Aplicativo inclusivo com foco para deficientes visuais converte textos em áudio

O EyeFy é um aplicativo desenvolvido no Brasil que foi criado para auxiliar pessoas com deficiências visuais ou analfabetas de maneira gratuita. O aplicativo utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para disponibilizar recursos de reconhecimento de textos em imagens (OCR), leitura em voz alta dos textos reconhecido (TTS ) e reconhecimento de objetos.

De acordo com informações divulgadas pelo Canaltech ontem, segunda-feira dia 10 de setembro de 2018, o criador do aplicativo, Jonathan Santos, divulgou que a inspiração para a criação do EyeFy veio de um sistema que funciona a partir de uma câmera acoplada a uma armação de óculos, que faz leituras de textos e ainda identifica objetos para pessoas cegas ou com baixa visão, que chegou ao Brasil recentemente, no entanto o sistema apresenta um custo muito alto, R$ 19 mil, para ser instalado.

Diante disto Jonathan desenvolveu o EyeFy, que possui um sistema parecido, porém disponibilizado de forma gratuita e para não apresentar anúncios, o aplicativo também não exige nenhuma conexão com a internet para funcionar após a instalação.

Destacamos que o aplicativo está disponível inicialmente somente para dispositivos Android na Play Store.

Funcionamento do aplicativo EyeFy

  1. Abra o aplicativo EyeFy (o programa irá acessar a câmera do dispositivo).
  2. Direcione a câmera do dispositivo para o texto para o qual deseja obter a leitura (dentro do quadro de foco de imagem).
  3. Pressiona a tela sobre o conteúdo por alguns segundos (ao soltar a tela o sistema do aplicativo irá reconhecer o texto e o narrará).

Além de ler o texto identificado em voz alta, o aplicativo ainda exibe o texto na tela.

Fonte: Canaltech

Outras notícias com foco em tecnologia para deficientes

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário