Aplicativos para aprender a ler: as 5 melhores opções para crianças

Os aplicativos para aprender a ler são uma excelente ferramenta no estímulo ao aprendizado da leitura. Isto é, se tornou cada vez mais comum usar a tecnologia como aliado ao aprendizado dos pequenos.

Mas com tantas opções, fica até difícil escolher qualquer aplicativo usar para ensinar as crianças. Sendo assim, para te ajudar a escolher, separamos aqui as 5 melhores opções para crianças de aplicativos para aprender a ler. Continue a leitura e saiba mais!

Aplicativos para aprender a ler: como escolher?

Em resumo, as opções de aplicativo para aprender a ler para crianças possuem o mesmo objetivo: estimular a alfabetização com atividades interativas.

Mas nem todos os aplicativos são desenvolvidos para as mesmas crianças. Alguns desenvolvem atividades para crianças com uma noção maior da leitura e escrita.

Por outro lado, outros tem o objetivo de ensinar os primeiros aprendizados dos pequenos. Então como escolher o melhor? Separamos aqui algumas dicas:

  • fique atento para a faixa etária do aplicativo;
  • faça um acompanhamento nas atividades e jogos com a criança;
  • leia a descrição do aplicativo;
  • veja as avaliações de outros país;
  • teste mais de uma opção e escolha a que a criança se habituar melhor.

Com isso você pode escolher a melhor opção para o seu filho. E para te ajudar nessa escolha, confira nossa lista com as 5 melhores opções de apps da categoria.

Aplicativos para aprender a ler: Graphogame
O Graphogame é uma das opções de aplicativo para aprender a ler (Imagem: Divulgação/GraphoGame)

Graphogame

Em primeiro lugar, uma das opções de aplicativos para aprender a ler é o Graphogame. Desenvolvido pelo Ministério da Educação, o app traz atividades interativas para o estímulo da leitura.

Nele, as fases trazem uma ou mais letras que a criança precisa tocar para escutar. Dessa forma, ela aprende brincando sobre a sonoridade das letras e palavras.

Disponível para: Android e iOS (iPhone/iPad)

Outra opção de aplicativo para o aprendizado da leitura é o Silabando (Imagem: Divulgação/Apps Bergman)

Silabando

O Silabando, por sua vez, busca ensinar a criança a separar, contar e formar silabas. Com isso, ele traz um estímulo ao aprendizado da leitura por meio da soletração e divisão silábica.

Desse modo, as fases do app são divididas em dois grupos, um mais simples e outro mais complexo.

Disponível para: Android e iOS (iPhone/iPad)

aplicativos para aprender a ler: Ler e contar
Ler e contar traz um aprendizado interativo da leitura (Imagem: Divulgação/Apps Bergman)

Ler e contar

O app Ler e Contar também é uma excelente opção para quem deseja estimular o aprendizado da leitura através de jogos e atividade interativas.

Apesar de seu foco na leitura, o aplicativo também traz atividades também com foco em outras fases da alfabetização.

Dessa forma, a criança tem contato com atividades de aprendizado da escrita e de operações matemáticas. Outro diferencial é o ensino de Libras, a língua brasileira de sinais.

Disponível para: Android e iOS (iPhone/iPad)

 

Aplicativos para aprender a ler: PlayKids
PlayKids estimula a leitura utilizando atividades lúdicas para a criança (Imagem: Divulgação/PlayKids Inc)

Playkids

Em seguida, outra opção de aplicativo, ou melhor, plataforma para aprender a ler é o Playkids. Apesar de não ser um app específico de leitura, ela engloba vários conteúdos e atividades educacionais.

Com isso, a criança pode aprender brincando com atividade de personagens como Turma da Mônica, Masha e o Urso, e O Show da Luna.

Disponível para: Android e iOS (iPhone/iPad)

Aprenda a ler e escrever é mais uma das opções de apps para leitura (Imagem: Divulgação/)

Aprenda a ler e escrever – Aprenda o alfabeto

Por fim, outra das opções de aplicativos para aprender a ler que você pode utilizar é o Aprenda a Ler e Escrever. O app utiliza a ferramenta de gamificação para estimular o aprendizado da leitura.

Com isso, ele conta com atividades onde a criança deve tocar sobre uma letra para ouvir sua sonoridade. Além disso, o app também ensina a forma escrita de cada letra.

Disponível para: Android e iOS (iPhone/iPad)

Aplicativos para aprender a ler: por que usar?

Mas por que usar os aplicativos para ensinar a criança a ler? Quais os benefícios dessas plataformas?

Isto é, a modernização do aprendizado, e o contato cada vez mais cedo com a tecnologia, ensinar com os aplicativos é uma excelente forma de desenvolver o aprendizado.

Dessa forma, aprender por meio de jogos pode ajudar na construção do conhecimento da criança com muito mais rapidez e facilidade. Mas, claro, sempre com o acompanhamento de perto pelos responsáveis.

Agora que você já sabe quais as melhores opções de aplicativos para aprender a ler para crianças, o próximo passo é buscar pela melhor opção para o seu filho!

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário