5 motivos para assistir à “série” Amor no Espectro na Netflix

Produzida pela Northern Pictures e disponibilizada no Brasil com exclusividade na Netflix, a produção australiana Amor no Espectro é uma espécie de série/reality show que fala sobre o autismo (e de outros problemas derivados dele) e das dificuldades de se relacionar romanticamente sendo portador desta condição.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você vai descobrir um pouco mais sobre o programa Amor no Espectro e descobrir 5 ótimos motivos para começar a assistir na Netflix hoje mesmo! Confira!

Sobre a série Amor no Espectro

Os participantes da 1ª temporada de Amor no Espectro (Imagem: Divulgação/ABC | Netflix)
Os participantes da 1ª temporada de Amor no Espectro (Imagem: Divulgação/ABC | Netflix)

Produzida pela Northern Pictures para a ABC e disponibilizada no Brasil e em diversos outros países pela Netflix, a série documental/reality show Amor no Espectro mostra o dia a dia (real) de portadores de autismo, explorando as dificuldades que eles enfrentam no cotidiano, especialmente na hora de se envolver romanticamente com alguém.

Ao longo dos quatro episódios da primeira temporada, vemos os participantes do programa em situações reais de interação social com possíveis pretendentes nos mais variados locais, como parques e restaurantes. Além disso, também conhecemos um pouco mais sobre os pretendentes, sobre os familiares dos portadores e também sobre os profissionais médicos que os auxiliam a lidar com as dificuldades do dia a dia.

Porém, não comece a assistir achando que, por serem portadores de autismo, os personagens da vida real apresentados na série são amargurados e infelizes. A série ajuda a combater determinados estereótipos que circundam os portadores de autismo e é repleta de momentos de descontração e otimismo, sendo impossível não se encantar pelas histórias apresentadas nela.

Você também pode gostar de ler:
As melhores séries da Netflix lançadas em 2021 – Confira a lista!

5 motivos para assistir Amor no Espectro na Netflix

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a série/reality Amor no Espectro, confira a seguir 5 motivos para começar a assisti-la na Netflix hoje mesmo!

Histórias reais

Por ser uma série/programa documental, Amor no Espectro conta apenas histórias reais, de jovens autistas que estão dando seus primeiros passos em direção a encontrar uma cara-metade, tentando envolver-se romanticamente. Em alguns momentos há inclusive uma quebra da quarta parede, com os participantes fazendo perguntas à equipe de produção, dando ainda mais realismo à série documental.

Além disso, convém observar que a série não é roteirizada. Os participantes realmente estão inseridos em situações reais de interação social. A única interferência da equipe de produção é obviamente na montagem dos episódios, incluindo depoimentos de familiares e de profissionais médicos e dando uma carga dramática maior em alguns momentos.

Socialmente relevante

A série Amor no Espectro tem uma relevância social muito grande, pois, além de mostrar na prática como os sintomas do autismo influenciam o dia a dia do portador, também ajuda a desmistificar preconceitos relacionados a esta condição. Programas como esse são fundamentais em países como o Brasil, que atualmente tem cerca de 2 milhões de autistas.

Aliás, um desses preconceitos é justamente o de que portadores de autismo, por terem dificuldades sociais, não desejam se envolver romanticamente com alguém. A série Amor no Espectro, como o nome sugere, acompanha justamente alguns portadores de autismo cujo principal sonho na vida é vivenciar o amor, desconstruindo esse estereótipo.

Não recorre a sensacionalismo

Diferentemente de outros programas de televisão que, ao tratar do autismo ou de outras condições semelhantes, recorrem a sensacionalismo e sempre colocam o portador em um lugar inferior, digno de pena, a série Amor no Espectro não se limita apenas à condição autista dos participantes, mostrando um pouco da personalidade de cada um, dos sonhos, aspirações, desejos etc., tornando-os personagens da vida real muito interessantes e com histórias extremamente cativantes.

Acessível e inclusiva

A narração da série é feita numa voz tranquila e suave, com uma pronúncia pausada e clara, justamente para tornar possível que portadores de autismo e de outras condições semelhantes possam assistir tranquilamente à série. Afinal, um dos sintomas do autismo é a sensibilidade auditiva, tornando sons altos verdadeiras fontes de incômodo.

Ideal para maratonar

Por fim, convém mencionar também que a série Amor no Espectro é ideal para quem busca opções para uma sessão de maratona, pois tem apenas 4 episódios, de 38 a 46 minutos de duração cada. Ou seja, dá para ver numa só noite!

Atualmente, apenas a primeira temporada de Amor no Espectro está disponível na Netflix. Porém, a 2ª temporada já ganhou um trailer oficial (apenas em inglês até o momento) e está prevista para chegar ao catálogo do serviço de streaming na terça-feira que vem, dia 21 de setembro de 2021.

Confira abaixo o trailer da 2ª temporada de Amor no Espectro, em inglês, com cenas da nova temporada:

Gostou dessa matéria sobre Amor no Espectro, série disponível na Netflix? Pois confira também:
Conheça ‘Ilhados’, novo filme que está entre os mais assistidos da Netflix

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar