duas séries. A esse respeito, é possível dizer que A Vizinha da Mulher na Janela”, como uma produção de sátira, se apropria de diversos elementos de “A Mulher na Janela”, mas os enredos de ambas não estabelecem conexões de continuidade.

Por essa razão, é seguro afirmar que a série original se trata de uma paródia de filmes de suspense psicológico, e “A Mulher na Janela” certamente está entre suas principais referências, cujas brincadeiras de enredo também conta com outros títulos do gênero, entre eles “A Garota no Trem” (2016).

Preciso assistir “A Mulher na Janela “antes da série?

A Vizinha da Mulher na Janela
A Mulher na Janela: apesar de parecidas, ambas as histórias são independentes (Imagem: Divulgação/Netflix).

Apesar das inúmeras referências, não é obrigatório assistir “A Mulher na Janela” antes de embarcar em uma maratona de A Vizinha da Mulher na Janela“. Isso acontece porque apesar da série se apropriar de elementos do filme, o enredo das duas produções não estabelece nenhuma relação de continuidade, e são histórias isoladas que funcionam independentes uma das outras.

Aqui, entretanto, há de se destacar que conhecer a história de “A Mulher na Janela” certamente deixa a experiência de assistir a série mais rica, já que assim, o espectador consegue perceber as inúmeras referências que o show faz em relação ao filme e pode até pegar umas dicas sobre seu final – que até então, está dividindo opiniões entre os assinantes do streaming.

CONFIRA Também:
A Vizinha da Mulher na Janela | Kristen Bell comenta sobre planos para 2ª temporada

Você já assistiu A Vizinha da Mulher na Janela” no catálogo da NetflixO que achou da série? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a série, continuem frequentemente ligados aqui e nas redes sociais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar