Anunciado novo parceiro do programa de checagem de fatos do Facebook no Brasil

O Facebook anunciou na última terça-feira, dia 09 de abril de 2019, que uma unidade de checagem do grupo O Estado de S. Paulo, intitulado o Estadão Verifica, é o novo integrante do programa de verificação de fatos no Brasil, aumentando para quatro o número de parceiros da iniciativa no país.

O programa de verificação de fatos, tem o intuito de que parceiros do Facebook marquem falsos conteúdos na plataforma, visando reduzir a distribuição desses posts em torno de 80% no Feed de Notícias. Para verificar a veracidade dos conteúdos será disponibilizado acesso a posts para notícias, fotos e vídeos denunciados como falsos pela comunidade.

O Facebook ainda destacou que as páginas na plataforma que repetidamente compartilham notícias falsas têm todo o seu alcance diminuído, e o Facebook ainda envia notificações para quem tentar compartilhar os conteúdos marcados como falsos, alertando que a sua veracidade foi questionada por agências de verificação.

 “Sabemos que as pessoas querem ver notícias precisas no Facebook, e nós também. Estamos muito felizes de anunciar esta parceria com o Estadão Verifica, e poder fortalecer ainda mais nosso programa de verificação no país”, afirma a gerente de Parcerias Estratégicas do Facebook com Veículos de Notícias na América Latina, Dulce Ramos.

Além do Estadão Verifica, também são parceiros do programa no Brasil, que foi lançado em maio de 2018, a Agência Lupa, a Aos Fatos e a Agence France Presse (AFP).

A desinformação distorce a realidade e nos afasta dos debates que realmente interessam. Por isso, para nós o combate à circulação de conteúdo falso nas redes é uma questão de interesse público”, diz o editor-executivo do Estado de S. Paulo, David Friedlander.

O programa de verificação de fatos do Facebook faz parte de uma ampla estratégia da empresa para combater a desinformação baseada em três pilares: remover contas e conteúdos que violam os Padrões da Comunidade; reduzir o alcance de conteúdos de baixa qualidade; e informar, dando mais contexto às pessoas sobre o que elas veem para que possam tomar decisões mais conscientes sobre o consumo e o compartilhamento de conteúdos.

Fontes: Facebook Newsroom

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário