Android 12 – Confira as novidades do primeiro Developer Preview

Na última quinta-feira, dia 18, a Google anunciou a primeira etapa do ciclo de vida do Android 12, o “Developer Preview 1”. Apesar de a maior parte das mudanças ser direcionada a desenvolvedores, já há algumas novidades surgindo para os usuários

Essa preview já está disponível, mas recomenda-se não instalá-la em seu dispositivo primário. Isso porque essa versão ainda é muito crua e não está pronta para o uso cotidiano. Os novos recursos podem não funcionar, travar o dispositivo ou ser incompatível com seus aplicativos preferidos. 

O objetivo dessa preview é permitir que os desenvolvedores explorem essas mudanças e possam testá-las com seus aplicativos. Como consequência, eles podem enviar à Google feedback sobre falhas e bugs, para que a empresa otimize os novos recursos. Essa fase é essencial para garantir a estabilidade do sistema.

No roteiro liberado pela Google, há mais 2 Dev Previews programadas para março e abril, sendo que logo em seguida, em maio, devem começar as betas. A última beta está marcada para agosto, então a expectativa é que a versão final do Android 12 chegue aos usuários em algum momento do segundo semestre deste ano.

Como de costume, a nova geração de smartphones da linha Pixel deve ser lançada junto com o Android 12. No ano passado, ambas ocorreram em outubro. 

Confira a seguir o que muda na nova versão do Android 12.

Novidades

Uma das primeiras melhorias que a Google pretende trazer para a interface do Android é um botão de “soneca” nas notificações. A intenção dessa mudança é eliminar o risco de apagar a notificação acidentalmente. Isso porque atualmente é necessário puxá-la para o lado para usar o recurso – mesmo movimento utilizado para dispensá-la. 

Ainda sobre notificações, a nova versão pretende implementar um sistema que as deixará mais responsivas e velozes, de modo que abrir aplicativos ou realizar atividades por meio destas seja o mais fluido possível.

Uma das novidades mais interessantes que surgiram no Dev Preview foi um API unificado para gerenciar conteúdo. A partir dele, pode-se copiar e colar, inserir ou arrastar imagens para movê-las entre diferentes aplicativos. 

Além disso, a Google pretende adicionar novos gestos para controle de mídia em tela cheia e um modo de feedback háptico associado à áudio. Esse último deve funcionar de forma que o celular use o mecanismo de vibração em algumas situações sonoras, como jogos ou toques de chamada personalizados.

Há também uma nova feature para melhorar o suporte à mídia do formato HEVC. A partir dela, aplicativos que não possuem compatibilidade poderão fazer conversão automática para um formato suportado. Isso significa que haverá menos problemas para reproduzir mídia que tenha sido capturada em outro dispositivo. 

Mudanças não confirmadas

Algumas novidades já foram vistas em meio ao novo código, mas estão incompletas ou ainda não foram implementadas. Ainda assim, elas podem indicar alguns recursos que surgirão em versões futuras e sugerem quais áreas a empresa vê possibilidades de atualização e otimização.

Entre elas está o modo de utilização de uma mão, similar ao que há no iOS. Esse recurso puxa a parte superior da tela para baixo, para que fique mais próximo dos dedos e permita um uso confortável, mesmo com as telas cada vez maiores dos smartphones modernos. 

Além disso, a preview possui algumas indicações de redesign, como um tom azulado na tela de configurações e um tema escondido chamado “Silky Home”, além de um formato mais suave e arredondado para as notificações. Segundo o site AndroidPolice, isso pode ser indicação de um futuro suporte maior à customização de temas e interface.

A preview também parece trazer novidades na ferramenta de screenshots. A primeira delas seria a inclusão de novos modos de edição para esses prints, como adição de texto e emojis. Além disso, na notificação de prévia, parece haver uma nova função de deslizar, que permite visualizar prints anteriores. 

Por último, a preview também traz novidades na área de segurança e privacidade, como ajuste de cookies para WebView, além de otimizações de interface para tablets e smart TVs.

Luiz Torrens
Jornalista, Roteirista e principalmente criador de histórias. Apaixonado por games e tecnologia.

Deixe seu comentário

1 × 2 =