A Voz do Empoderamento: novo filme indiano da Netflix quebra tabu ao explorar tema polêmico

Cada vez mais produções indianas estão entrando no catálogo da Netflix, e uma das mais recentes é o filme A Voz do Empoderamento, que vem sendo largamente elogiado tanto pelo público, quanto pela crítica.

Com uma trama vagamente inspirada no livro documental Mafia Queen of Munbai, o longa conta uma passagem da vida de Gangubai Kothewali, uma ativista dos direitos das mulheres que chocou a Índia nos anos 60.

Abordando casos de prostituição, envolvimento com a máfia, e outras polêmicas, o filme, vindo direto de um dos países onde o machismo ainda é muito forte, quebra diversos tabus e mostra um potencial feminista indiano muito pouco sabido pelo restante do mundo.

Confira a seguir mais detalhes sobre A Voz do Empoderamento.

Sobre A Voz do Empoderamento

a-voz-do-empoderamento-novo-filme-indiano-da-netflix-quebra-tabu-ao-explorar-tema-polemicoNesse filme conhecemos a jovem Ganga, uma moça de boa família, mas que ao ser enganada por seu primeiro amor, acaba sendo arrastada para o submundo sombrio da prostituição contra sua vontade.

Com muita força e vontade de viver, ela acaba se embrenhando nesse universo e formando laços com contatos influentes que a levam a se tornar Gangubai Kathiawadi, a mafiosa madame do bordel e uma figura política poderosa.

Sua posição permite que ela se torne uma influente ativista dos direitos das mulheres, especialmente para as prostitutas, que na época eram ainda mais maltratadas e discriminadas pela sociedade.

Produção

Com direção e roteiro de Sanjay Leela BhansaliA Voz do Empoderamento (ou Gamgubai Kathawadi, como foi lançado em outros países) é um filme que demoou um pouco para sair do papel.

Os planos para adaptar ao menos parte da história de Mafia Queens of Munbai para as telas vem desde 2017, quando houve uma primeira tentativa de escalada de elenco principal, na época com Priyanka Chopra confirmada como protagonista.

Apesar disso, o filme só começou a ser rodado quando a produção anunciou a mudança da atriz por Alia Bhatt.

As gravações começaram em Munbai em dezembro de 2019, mas devido a Covid 19, esse foi mais um filme que acabou sofrendo atrasos por causa dos períodos de lockdowns. Isso fez com que o longa só pudesse ser concluído em junho de 2021.

O lançamento de A Voz do Empoderamento aconteceu em fevereiro de 2022 no 72º Festival de Cinema de Berlim. Nos cinemas, o filme estreou no dia 25 do mesmo mês.

Na Netflix, o longa chegou no último dia 26 de abril.

Elenco

A Voz do Empoderamento tem elenco composto quase que completamente por atores e atrizes indianos muito conhecidos por lá.

Alia Bhatt é quem vive a protagonista Gangubai Kathiawadi e é uma das atrizes mais famosas e bem pagas da Índia.

Outro destaque do filme é Indira Tiwari  que dá vida a melhor amiga de Gangubai, Kamli. Ela é muito conhecida em toda a Índia e carrega um cúrriculo repleto de trabalhos no cinema e na TV de seu país.

Shantanu Maheshwari que interpreta Afsaan, também é peça importante do longa que, aliás, marca sua estreia em Bollywood após anos de atuação apenas na TV.

Outros nomes importantes no elenco são Vijay Raaz, Seema Pahwa, Varun Kapoor, Jim Sarbh e Ajay Devgn.

Vale a pena assistir A Voz do Empoderamento na Netflix?

Para os fãs de histórias com mulheres “badass” que assumem o controle da própria vida e se tornam inspiração, A Voz do Empoderamento é um grande filme e que com certeza merece ser assistido.

Contando a história de uma mulher muito a frente de seu tempo e ícone feminista em um país tão dificil para mulheres quanto a Índia, o filme consegue trazer a quantidade certa de drama e ação na história que, apesar de ser visivelmente romanceada para a tela, é extremamente interessante e com uma grande relevância.

Um filme muito bom, e sem dúvidas, uma das melhores opções recentes do catálogo da Netflix.

CONFIRA Também:

Sextou: 7 lançamentos recentes da Netflix pra maratonar neste fim de semana

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar