Aplicativo de Rastreamento dos Correios – Como usar. Conheça as funções

Você faz compras com entregas pelos Correios e quer ter muito mais facilidade no rastreamento das encomendas? Então, você precisa conhecer o aplicativo de rastreamento dos Correios!

Aqui, você confere detalhes sobre o app, como utilizá-lo e quais são suas principais funções. Acompanhe e saiba tudo sobre o aplicativo!

pessoa segurando um celular, com o app dos correios aberto na tela de rastreamento
Por meio do aplicativo dos Correios é possível acessar diversos serviços, como o rastreamento de entregas. (Imagem: Reprodução/Portal Correios)

App dos Correios

O aplicativo dos Correios possibilita rastrear encomendas, sabendo facilmente onde estão e quando chegam. Trata-se de uma alternativa interessante para verificar tais informações rapidamente, independente do lugar em que esteja.

O app está disponível gratuitamente na Play Store e App Store. Sua usabilidade é descomplicada, sendo possível encontrar todos os recursos rapidamente no menu principal.

Caso tenha o costume de utilizar o site para rastreamento, o aplicativo é uma opção por possibilitar salvar códigos de pedidos e verificá-los em poucos passos, sem precisar digitar novamente todas as informações.

Dessa maneira, não há a necessidade de ter que abrir o seu desktop ou até mesmo ficar de olho em seu celular para ser notificado de quando uma encomenda está sendo enviada em sua casa.

Por meio do app, basta incluir o código de rastreamento e assim, tudo será de fácil alcance em suas mãos, bastando abrir o mesmo e então, tudo estará mais simples do que se imagina de ser localizado.

Principais funções do aplicativo de rastreamento dos Correios

Você já sabe que o aplicativo possibilita o rastreamento de encomendas, mas não é só isso! A seguir, apresentamos a lista completa de funções do app dos Correios. Confira e saiba se a ferramenta atende todas as suas necessidades:

  • Realização de pré-postagem de encomenda, gerando um número de identificação que deverá ser informado em qualquer agência dos Correios para finalização do atendimento, agilizando-o. Assim, você poupa seu tempo dentro da agência, apenas enviando o produto ao chegar no local física;
  • Busca de endereço de agências. Caso prefira, é possível ativar o GPS e recurso de localização para identificar quais são as agências mais próximas em um raio de até 10 km. Tenha ao seu dispor qual é a agência mais perto de você sem demais problemas;
  • Ferramenta de simulação de preços e prazos de entrega de cada tipo de postagem. Tenha em suas mãos o valor preciso de quanto irá gastar em certo produto, de maneira a melhorar todos os seus custos e não ter demais surpresas;
  • Inclusão de dados de objetos, sendo possível também salvá-los para realizar rastreamentos com muito mais facilidade e rapidez;
  • Consulta de data prevista de entrega de encomendas. Assim, você sabe exatamente o momento e dia que a entrega será enviada para o destinatário ou para você mesmo;
  • Acompanhamento de rastreamento de encomendas por meio de notificações. O usuário consegue configurá-las diretamente no app, recebendo mensagens sempre que houver alteração do status do pedido;
  • Acesso ao serviço “minhas mensagens”, que possibilita que usuários (destinatários) consultem mensagens de caráter formal enviadas por emissores (remetentes).

Tudo isso em apenas um aplicativo, não é muito bom? Se você ainda não baixou o seu, pode ser a oportunidade que você tanto queria e não sabia que existia.

Todos os processos ficam muito mais fáceis de serem acessados e também com a maior usabilidade, portanto, instale o seu e nunca mais tenha demais problemas.

Como usar o aplicativo de rastreamento dos Correios?

O aplicativo possui uso descomplicado, realizado em poucos toques na tela de seu celular. A seguir, indicamos como utilizá-lo pela primeira vez:

  1. Faça o download do app na loja de aplicativos de seu smartphone;
  2. Abra o aplicativo e acesse o menu principal. Na página inicial estão os serviços mais utilizados, mas no menu lateral é possível expandir essa lista e verificar outras funções;
    Como usar o aplicativo de rastreamento dos Correios?
  3. Selecione o serviço que deseja realizar e siga as orientações dadas pelo aplicativo.

Um detalhe importante: em alguns casos é preciso fornecer dados para conseguir utilizar o serviço, como o código de rastreamento do objeto. Caso não tenha tal informação, entre em contato com o vendedor para saber o código.

O aplicativo também oferece a opção de salvar o código e de configurar notificações para receber mensagens sobre atualizações do status do pedido. Tais opções estarão disponíveis conforme usar o serviço.

Vale lembrar que se trata de um aplicativo gratuito! Mas, é possível realizar alguns pagamentos por meio dele. Caso queira utilizar algum serviço específico, como a realização da pré-postagem, o valor de envio só será cobrado na agência dos Correios e não pelo app.

Além disso, o usuário também consegue realizar pagamento de despacho postal e tributos pelo app, no caso de encomendas internacionais paradas na alfândega. Tudo isso para facilitar a vida do usuário e o envio de todos os produtos.

Aplicativo de rastreamento dos Correios: vale a pena baixar?

Afinal, será que vale a pena baixar o aplicativo de rastreamento dos Correios? Se você é consumidor final e quer acompanhar pedidos com maior facilidade, o app é uma boa ferramenta.

Além disso, o aplicativo é uma alternativa para comerciantes que utilizam os Correios para realizar entregas regularmente. Por meio do app, os vendedores conseguem rastrear pacotes rapidamente, bem como interagir com o destinatário por meio do serviço de mensagens.

Logo, é uma ferramenta interessante para ter um melhor controle da logística de seu negócio, assim como para atender rapidamente seus clientes em caso de dúvidas sobre pacotes.

Se o uso do serviço de rastreamento e demais recursos dos Correios não for frequente, dá para utilizar o próprio site da empresa, reduzindo a quantidade de apps em seu celular.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário