Aplicativo do Sisu: como baixar e usar no celular

O Sisu é um processo muito esperado por parte da maioria dos estudantes brasileiros, visto que é por meio dele que você pode ter acesso a ensino de qualidade em instituições de graduação superiores públicas, variando de acordo com sua nota.

Você sabia que o MEC acabou desenvolvendo um aplicativo do Sisu, de forma a melhorar a navegabilidade dos usuários e demais estudantes?

Veja abaixo como funciona esse aplicativo, como fazer o download do mesmo, quais são as ferramentas ali disponibilizadas e muito mais. Fique por dentro.

Aplicativo do Sisu: como baixar e usar no celular

Com o download feito de forma gratuita tanto para a Play Store quando para a Apple Store, por meio do aplicativo é possível compartilhar, receber avisos e também acompanhar datas importantes, tudo por meio da opção de salvar lembretes. Essa pesquisa também mostra quais são os termos mais procurados, além da opção de salvar curso, localidade ou instituição desejada, por exemplo.

Dentro das principais vantagens do aplicativo, merece destaque a interface fácil e limpa, o que melhora o desempenho do usuário de forma online. Isso sem falar em demais informações para todas as etapas de seleção existentes.

Mas, já no ponto negativo, o app não há nenhuma reclamação, principalmente porque não há nenhum concorrente direto, sendo o único desta temática disponível.

Veja abaixo um passo a passo para baixar esse aplicativo, tudo de forma fácil, rápida e simples, facilitando a vida de quem quer fazer o procedimento o quanto antes:

  1. Acesse a sua Play Store ou Apple Store do smartphone, procurando por “Sisu”;
  2. Baixe a primeira opção que aparecerá na lista de busca;
    Aplicativo do Sisu: como baixar e usar no celular
  3. Depois de instalado, abra o app. Agora no espaço do aluno, preencha demais dados requisitados com suas informações correspondentes, como é o caso do número de inscrição e senha correspondente ao Enem;
  4. Por fim, clique na opção “Entrar”.

Agora, você, estudante, só precisa começar a investigar todas as demais funcionalidades ali existentes, visto que somente assim poderá ficar por dentro e não perder nenhuma informação pertinente.

Principais funcionalidades do aplicativo

Ao fazer a instalação do aplicativo direto em seu smartphone ou outros dispositivos móveis, você tem a sua disposição uma série de funções e modalidades. Uma delas é o cronograma do Sisu, conhecida por ser muito útil, principalmente para estudantes que tem demais datas em sua cabeça para corresponderem, ficando a par de todas as datas das etapas. Além disso, por ele também há a chance de criar lembretes para que não se perca nenhuma data importante.

Por meio da ferramenta, é possível:

  • Receber demais avisos sobre datas e demais informações consideradas importantes pelo Sisu;
  • Fazer a pesquisa de vagas usando filtros dos cursos, cidade e instituição desejada de ensino superior;
  • Receber notificações diárias sobre as notas de cortes dos cursos, sejam aqueles de interesse ou não do estudante;
  • Veja a sua nota final e se for aprovado/reprovado no curso escolhido;
  • Fazer a consulta de vagas, seja da ampla concorrência quanto das ações afirmativas.

Além de todas essas funcionalidades apresentadas, a ferramenta também possui como principal novidade, simular a média de cada curso. Por meio da nota de cada área de conhecimento do Enem, o próprio aplicativo faz essa simulação automaticamente.

Quem pode participar do Sisu 2021?

O Sisu é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, do qual deu a possibilidade para milhares de estudantes terem acesso ao ensino superior no Brasil, visto que o sistema utiliza as notas dos candidatos para que por meio de seu desempenho, possam conseguir uma vaga em uma instituição pública de ensino superior.

Mas, é importante que os estudantes saibam que é preciso estar dentro de alguns pré requisitos básicos, que são:

  1. Ter realizado o último Enem;
  2. E não ter tirado nota zero na redação.

Do contrário do Prouni, o Sisu não possui limite de renda, dessa forma, qualquer pessoa pode se inscrever para participar do Sisu, desde que tenha executado o Enem no ano passado. Ademais, o Sisu também não possui limite de idade e nem renda mínima ou máxima.

Caso você esteja dentro dos pré requisitos destacados anteriormente, siga o passo a passo anterior para baixar o app e assim acompanhar  sua inscrição no mesmo, tudo de forma fácil e rápida. Vale a pena lembrar que por meio do app, não é possível realizar a inscrição de fato, podendo apenas acompanhar todo os processos e trâmites que acontecem posteriormente.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário