Aplicativo FGTS: como baixar e usar para ver saldo e resgatar dinheiro

O trabalhador brasileiro possui uma série de valores e benefícios que podem ser sacados ou usufruídos em diferentes momentos de sua carreira profissional, mas, merecendo maior destaque para o momento de demissão, por exemplo.

Nesse momento, acontece o saque do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço -, que pode ser usado como emergência para muitas pessoas ou ainda para demais investimentos.

Quer saber mais sobre o aplicativo do FGTS? Veja aqui informações completas sobre como funciona, quem pode usar e todas as formas de uso desse valor.

FGTS: Informações completas

FGTS: Informações completas

Caso você odeia o fato de ter que enfrentar filas para executar determinadas ações, é uma ótima notícia saber que é possível tirar o seu FGTS ou exercer demais funções do mesmo por meio do aplicativo “Meu FGTS”.

É importante lembrar que o FGTS é um direito de trabalhadores que são contratados pelo regime de CLT, além de demais categorias. Em todos os meses, o empregador tem a responsabilidade de fazer o depósito de 8% do salário do trabalhador em uma conta da Caixa correspondente.

Neste caso, esse dinheiro pode ser sacado em determinadas circunstâncias, como é o caso da demissão sem justa causa ou para a compra de um imóvel. Veja abaixo como conseguir baixar esse aplicativo.

Como baixar o aplicativo do FGTS?

Caso ainda não tenha o aplicativo do FGTS em seu celular, é interessante baixar o quanto o mesmo. Entenda abaixo como fazer esse procedimento por meio de um passo a passo explicativo e fácil:

  1. Vá até a loja do seu celular, que pode ser a Play Store ou a Apple Store e faça a busca por “Meu FGTS”, realizando o download da primeira opção;
    Como baixar o aplicativo do FGTS?
  2. Depois que o aplicativo finalizar o seu download, abra o mesmo e então clique na opção “Cadastre-se”;
  3. Dessa forma, preencha todos os dados ali solicitados – seu CPF também -, nome completo, data de nascimento e o e-mail correspondente;
  4. Agora, você precisará cadastrar uma senha numérica com seis dígitos. Tente evitar números ou sequências que sejam facilmente associadas a você;
  5. Clique então no botão “Não sou um robô”;
  6. Você terá que esperar o e-mail de confirmação que está no endereço cadastrado. Quando o mesmo chegar, clique então no link que será enviado no corpo da mensagem;
  7. Abra de novo o aplicativo e faça o acesso por meio do seu número de CPF e senha;
  8. Responda então todas as perguntas que irão aparecer ali na tela novamente;
  9. Por fim, leia as demais condições de uso do app e então marque a opção “Li e aceito” e então depois em “Concordar”.

O que posso fazer através do aplicativo?

Por meio desse aplicativo, você poderá executar demais atividades e transações que são muito mais fáceis, tudo isso sem ter que sair de casa ou enfrentar demais filas. Veja algumas delas abaixo:

  • Faça o saque de valores liberados pela rescisão do contrato de trabalho;
  • Solicite demais formatos de saque por meio do envio de documentos;
  • Escolha a conta de banco que deseja receber o crédito do saque correspondente;
  • Consulte o saldo e extrato de suas contas referentes ao FGTS.

Além de muitas outras funções que você pode fazer a investigação de forma rápida e fácil pelo aplicativo, basta começar a fuçar o mesmo.

Como usar esse aplicativo?

Após fazer o seu login, logo na primeira tela do dispositivo você terá demais informações sobre sua conta e muitas outras funções. Lá você encontrará também:

  • O saldo ali contido – em sua conta inativa e ativa. É possível acessar mais informações em cada uma delas clicando em “Ver todas as suas contas” e depois em “Ver extrato”;
  • Ao escolher pela opção “saldo total do seu FGTS”, você será redirecionado automaticamente para uma tela que constará todos os valores que você possui ali depositados, além de demais possibilidades de saque;
  • Também é possível ver qual foi o último depósito realizado no seu FGTS, sendo ele com o valor e data. Depois disso, você será redirecionado para o extrato detalhado da conta;
  • Na opção “Saque emergencial”, que foi disponibilizado no ano de 2020, ele dá a possibilidade de sacar até R$1045 de sua conta;
  •  Além disso, você tem a opção “Saque-aniversário”, da qual permite que as pessoas possam fazer resgates anuais de suas contas.

Agora que você já sabe como funciona o aplicativo do FGTS, é o momento de baixar o seu e começar a usar o quanto antes todas as modalidades ali presentes.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário