Dispositivos Android poderão compartilhar senha de Wi-fi por proximidade

A ideia da nova funcionalidade é permitir que os usuários compartilhem senhas de redes Wi-Fi utilizando uma tecnologia de proximidade. Ela já está sendo desenvolvida e poderá aparecer nas próximas versões do sistema operacional.

Essa tecnologia pretende substituir o compartilhamento de senhas de Wi-Fi por QR code. Isso porque a tecnologia de leitura de códigos é limitada e não está presente em uma variedade de modelos.

Se você quer saber mais detalhes sobre essa nova tecnologia e a chegada dela nos smartphones Android, confira o artigo a seguir.

Compartilhamento de senha de Wi-Fi

Sabe aquela visita na casa de um amigo que você volta e meia encontra? E aí esquece de pedir a senha do Wi-Fi porque realmente não vale a pena o trabalho de ir buscar ela, pela quantidade de tempo que você vai ficar ali.

É para esse tipo de situação que as empresas de sistemas de celular e soluções em geral tentam encontrar meios de facilitar o compartilhamento das senhas de Wi-Fi. 

E isso não somente pelo trabalho de digitar a senha, mas porque existem muitas empresas que não permitem a customização da senha pelo consumidor. Sendo assim, sempre acaba sendo uma senha numérica gigantesca e difícil de decorar.

A última solução para esse problema foi tentar utilizar a leitura de códigos QR para passar a senha de um celular para outro. Essa tecnologia utiliza códigos não numéricos no formato de um quadriculado. 

Cada área do quadrado do QR vai passar uma informação específica. O método, na realidade, é muito útil em muitas ocasiões, para compartilhar imagens, links, textos, arquivos e até aplicativos.

E tudo que é necessário é uma câmera, e o software responsável pela leitura, interpretação e ações depois da leitura. Infelizmente nem todos os modelos de celulares são compatíveis com esse software. Celulares mais antigos têm esse problema.

Compartilhamento de Senha por Proximidade

O que entregou a novidade foi uma recente modificação no código fonte do Android, que é um projeto de código aberto. Essa mudança adicionou uma opção que permite o uso de “compartilhamento por proximidade” ou “nearby share” que é semelhante à tecnologia da Apple.

Além disso, no repositório atual do Android essas mudanças estarão direcionadas à incluir o botão de compartilhamento por proximidade no mesmo lugar que permite a leitura do QR para compartilhar a senha.

O cuidado com isso precisa acontecer, como os desenvolvedores estão pretendendo, na hora de autorizar a comunicação dos dispositivos. Ambos usuários precisam estar de acordo com o compartilhamento, evitando utilizar a ferramenta de forma acidental.

Quando será lançada a nova opção de compartilhamento?

Infelizmente ainda é difícil dizer. Por enquanto tudo o que sabemos é que o código da versão oficial integrada do Android já está preparado para as mudanças. Isso quer dizer que depois dos testes iniciais ela pode acabar aparecendo em versões beta.

Além do mais, em só alguns meses sai a nova versão do Android 12. Geralmente alterações de funcionalidade como essa não vem junto com o lançamento da versão do sistema operacional. Isso porque leva um tempo para ajustar a nova versão e deixá-la pronta para uso.

Sendo assim, devemos ver algo a respeito do compartilhamento por proximidade depois que o Android 12 estiver para sair da versão beta. Provavelmente algo entre o meio e o final de 2021.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário