Airbnb | Como Funciona? Como Fazer Reserva? Review Completo!

Pensando em viajar e querendo saber mais sobre o Airbnb? Então confere esse artigo onde a gente te explica tudo sobre essa plataforma.

airbnb review

Ouviu falar do Airbnb, mas não sabe exatamente como funciona a plataforma? Então, chega mais que nesse artigo a gente vai te explicar certinho como ter a sua primeira experiência no site.

Quem gosta de viajar sabe como é importante encontrar uma hospedagem que te deixe confortável, certo? Se der para economizar um pouquinho então, melhor ainda!

Pois bem, a proposta do Airbnb é justamente essa: várias opções de acomodações em praticamente todos os cantos do mundo, com valores acessíveis para vários tipos de público, e com condições combinadas diretamente com o anfitrião da hospedagem.

Para entender mais sobre como todo o processo de reserva e outros detalhes funcionam, continue a leitura até o final.

Como o Airbnb funciona?

Como já pincelamos no começo do texto, no Airbnb o interessado em viajar não se hospeda exatamente em hotéis ou pousadas convencionais, ainda que haja opções como essa no site.

O verdadeiro diferencial do aplicativo é que qualquer pessoa com um espaço para alugar, seja um quarto em sua própria casa ou outro imóvel, pode se tornar um locatário, não precisando ter um negócio formal para isso.

Em relação às buscas por estadia, usar o Airbnb é bastante fácil, mesmo se você nunca fez buscas no site ou aplicativo.

Em suma, a plataforma é intuitiva e em poucos cliques o interessado encontra exatamente aquilo que ele está buscando.

airbnb buscas
Tela inicial de busca do site Airbnb (Imagem: Reprodução/TechNews Brasil)

Basicamente o viajante precisa acessar a plataforma e logo no início do site digitar qual país, estado, cidade ou mesmo local específico, deseja visitar. Em seguida basta colocar as datas que pretende se hospedar e a quantidade de pessoas que estarão nessa estadia.

A partir daí o site faz uma busca de todas as acomodações disponíveis naquele período e no local pretendido para que o hóspede possa escolher a que mais se adéqua ao que está procurando.

Filtros de busca

A plataforma permite filtrar as acomodações disponíveis por preferência do viajante, o que torna as buscas por locais ainda mais práticas.

Sendo assim, é possível selecionar se você deseja uma casa ou apartamento inteiro, ou se precisa de apenas um quarto em local compartilhado, por exemplo. Da mesma forma, as acomodações podem ser filtradas por valores.

Se para você for indispensável que o imóvel tenha piscina, churrasqueira, banheira de hidromassagem e outros diferenciais como esses, você pode selecionar tudo nesse mesmo filtro.

Confira Também:

Aplicativo Burger King; Como Funciona? Para que Serve? Vale a Pena?

Aplicativo de Fazer Vídeo: Nossas Indicações

Reservar acomodações no Airbnb

Assim como realizar buscas na plataforma é muito simples, realizar uma reserva também é. E o melhor de tudo é que toda a parte de pagamento é feita diretamente pelo site ou aplicativo, de forma muito segura.

Só que antes de partir para a ação é preciso terminar de preencher o perfil pessoal na plataforma. Isso é importante, pois é através do perfil que os anfitriões podem saber mais sobre quem vai se hospedar, muitas vezes em suas casas.

Sendo assim, deixe seu perfil o mais completo possível, e não esqueça de anexar uma foto ao seu login e de enviar uma imagem do seu documento de identificação no local solicitado.

Feito isso, você já pode começar o processo para fazer sua reserva.

No Airbnb existem dois tipos de reservas de espaço:

Reserva Instantânea

Esse modelo é oferecido por boa parte dos anfitriões de espaços e é aquela em que o hóspede escolhe o local, clica em reservar e faz o pagamento na hora.

Com isso, nada mais é necessário além de arrumar as malas e viajar no dia certo.

Reserva Normal

Já na reserva convencional, é preciso que o interessado no local envie uma solicitação de reserva ao anfitrião. Ele deve responder em até 24h aprovando ou recusando o pedido.

Enquanto isso, o hóspede preenche seus dados de pagamento. Dessa forma, caso o anfitrião aceite a solicitação, a hospedam será cobrado. No caso de recusa, não há nenhum tipo de cobranças.

Formas de Pagamento

Airbnb opera no mundo todo, por isso, possui uma ampla gama de possibilidades de pagamentos. Dessa forma, para além das especificidades de cada país, os modelos aceitos de forma geral no mundo todo são:

  • Os principais cartões de crédito mundiais com bandeiras como Visa, Mastercar, Amex e JCB;
  • PayPal;
  • Apple Pay;
  • Google Pay;

Para além desses, no Brasil são aceites pagamentos pelas bandeiras Elo e Hipercard, e também pela Aura.

Para outras opções disponíveis em outros países, consulte a página.

Alguns cuidados antes de reservar uma acomodação

Antes de reservar uma acomodação no Airbnb é sempre interessante que o hóspede tenha alguns cuidados na hora de fazer sua busca.

  • Sempre verifique as fotos do imóvel em que vai ficar e repare se ele realmente parece ter tudo aquilo que é necessário para a sua estadia;
  • Sempre veja os comentários de quem já se hospedou no mesmo local para saber se ele é realmente o que aparenta;
  • Verifique se o perfil do anfitrião é autêntico ao clicar em “informação verificada”. Nele você confere se ele enviou um documento de identificação para a plataforma.

Lembrando que, no geral o Airbnb verifica a veracidade dos anúncios de locação feitos no site. No entanto, é sempre bom ter esses cuidados extras.

Vale a pena se hospedar pelo Airbnb?

Por fim, vale ou não a pena se hospedar pelo Airbnb?

A resposta é sim, com certeza vale a pena conseguir uma acomodação pela plataforma.

Não são raros os casos de acomodações quase cinematográficas sendo alugadas no site por preços realmente muito bons. Sendo assim, tanto para quem viaja acompanhado da família, amigos ou mesmo sozinho, é possível encontrar o local perfeito, muitas vezes com valores ainda melhores.

Além disso, o fato de o site oferecer segurança nas transações financeiras entre hóspedes e anfitriões, deixa tudo mais fácil.

Por tanto, com certeza vale a pena dar uma chance e conhecer o Airbnb.

CONFIRA Também:

Aplicativo Buscapé ; Tem desconto mesmo? Review Completo

E você, já se hospedou por meio de alguma plataforma semelhante ao Airbnb? Como foi sua experiência?

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário