Amazon Luna – Serviço chega para smartphones Android nos EUA

Com o avanço nas tecnologias e popularidade dos serviços de streaming por assinatura, as grandes empresas começaram a olhar para o cenário de games. Desta idealização nasceram os serviços de streaming de jogos.

A ideia é trazer a experiência dos jogos modernos para as mãos de qualquer um, sem exigir dispositivos ou hardware especializado e muitas vezes caro. O jogador conecta na plataforma e pode aproveitar qualquer título do catálogo apenas utilizando a internet.

E agora a Amazon entrou na jogada de plataformas de streaming de games também. O Amazon Luna promete ser um serviço de streaming multiplataforma que agora pode ser utilizado nos celulares. Bom, ao menos de alguns modelos.

Se você quer saber mais detalhes sobre o novo streaming da Amazon Luna, confira o artigo a seguir.

O que é o Amazon Luna?

Anunciada cedo esse ano, a plataforma de streaming de games da Amazon promete bastante coisa. Desde que abriu o período de testes exclusivos em outubro de 2020, a comunidade ficou impressionada com a capacidade do serviço.

A concorrente da Google Stadia traz um ponto de acessibilidade a mais que promete usos em todos os dispositivos, contanto que haja internet. A realidade ainda não é essa pois existem uma variedade de limitações tecnológicas, mas em breve chegaremos lá.

São 50 jogos disponíveis para os assinantes na biblioteca até o momento, e mais estão por vir graças a uma boa quantidade de incentivos à parcerias com desenvolvedoras e publishers de respeito como a Ubisoft.

O assinante do Amazon Luna paga atualmente cerca de 6 dólares mensais (quase 35 reais na cotação atual) e infelizmente o serviço está disponível, limitadamente, para usuários localizados nos Estados Unidos apenas.

Vantagens e Peculiaridades do Amazon Luna

A primeira vantagem do Amazon Luna, e de todas as propostas de serviços de streaming de games atualmente, é poder jogar os seus jogos favoritos, independentemente de capacidade de processamento ou limitações técnicas do seu dispositivo.

Basta assinar o serviço e ter um dispositivo com conexão à internet e, teoricamente, você está pronto para jogar. A plataforma ainda está trabalhando em um controle criado especialmente para os assinantes.

O controlador será o mais indicado para utilizar o Amazon Luna graças à compatibilidade com conexão de internet. Isso faz com que a latência do controle, entre a conexão dele com o dispositivo e do dispositivo com os servidores do serviço seja mais direta, melhorando a usabilidade.

Ele ainda virá com uma integração aos sistemas de inteligência artificial da Alexia, a assistente virtual da Amazon. Infelizmente o controle ainda não está sendo vendido e, apenas que foi agraciado com o acesso de testes antecipado, pôde colocar as mãos nessa belezinha.

Mesmo com o anúncio do joystick exclusivo a Amazon ainda reitera que o catálogo do Amazon Luna poderá ser jogado com outros controles como os de Xbox One e Series X/S, além dos DualShock da Sony tanto de PS4 como PS5.

Requisitos do Amazon Luna

Um dos problemas mais encontrados em serviços de streaming de jogos é a relação de usabilidade ideal e latência de sinal. Quando se dá um comando no controle ou no teclado, o sinal do comando não será apenas utilizado pelo dispositivo que roda o jogo, mas precisará ir até os servidores da empresa e então retornar com a ação comandada.

Isso é uma grande questão em jogos que precisam de uma certa agilidade para com os comandos, além de reflexos para reagir ao que acontece. A latência é esse tempo de resposta e quanto maior for, mais a impressão de atraso ficará evidente ao controlar o game, o famoso lag.

Sendo assim, um dos pré-requisitos para poder aproveitar o serviço de maneira completa é uma internet com capacidade de no mínimo 10Mbps. Caso queira jogar em resoluções 4K o mínimo ideal salta para 35Mbps.

Celulares que suportam o Amazon Luna

Infelizmente ainda existem algumas limitações para utilizar o serviço nos smartphones. Primeiramente será necessário um dispositivo com Android 9. Nenhuma outra versão possui suporte e o aplicativo não funcionará. Veja a lista de modelos que suportam o Amazon Luna:

  • Pixel 4 XL, 4a e 4a 5G;
  • Pixel 5;
  • Galaxy S10 e S10 Plus;
  • Galaxy Note 10 e Note 10 Plus;
  • Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra;
  • OnePlus 7, 7 Pro, 7T e 7T Pro;
  • OnePlus 8 e 8 Pro.

Neles será preciso ter a versão 86 ou superior do navegador Google Chrome e uma conexão generosa de Wi-Fi que chegue na casa dos 2,4 GHz sendo que as conexões 5G são as mais indicadas.

Luiz Torrens
Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário

cinco − 1 =