Aplicativos de Backup – Veja como fazer Backup do seu celular

Quer evitar perder arquivos e informações importantes? Pois confira aqui os 5 melhores aplicativos de backup e proteja seus arquivos hoje mesmo!

Aplicativos de Backup - Veja como fazer Backup do seu celular (Imagem: Joseph Mucira/Pixabay)

Quem nunca deletou um arquivo e se arrependeu depois? Situações assim são bastante estressantes, mas são igualmente evitáveis. Hoje em dia, há diversos aplicativos no mercado que disponibilizam serviços de backup gratuitamente!

Nesta matéria do Tech News Brasil, você vai descobrir o que é e como funciona um backup e conhecer os 5 melhores aplicativos de backup da atualidade, com suas principais funcionalidades! Confira!

O que é e como funciona um backup?

O “backup” nada mais é do que uma cópia, digital ou física, de determinados dados, informações, arquivos, mídias etc. O backup é feito geralmente para se evitar que estes dados sejam perdidos, especialmente em caso de problema ou formatação do sistema.

Antes de formatar um computador ou um celular, por exemplo, é recomendado que o usuário faça um backup de tudo aquilo que ele julga importante e não deseja perder: fotos, vídeos, documentos de texto, programas etc. Depois que o dispositivo é formatado e os arquivos são apagados, é muito difícil (em muitos casos até mesmo impossível) recuperá-los.

Há duas maneiras principais de se fazer um backup dos arquivos: copiando eles para uma mídia física (um pendrive, um CD, um DVD, outro computador ou celular etc.) ou para a nuvem (ou seja, para algum servidor na internet). Cada um desses dois caminhos tem suas vantagens e desvantagens.

Fazendo um backup em uma mídia física, os seus arquivos e dados estão seguros contra invasões, por exemplo, já que não estão conectados à rede. Porém, mídias físicas podem ser danificadas, resultando numa perda irreversível das informações. Além disso, é um pouco mais trabalhoso de guardar e de procurar sempre que quiser conferir um determinado arquivo salvo.

Por outro lado, um backup na nuvem pode ser suscetível a invasões (embora sejam raras), mas é muito mais difícil de ser perdido, já que os arquivos ficam em um servidor na internet. Além disso, é preciso ter uma internet boa para subir à nuvem arquivos muito pesados, mas a facilidade de acesso compensa estes problemas. Há centenas de empresas que oferecem a função de backup, muitos delas até mesmo gratuitamente. Porém, o espaço de armazenamento pode ser pequeno em comparação ao espaço disponível em mídias físicas, especialmente em serviços gratuitos.

Leia também:
Melhores aplicativos para gerenciamento de senhas

Melhores aplicativos de backup

Agora que você já sabe o que é e como funciona um backup, confira a seguir a nossa seleção de 5 ótimos aplicativos de backup e proteja seus arquivos hoje mesmo!

5 – Swift Backup

Se você está em busca de um aplicativo que auxilia na realização tanto de backups físicos quanto digitais, o Swift Backup, da SwiftApps.org, pode ser uma boa opção. Este app é bastante prático e completo, permitindo o backup de todos os aplicativos, wallpapers, configurações, mensagens, registros telefônicos e mais.

Porém, ele tem duas desvantagens principais: está todo em inglês e, para backups e restaurações melhores, exige que o usuário dê root no sistema operacional, o que não é algo muito fácil de se fazer.

Ainda assim, vale bastante a pena experimentar o Swift Backup. Confira a seguir alguns de seus recursos:

  • Backup rápido e fácil de diversos tipos de arquivo, como aplicativos, mensagens de texto, registros de chamada e papéis de parede
  • Possibilidade de fazer backups e restaurações mais completas em dispositivos em que se foi feito root (permitindo até mesmo que os aplicativos sejam restaurados do backup com todas as configurações que estavam anteriormente)
  • Backup em mídia física (como no armazenamento do próprio smartphone) ou na nuvem
  • Suporte a diferentes serviços de backup na nuvem, como Google Drive, Dropbox, OneDrive, Box, Mega etc.
  • Versão premium, com ainda mais recursos e vantagens, como a de programar backups automáticos

4 – Easy Backup – Exporte e Restaure Contatos

Esse aplicativo de backup é mais específico: ele é indicado para quem está pensando em trocar de ou formatar o smartphone, mas não quer precisar ter que adicionar individualmente cada um dos contatos novamente. Com o Easy Backup, da Simpler Apps Inc., você pode fazer um backup da sua lista de contatos em poucos segundos, enviar para seu e-mail e restaurar a lista no outro aparelho.

Conheça a seguir alguns dos diferenciais do Easy Backup:

  • Backup rápido e simples dos contatos do celular
  • Arquivo de backup enviado diretamente para o e-mail do usuário, bastando abri-lo no dispositivo para restaurar a lista de contatos
  • Suporte a serviços de backup (físicos e na nuvem), como Dropbox, Google Drive, cartão SD etc.
  • Aplicativo leve, simples, prático e bastante funcional

3 – Google One

É impossível falar de aplicativos de backup sem mencionar o Google One, desenvolvido pelo Google LLC. Este aplicativo tem compatibilidade total com o Android (já que o sistema operacional também é desenvolvido pelo Google) e oferece um backup em nuvem de alta segurança e qualidade. O único problema é que ele oferece apenas 15 GB de armazenamento gratuito, exigindo uma assinatura caso o usuário queira aumentar o limite.

A seguir, vamos listas algumas das principais vantagens de usar o Google One:

  • Serviço seguro e com a alta qualidade que apenas o Google oferece
  • 15 GB de armazenamento para o backup (e até 2 TB de armazenamento para assinantes)
  • Possibilidade de criar uma cópia completa do smartphone
  • Sincronização com outros serviços do Google, como com o Google Fotos, Google Drive e Gmail
  • Backup automático de todos os arquivos e informações de seu smartphone
  • Suporte técnico composto por uma equipe de especialistas
  • Recompensas, créditos na Google Store e descontos para assinantes do serviço
  • Compartilhamento do plano de assinatura com até 5 membros da família

Melhora a velocidade do seu celular:
Super Clean – Aplicativo Otimizador de RAM – Review Completo!

2 – Dropbox

Outro excelente aplicativo e serviço de backup em nuvem é o Dropbox, desenvolvido pela Dropbox Inc. Porém, ele é muito mais do que um simples serviço de backup: ele também é ótimo para trabalhos em grupo, pois permite o compartilhamento de pastas e arquivos de maneira fácil, rápida e bastante funcional.

Conheça algumas das principais funcionalidades do Dropbox a seguir:

  • Armazenamento na nuvem de 2,3 GB gratuitamente (com possibilidade de aumentar mediante assinatura)
  • Backup e sincronização de qualquer tipo de documento e arquivo
  • Sincronização entre diferentes dispositivos, podendo acessar, visualizar e editar arquivos em qualquer dispositivo com acesso à internet
  • Possibilidade de compartilhar os arquivos com qualquer pessoa através de um link gerado pelo Dropbox
  • Compartilhamento de pastas, subpastas e arquivos, facilitando trabalhos em grupo
  • Digitalização em PDF de documentos, recibos, fotos etc.
  • Possibilidade de assinar o Dropbox Profissional, com até 3 TB de armazenamento, possibilidade de restauração de arquivos deletados e mais

1 – TeraBox Cloud Storage: Cloud Backup de dados

O TeraBox Cloud Storage, da Flextech Inc., é um dos melhores aplicativos de backup da atualidade. Bastante completo, ele oferece até 1024 GB de armazenamento gratuitamente, além de ter diversos recursos bastante interessantes como você vai descobrir a seguir.

  • 1024 GB de armazenamento na nuvem para Backup gratuitamente! (exige apenas que você crie uma conta no app)
  • Possibilidade de visualizar os arquivos salvos na nuvem em qualquer dispositivo e a qualquer momento
  • Suporte a diferentes tipos de arquivos, como fotos, vídeos, documentos etc.
  • Gerenciamento do backup, criando pastas e subpastas
  • Possibilidade de transferir os arquivos para armazenamentos diferentes
  • Aplicativo gratuito, de fácil utilização e visual limpo

Gostou dessa lista? Pois aproveite e veja também:
5 funções do Android que você nunca ouviu falar

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário