Amor, Casamento e Divórcio: entendendo o final da 3ª temporada

O final da 3ª temporada de Amor, Casamento e Divórcio estreou na última semana na Netflix e acabou deixando muita gente confusa.

Com um enredo partindo para um caminho completamente diferente, a 3ª temporada desse famoso k-drama sul coreano foi uma prova de fogo para muitos fãs.

A ideia de acrescentar fantasmas no enredo, acabou causando um “rebuliço” na história, e não foram todos os espectadores que compraram essa vibe, tanto que a série sofreu uma perda significativa de público ao longo da temporada.

Para além disso, outros pontos como a troca de atores, já havia deixado muita gente com a pulga atrás da orelha em relação a continuar ou não acompanhando a série.

Pois bem, para criar uma alta expectativa para uma possível 4ª temporada, os roteiristas decidiram apostar tudo em uma chocante reviravolta no último episódio da temporada. E se você já assistiu e ficou na dúvida do que realmente aconteceu, a gente faz algumas observações nos tópicos a seguir.

ATENÇÃO os parágrafos a seguir contém spoilers do último episódio da 3ª temporada de Amor, Casamento de Divórcio, então, se ainda não viu, talvez seja melhor parar por aqui.

O que aconteceu com Dong-Ma?

amor-casamento-e-divorcio-entendendo-o-final-da-3a-temporada

Os Ceifadores foram o grande marco da 3ª temporada de Amor, Casamento e Divórcio e acabaram orquestrando o acontecimento mais chocante do último episódio.

No 16º episódio da temporada, dois Ceifadores passam boa parte do tempo aguardando na casa de Dong-ma e revelam uma premonição preocupante: alguém vai morrer em um mês.

A partir daí, entra em foco o próprio Dong-ma que, ao entrar em uma loja de roupas é observado de longe por mais Ceifadores. É nesse momento que a maior reviravolta da temporada acontece já que um pedaço do teto desmorona e atinge o rapaz na cabeça.

Dong-ma cai no chão com sangue escorrendo de sua cabeça e na sequência vemos que ele está em uma ambulância cercado pelos espíritos, agora em um novo formato.

Quando o personagem parece retomar a consciência e perceber os seres estranhos que estão com ele, a temporada acaba deixando a pergunta: afinal Dong-ma está vivo ou morto?

Dong-ma está morto?

Como a série terminou a temporada sem deixar esclarecida essa questão, só resta avaliar os pontos que podem evidenciar se o personagem passou para o mundo dos espíritos ou tem alguma chance de sobreviver.

Bem, avaliando os pormenores, são fortes as evidências de que o personagem realmente não sobreviveu ao acidente.

Para começar, a profecia dos Ceifadores deixa bem claro que alguém na casa terá um destino trágico, e considerando a dramaticidade da série, não seria uma surpresa tão grande se os produtores inventassem de matar justamente um dos personagens preferidos da audiência.

Além disso, após uma pancada tão violenta na cabeça, foi um pouco estranho ver o personagem acordando na ambulância, o que pode querer dizer que, na verdade, Dong-ma acordou no pós-morte, ou seja, no mundo dos espíritos. Isso também explicaria a mudança de características dos Ceifadores e porque agora Dong-ma consegue vê-los.

Por outro lado, nada impede que essa, que seria uma explicação bem óbvia, esteja errada.

Considerando a jornada do personagem e sua história com Pi-Young talvez os roteiristas tenham medo de perder mais audiência caso decidam acabar com o relacionamento dos dois desse jeito.

Além disso, considerando que outros personagens que já passaram por experiências próximas da morte também podem ver os fantasma, pode ser que Dong-ma esteja vendo os ceifadores agora, porque o acidente fez com que ele ficasse mais sensível à percepção do além-mundo.

Por fim, quando estavam de vigia, os Ceifadores dizem que alguém vai morrer dentro de um mês. Dessa forma, o acidente de Dong-ma pode ter acontecido um pouco cedo demais para que ele seja, afinal, a vítima da tal profecia.

De um jeito ou outro, agora resta aguardar para saber se Amor, Casamento e Divórcio será realmente renovada para uma nova temporada, e caso sim, qual a resposta certa em relação à situação de Dong-ma.

CONFIRA Também:

5 motivos que explicam por que “Ozark” da Netflix não é uma série para todo mundo

E você, o que acha que realmente aconteceu com Dong-ma no final da 3ª temporada de Amor, Casamento e Divórcio? Conta para a gente aqui nos comentários.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar