Aplicativo para agendar biometria: como funciona?

Você sabe como funciona o aplicativo para agendar biometria? O cadastramento biométrico é uma exigência da justiça eleitoral, sendo obrigatório para a manutenção do direito ao voto.

Mas você sabe como realizar o agendamento via aplicativo? Apesar de não ser a única forma, ela é uma das mais simples. Neste artigo, você confere mais sobre o aplicativo para agendar biometria e como utilizá-lo.

Aplicativo para agendar biometria
Aplicativo para agendar biometria: como funciona? (Imagem: Reprodução / TSE)

Aplicativo para agendar biometria: como funciona?

Antes de mais nada, é preciso destacar que, devido à pandemia de coronavírus, muitas cidades estão com os agendamentos biométricos suspensos.

Assim, é necessário pesquisar, antes, se o processo está disponível em sua região. Aliás, dentre essas cidades, ainda estão aquelas que encerraram o procedimento e só devem reabrir no período eleitoral. Mas e o aplicativo para agendar biometria, como funciona?

Em resumo, o aplicativo possui uma versão para cada estado. O app é disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada ente federativo. Ou seja, além da disponibilidade do agendamento, é necessário buscar, na sua loja de aplicativos, o app do seu estado.

Atualmente, o e-Título é o aplicativo mais próximo de um app de agendamentos disponível. Contudo, ele ainda não realiza o agendamento da biometria.

e-Título
Como usar o e-Título (Imagem: Reprodução / TSE)

Como usar o e-Título

E como fazer para usar o e-Título? Em resumo, o app pode ser usado para tirar dúvidas sobre a sua situação com a Justiça Eleitoral. Além disso, para quem já realizou a biometria, o app pode ser usado no lugar do título convencional.

Quem não realizou o cadastramento da biometria, é possível baixar o app. Por outro lado, não haverá sua foto na versão do título no digital.

Mas como fazer para usar o e-Título? O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iPhone. Para realizar o seu cadastro, basta:

  • Preencher seus dados básicos, como nome, data de nascimento e filiação;
  • No campo “Tipo de documento”, procure pela opção “Título de eleitor”;
  • Em seguida, responda as perguntas do aplicativo para confirmar a sua identidade;
  • Por fim, basta cadastrar uma senha e confirmar.

Com isso, o aplicativo já pode ser usado pelo usuário. Vale lembrar que, com a biometria, também é possível acessar o app usando a sua digital.

Funções adicionais do e-Título

Além de utilizar o aplicativo como título de eleitor, o e-Título ainda conta com outras funcionalidades ao usuário.

Apesar de ainda não ser possível utilizá-lo como aplicativo para agendar biometria, o app traz funções adicionais bem interessantes. Por exemplo, por meio dele é possível expedir a sua certidão de quitação eleitoral. Da mesma forma, através do app também é possível justificar seu voto.

Com acesso ao e-Título, o eleitor também consegue conferir qual sua zona e seção eleitoral para votar.

Aplicativo para agendar biometria: Quem deve fazer?

Com o aplicativo para agendar biometria disponível, o eleitor consegue realizar o agendamento do processo. Mas para quem o processo é obrigatório?

Em resumo, o cadastro biométrico é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros, entre 18 e 70 anos. Para quem possui entre 16 e 18 anos incompletos, que já possuem o título de eleitor, e idosos acima de 70 anos e analfabetos, o processo é facultativo.

Como fazer o agendamento de biometria

Enquanto o aplicativo para agendar biometria ainda não é disponibilizado, ou caso não exista em sua cidade, o agendamento é feito através do site do Tribunal Regional Eleitoral. Em resumo, basta acessar o site do TRE do seu estado e buscar pela opção “agendamento biometria”.

Realize o cadastro seguindo os passos apresentados no site, adicionando suas informações, como nome, filiação, data de nascimento, CEP e rua onde mora e número do título de eleitor.

Não se esqueça de levar também os documentos obrigatórios, como protocolo de agendamento, Título de Eleitor, comprovante de residência e documento válido com foto.

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

quatro × cinco =