Amazon Luna – Serviço chega para smartphones Android nos EUA

Com o avanço nas tecnologias e popularidade dos serviços de streaming por assinatura, as grandes empresas começaram a olhar para o cenário de games. Desta idealização nasceram os serviços de streaming de jogos.

A ideia é trazer a experiência dos jogos modernos para as mãos de qualquer um, sem exigir dispositivos ou hardware especializado e muitas vezes caro. O jogador conecta na plataforma e pode aproveitar qualquer título do catálogo apenas utilizando a internet.

E agora a Amazon entrou na jogada de plataformas de streaming de games também. O Amazon Luna promete ser um serviço de streaming multiplataforma que agora pode ser utilizado nos celulares. Bom, ao menos de alguns modelos.

Se você quer saber mais detalhes sobre o novo streaming da Amazon Luna, confira o artigo a seguir.

O que é o Amazon Luna?

Anunciada cedo esse ano, a plataforma de streaming de games da Amazon promete bastante coisa. Desde que abriu o período de testes exclusivos em outubro de 2020, a comunidade ficou impressionada com a capacidade do serviço.

A concorrente da Google Stadia traz um ponto de acessibilidade a mais que promete usos em todos os dispositivos, contanto que haja internet. A realidade ainda não é essa pois existem uma variedade de limitações tecnológicas, mas em breve chegaremos lá.

São 50 jogos disponíveis para os assinantes na biblioteca até o momento, e mais estão por vir graças a uma boa quantidade de incentivos à parcerias com desenvolvedoras e publishers de respeito como a Ubisoft.

O assinante do Amazon Luna paga atualmente cerca de 6 dólares mensais (quase 35 reais na cotação atual) e infelizmente o serviço está disponível, limitadamente, para usuários localizados nos Estados Unidos apenas.

Vantagens e Peculiaridades do Amazon Luna

A primeira vantagem do Amazon Luna, e de todas as propostas de serviços de streaming de games atualmente, é poder jogar os seus jogos favoritos, independentemente de capacidade de processamento ou limitações técnicas do seu dispositivo.

Basta assinar o serviço e ter um dispositivo com conexão à internet e, teoricamente, você está pronto para jogar. A plataforma ainda está trabalhando em um controle criado especialmente para os assinantes.

O controlador será o mais indicado para utilizar o Amazon Luna graças à compatibilidade com conexão de internet. Isso faz com que a latência do controle, entre a conexão dele com o dispositivo e do dispositivo com os servidores do serviço seja mais direta, melhorando a usabilidade.

Ele ainda virá com uma integração aos sistemas de inteligência artificial da Alexia, a assistente virtual da Amazon. Infelizmente o controle ainda não está sendo vendido e, apenas que foi agraciado com o acesso de testes antecipado, pôde colocar as mãos nessa belezinha.

Mesmo com o anúncio do joystick exclusivo a Amazon ainda reitera que o catálogo do Amazon Luna poderá ser jogado com outros controles como os de Xbox One e Series X/S, além dos DualShock da Sony tanto de PS4 como PS5.

Requisitos do Amazon Luna

Um dos problemas mais encontrados em serviços de streaming de jogos é a relação de usabilidade ideal e latência de sinal. Quando se dá um comando no controle ou no teclado, o sinal do comando não será apenas utilizado pelo dispositivo que roda o jogo, mas precisará ir até os servidores da empresa e então retornar com a ação comandada.

Isso é uma grande questão em jogos que precisam de uma certa agilidade para com os comandos, além de reflexos para reagir ao que acontece. A latência é esse tempo de resposta e quanto maior for, mais a impressão de atraso ficará evidente ao controlar o game, o famoso lag.

Sendo assim, um dos pré-requisitos para poder aproveitar o serviço de maneira completa é uma internet com capacidade de no mínimo 10Mbps. Caso queira jogar em resoluções 4K o mínimo ideal salta para 35Mbps.

Celulares que suportam o Amazon Luna

Infelizmente ainda existem algumas limitações para utilizar o serviço nos smartphones. Primeiramente será necessário um dispositivo com Android 9. Nenhuma outra versão possui suporte e o aplicativo não funcionará. Veja a lista de modelos que suportam o Amazon Luna:

  • Pixel 4 XL, 4a e 4a 5G;
  • Pixel 5;
  • Galaxy S10 e S10 Plus;
  • Galaxy Note 10 e Note 10 Plus;
  • Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra;
  • OnePlus 7, 7 Pro, 7T e 7T Pro;
  • OnePlus 8 e 8 Pro.

Neles será preciso ter a versão 86 ou superior do navegador Google Chrome e uma conexão generosa de Wi-Fi que chegue na casa dos 2,4 GHz sendo que as conexões 5G são as mais indicadas.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário