Anne Frank, Minha melhor amiga – Tudo o que você precisa saber sobre o filme que chegou na Netflix

Uma das personagens reais mais emblemáticas da Segunda Guerra Mundial acabou de ganhar mais uma página não tão conhecida de sua jornada na história. O filme Anne Frank, Minha Melhor Amiga é baseado nas memórias de Hannah Goslar, amiga de infância de Anne Frank, que assim como a personalidade famosa, também vivenciou os horrores da perseguição aos judeus na Europa dos anos 40.

Anne Frank, Minha Melhor Amiga estreou na última terça-feira (01) na Netflix e já está no top 10 de filmes mais vistos da plataforma.

Com uma abordagem muita mais realista e menos saudosista da história amplamente conhecida dessa personagem história, o filme faz questão de abordar os fatos conforme as lembranças fiéis da narradora da história, trazendo ao público uma nova faceta de Anne Frank e da própria guerra.

Confira a seguir mais detalhes sobre o filme e a história real por trás dele.

Sobre Anne Frank, Minha Melhor Amiga

Nesse filme biográfico, Hannah Anne são melhores amigas e confidentes desde a infância.

Quando a ameaça nazista se torna real para os judeus em Amsterdã, ambas veem a cada dia o cerco se fechando e a vida se tornando mais difícil para elas e suas famílias tão diferentes.

Ao mesmo tempo, o filme leva o espectador já para o campo de trabalhos forçados no qual Hannah e sua família estão presos, porém, ainda com vislumbres da amizade marcante entre as duas adolescentes até os momentos mais críticos.

As memórias da amiga que sobreviveu

anne frank minha melhor amiga

Hannah Goslar é uma sobrevivente do holocausto, nascida em Berlim em 1928, mas que após a eleição de Adolf Hitler em 1933, foi obrigada, junto com a família, a se mudar para Amsterdã.

Foi nessa época que ela e Anne Frank se conheceram, já que ambas frequentaram a escola Sixth Public Montessori. De famílias judias, as amigas também frequentavam o Liceu Judaico, o que só estreitou ainda mais as relações entre elas.

Hannah e Anne conviveram até 1943, quando Goslar foi enviada junto com o pai, os avós maternos e a irmã mais nova para um campo de concentração conhecido como Bergen-Belsen.

Hannah e sua irmã mais nova sobreviveram durante 14 meses aos horrores do campo e foram libertadas com o fim da guerra em 1945. Seu pai e avós faleceram no cárcere de doenças não tratadas.

Em 1947 elas se mudaram para Jerusalém, lugar onde Hannah vive até hoje após ter se casado e tido três filhos.

As memórias da sobrevivente em relação a guerra e sua amiga que acabou se tornando famosa devido a publicação dos diários, foram capturadas muitas vezes ao longo das décadas, tanto em documentários sobre a vida de Anne Frank, quanto em obras literárias.

O material mais amplo sobre o convívio das garotas e a experiência na guerra de Hannah Goslar, foi publicado no livro Anne Frank: Reflections of a Childhood Friend, da autora especialista no Holocausto, Alison Leslie Gold.

O livro foi construído por meio de diversas entrevistas com a sobrevivente, e serviu como base tanto para o filme atual da Netflix, quanto para o longa de 2009, Mi Ricordo Anna Frank.

Recepção de Anne Frank, Minha Melhor Amiga

O filme holandês dirigido por Ben Sombogaart e protagonizado pelas atrizes Josephine ArendsenAiko Mila Beemsterboer, foi bem recebido tanto pela crítica especializada, quanto pelo público geral.

Em sua estreia nos cinemas da Holanda em 2021, o longa vendeu mais de 100 mil ingressos e foi premiado com o Golden Film.

Bastante elogiado justamente pelo fato de humanizar uma personagem que ao longo dos anos acabou sendo transformada em mártir por parte dos fãs de seus diários, o filme não tem medo de abordar as passagens menos populares de sua história.

Para além disso, Anne Frank, Minha Melhor Amiga não deixa de jogar um grande foco sobre o sofrimento dos judeus, surgindo como um verdadeiro tributo ao maior desejo de Frank: denunciar os horrores da guerra.

CONFIRA Também:

5 séries parecidas com “All of us are dead” para você acompanhar na Netflix

E você, pretende assistir Anne Frank, Minha Melhor Amiga na Netflix? Quando terminar, não deixe de voltar aqui e nos contar a sua opinião sobre ele.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar