Aplicativo Telegram: como baixar e como funciona – Tutorial de uso

Existem muitos aplicativos para conversas por meio do smartphone, indo muito além do WhatsApp que já conhecemos, como é o caso do Telegram. Lembrado por ser um dos melhores aplicativos quando o assunto é segurança, ele ganha destaque no mercado por ser um dos queridinhos.

Quer saber mais sobre como funciona esse aplicativo? Veja aqui como conseguir instalar o seu, quais são as vantagens do mesmo, cuidados necessários e tudo que precisa saber antes de se aventurar em sua PlayStore.

Veja abaixo e fique por dentro do assunto.

Aplicativo Telegram: como baixar e como funciona – Tutorial de uso

Quer baixar o aplicativo da Telegram o quanto antes em seu smartphone e começar a usar, obtendo todos os principais benefícios e vantagens únicas do mesmo? Veja abaixo como funciona esse processo por meio de um passo a passo simples e rápido:

  1. Acesse sua PlayStore ou a Apple Store do seu celular;
  2. Procure pela opção “Telegram” na barra de buscas e então clique em “Instalar”;
    Aplicativo Telegram: como baixar e como funciona - Tutorial de uso
  3. Espere pelo final do download e então, abra o aplicativo.

Agora, você terá que preencher demais dados e lacunas em branco ali existentes, de forma a conseguir fazer seu cadastro da forma mais simples e rápida. Você receberá a confirmação por SMS ou por ligação em seu número de celular, podendo usar o app quando e onde quiser.

Telegram ou WhatsApp: Qual deles é melhor?

Telegram ou WhatsApp: Qual deles é melhor?

Essa é uma polêmica que costuma afetar muitos usuários dos aplicativos, visto que em sua maioria, é comum ter os dois instalados em seu celular. Veja abaixo alguns recursos que fazem com que o Telegram seja melhor do que o WhatsApp, tirando todas suas dúvidas.

1 – Bots

De uma forma cada vez mais comum na internet, os bots também estão disponíveis no Telegram, sendo que são centenas deles, com vários propostas, seja de dicas de redação, informações sobre placas de carros, rastreador de encomendas, de jogos, dicas de vídeos e demais possibilidades.

Em outras palavras, eles são códigos que funcionam de forma pré programada para o usuário, podendo usar as mesmas para acessar ferramentas ou outras ações sem ter que executá-las desde o começo.

2 – Chat secreto

Caso você tenha que conversar com alguém de forma privada, o Chat Secreto do Telegram pode ser uma boa opção. Essa janela possui criptografia de ponta a ponta, sendo possível definir determinado tempo para que as mensagens de texto, de fotos, áudio e vídeo sejam destruídos de forma automática. Ademais, é possível que caso você tenha receio, apague de forma manual tudo aquilo ali existente para o destinatário.

Também existe a opção de autodestruição das fotos e vídeos, que está disponível nos chats individuais comuns. Outra ação que reforça a segurança da conversa é de que você ou o outro contato, recebem uma notificação para caso a conversa seja printada.

3 – Edição de mensagens

Quem nunca enviou uma mensagem com um erro de digitação ou de português e só foi perceber muito tempo depois? Isso é bem comum por causa dos corretores de celular, mas, no Telegram não é necessário que você apague a mensagem ou mande uma nova se explicando.

Só é preciso tocar sobre a mensagem que está sendo enviada, acessar o menu de edição, corrigir o erro e assim, enviar novamente. Assim, para evitar que as edições sejam usadas de forma sem justificativa, todo tipo de alteração é identificado, sendo assim, nenhuma das partes enganada.

4 – Versão desktop independente

A versão do desktop e web do Telegram não dependem exclusivamente do aplicativo do celular, então, quando você fizer o login em alguma delas, pode até mesmo desligar o seu smartphone que não mudará em nada a acessibilidade do computador. Do contrário do WhatsApp, isso não diminui a bateria do celular nem do plano de dados, caso não esteja conectado a uma rede Wifi.

5 – Player embutido

Você recebeu um link do YouTube, do Spotify, do Deezer ou de outros mecanismos? Não será necessário sair do Telegram para ver o que. Isso é possível porque o aplicativo possui um player embutido que torna o processo muito mais simples para ver qualquer tipo de conteúdo multimídia que seja compartilhado, seja em um chat individual ou em um grupo.

Essas são algumas das principais vantagens do aplicativo Telegram quando comparado ao WhatsApp, por isso, é o momento de pensar em qual você prefere ou se irá utilizar os dois.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário