Android 12 | Vazamento revela novidades do novo sistema operacional

Um recente vazamento mostrou algumas das possíveis novidades do Android 12, a próxima versão do popular sistema operacional do Google (via Xda Developers).

Ao que tudo indica, o Android 12 pode chegar para o público no final desde ano de 2021. O Google já está disponibilizando para alguns poucos usuários selecionados acesso antecipado para testes.

Na última segunda-feira (08), alguns prints da utilização do novo Android 12 vazaram na internet e revelaram algumas das novidades da nova versão do sistema operacional. Ainda não se sabe se as prints são reais ou não, embora tudo aponte que sim, elas sejam.

A seguir, você vai conhecer algumas das novidades do Android 12 que as prints podem ter revelado.

As possíveis novidades vazadas do Android 12

Algumas das supostas print do Android 12 que foram vazadas recentemente são as seguintes:

Prints vazadas do Android 12
(Imagem: Reprodução/Xda Developers)

Na primeira imagem, podemos ver o que aparenta ser um sistema de widgets. Ao que tudo indica, será possível fixar bate-papos nesse novo widget chamado “Conversas“, que também aparece na segunda imagem na janela de notificações. Assim, o usuário poderá ver novas mensagens, status de atividade etc. de contatos selecionados.

Entretanto, uma novidade que chama ainda mais a atenção é a preocupação do Google com a privacidade de seus usuários. Confira as imagens abaixo:

Prints vazadas do Android 12
(Imagem: Reprodução/Xda Developers)

Na imagem do meio, podemos ver um sistema de alerta para quando a câmera e o microfone estiverem sendo usados. O sistema indica não apenas quando eles estão sendo usados, mas também quais são os aplicativos que estão o fazendo ou que o fizeram recentemente.

Já na terceira imagem, vemos novas configurações de privacidade. Os usuários do Android 12 vão poder, aparentemente, desabilitar a câmera e o microfone sempre que desejarem. Ao fazer isso, supostamente nenhum aplicativo vai poder acessar a câmera ou o microfone até que o usuário ative novamente esses recursos.

A privacidade tem sido uma das principais preocupações de empresas de tecnologia nos últimos tempos. Especialmente depois da polêmica de privacidade do WhatsApp, que fez com que muitos usuários migrassem para outros mensageiros.

Além disso, os usuários já têm um histórico de desconfiança com o próprio Google. Há diversas teorias e rumores de que o Google escuta o seus usuários mesmo quando os microfones estão desativados.

O foco em privacidade no Android 12, portanto, pode ser um reflexo dessa preocupação dos usuários com a segurança de suas informações pessoais.

Outros recursos que o Android 12 pode ter

Além disso, há outros recursos que o Android 12 pode ter. Alguns rumores, bastante fortes, sugerem que o Android 12 vai ter, também, gestos na parte traseira do smartphone e melhorias na opção de dividir a tela do celular com dois aplicativos, por exemplo.

E depois de o compartilhamento de Wi-Fi via QR Code já ter se popularizado, agora é a vez do compartilhamento de Wi-Fi via Nearby Share. Com isso, será muito mais fácil e seguro compartilhar uma rede wi-fi com amigos ou familiares. Afinal, você não vai mais precisar anotar a senha em um papel ou algo do tipo.

Quando o Android 12 vai estar disponível?

Essa é uma pergunta que ainda não temos como responder. Afinal, o Google ainda está testando, com um público bastante limitado, o novo Android 12. Isso significa que eles podem tanto vir a adicionar novos recursos, como cortar alguns dos recursos que comentamos aqui.

Entretanto, boatos sugerem que o Android 12 chegue ainda neste ano de 2021. Caso isso aconteça, é muito provável que ele chegue ao grande público apenas no final do ano, entre setembro e dezembro.

Assim que o Google divulgar mais informações sobre o Android 12 e suas novidades, incluindo a data de lançamento, nós, do Tech News Brasil, vamos noticiar em primeira mão aqui no site!

Mas e você, o que achou dessas novidades do Android 12? Está ansioso para a nova versão desse popular sistema operacional? E o que mais você gostaria de ver nele? Pois conta para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário