Aplicativo Mercado Pago: como funciona e como usar

Se você deseja saber como funciona e quais são os principais recursos do aplicativo do Mercado Pago, confira esta nossa matéria completa!

Aplicativo Mercado Pago: como funciona e como usar (Imagem: Divulgação/Mercado Pago)

Está em busca de uma carteira financeira digital e está pensando em começar a usar o aplicativo do Mercado Pago? Pois descubra nesta matéria completa do Tech News Brasil como ele funciona, quais são os principais recursos e benefícios e como baixar e começar a usar agora mesmo!

O que é e como funciona o aplicativo Mercado Pago?

O Mercado Pago é uma plataforma com diversas soluções financeiras para pessoas físicas ou jurídicas. O aplicativo Mercado Pago, por sua vez, é onde o usuário pode gerencia sua conta e seu dinheiro. Um dos diferenciais do serviço é a facilidade na hora de abrir uma conta e de ter acesso a serviços como um cartão de crédito VISA, transferências via Pix e TED, compras e recargas on-line e muito mais.

O Mercado Pago, como o nome sugere, tem uma relação direta com o Mercado Livre. E embora usuários de um ganhem vantagens e benefícios no outro, os dois serviços podem ser usados separadamente. Se você achava que o Mercado Pago só serve para pagar compras feitas no Mercado Livre, você estava redondamente enganado: a plataforma tem uma ampla aceitação em todo o Brasil e na América Latina quando o assunto é compras e vendas on-line.

Recentemente, o Mercado Pago lançou também a Point, uma maquininha de cartão de crédito e débito exclusiva para clientes. Com esta maquininha, agora também é possível aceitar pagamentos presencialmente. Ou ainda recorrer à função de Leitor de QR Code do app Mercado Pago, que permite pagar compras em lojas credenciadas utilizando sua conta digital.

Como você vai descobrir no próximo tópico, o app Mercado Pago tem tudo o que se espera de uma plataforma de pagamentos on-line. Nele, é possível pagar contas e boletos, fazer recargas e assinaturas de serviços, transferir dinheiro para os contatos e muito mais.

Confira também:
McDonald’s App – Como funciona? Para que serve? Vale a pena?

Principais recursos e funções do aplicativo Mercado Pago

Agora que você já sabe o que é e como funciona o aplicativo Mercado Pago, confira abaixo alguns dos principais recursos e funções dele:

  • Abertura de conta e contratação de cartão de crédito rápida, fácil e sem burocracias
  • Pagar contas e boletos
  • Recarregar o crédito do celular ou o Bilhete Único (vale-transporte de São Paulo)
  • Receber e enviar dinheiro para amigos, familiares ou clientes sem tarifas (via Pix, TED, boleto etc.)
  • Ler códigos QR (cadastrados em lojas parceiras) para fazer pagamentos
  • Comprar créditos em plataformas e jogos on-line, como Google Play, Xbox, League of Legends, Uber e mais
  • Contratar e usar o Cartão Mercado Pago (com bandeira visa e diversas outras vantagens)
  • Acesso ao Mercado Crédito, podendo fazer compras parceladas no boleto
  • Contratar seguros, como seguro de proteção total para o seu smartphone
  • Assinar serviços de streaming (com descontos e promoções exclusivas, como 6 meses grátis de Disney+ e até 50% de desconto na assinatura do HBO Max, por exemplo)
  • Manter o dinheiro na conta, rendendo mais do que ele renderia na poupança (a 100% do CDI)
  • Fazer doações para instituições e ONGs
  • Ganhar pontos através do programa de fidelidade Mercado Pontos
  • Possibilidade de contratar e gerenciar via app a Point, a maquininha do Mercado Pago

Além disso, o Mercado Pago também tem um sistema de pontuação. Conforme você for utilizando a plataforma, você vai subindo de nível e desbloqueando cada vez mais benefícios, como atendimento preferencial, descontos especiais, ofertas exclusivas e mais.

Como baixar o aplicativo do Mercado Pago?

O aplicativo do Mercado Pago está disponível para Android e para iOS. Para baixá-lo, basta acessar o Google Play (no caso de dispositivos Android) ou a App Store (no caso de iPhones e iPads), procurar por “Mercado Pago” e apertar em “instalar”. O aplicativo é desenvolvido, publicado e gerenciado pelo Mercado Libre, empresa responsável pelo serviço.

Ou, caso você prefira, você pode clicar aqui para ser redirecionado à página do app no Google Play, ou então clicar aqui para ser redirecionado à página do app na App Store. Depois, é só apertar em “instalar”.

O app Mercado Pago está disponível apenas para usuários com smartphones que tenham os sistemas operacionais Android 5.0 ou iOS 12.0. Se o seu dispositivo é mais antigo que isso, não será possível instalá-lo por problemas de compatibilidade.

Como usar o aplicativo do Mercado Pago?

Da primeira vez que você abrir o aplicativo do Mercado Pago, você precisará criar uma conta na plataforma para começar a usar todos os recursos mencionados anteriormente. A criação é gratuita, rápida e sem muita burocracia. Porém, por ser uma plataforma que envolve soluções financeiras, é preciso tirar uma foto do CPF e do RG e aguardar alguns instantes até que o Mercado Pago faça a validação.

A navegação pelo aplicativo é bastante simples, dinâmica e intuitiva. A tela inicial que você verá, depois de se cadastrar e de ter a sua conta validada, é a seguinte:

Tela inicial do aplicativo do Mercado Pago (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)
Tela inicial do aplicativo do Mercado Pago (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)

Nessa tela inicial, é possível conferir o seu saldo atual e fazer depósitos, transferências, saques ou solicitar crédito com os botões azuis logo abaixo dele, a partir dos botões de acesso rápido.

Além disso, um pouco mais abaixo há algumas das ferramentas disponíveis no Mercado Pago, como recarga de celular, pagamento de boletos e tributos, cobranças com a maquininha de cartão, envio de dinheiro via Pix e mais.

Alguns dos recursos do aplicativo do Mercado Pago (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)
Alguns dos recursos do aplicativo do Mercado Pago (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)

No canto superior esquerdo do aplicativo, há um ícone com três listras que dá acesso ao menu lateral.

Menu lateral do aplicativo do Mercado Livre (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)
Menu lateral do aplicativo do Mercado Livre (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)

A partir deste menu, você pode acessar todos os outros recursos do Mercado Pago, como cartões, histórico de atividade, seções de pagamento e cobrança e muito mais. Além disso, há um botão que redireciona para o Mercado Livre, onde você pode aproveitar para fazer suas compras, pagar com o Mercado Pago e receber diversos benefícios, como descontos, ofertas especiais etc.

Gostou dessa matéria? Aproveite e leia também:
Melhores aplicativos para finanças – Lista dos 7 melhores disponíveis

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário

3 × três =