Aplicativo de afinador de instrumentos musicais – Os 5 melhores

O afinador de instrumentos musicais é essencial para músicos amadores ou profissionais. Quem não possui o equipamento encontra uma alternativa muito eficaz, o aplicativo afinador de instrumentos.

Aqui, você conhece os 5 melhores aplicativos com essa função! Confira, entenda como funcionam e aproveite para baixar os seus favoritos em seu celular!

aplicativo afinador de instrumentos musicais

1. Afinador Cifra Club

O Afinador Cifra Club é considerado um dos aplicativos do segmento mais completos. Não é para menos, afinal, possibilita afinar quaisquer instrumentos de corda, como guitarras, violões, cavaquinhos e violinos.

Um dos seus diferenciais é contar com afinadores cromáticos. Tais recursos permitem que o usuário do app aperte ou afrouxe a casa corda até que o ponteiro fique verde. Também possibilita afinar corda a corda trazendo instruções detalhadas e descritivas.

O aplicativo é gratuito, mas nessa versão possui funções limitadas. Se quiser, pode comprar o Cifra Club Pro, que libera acesso a ferramentas exclusivas.

Entre elas, destaque para diferentes afinações para outros tipos de instrumentos musicais, bem como filtro de ruídos e precisão. Há, ainda, novo tema com cor branca para o aplicativo.

Além disso, investir na versão Cifra Club Pro oferece a vantagem da remoção dos anúncios do aplicativo, oferecendo uma melhor experiência de uso. O app está disponível para iOS e Android!

2. Fender Tune

O Fender Tune é um aplicativo da famosa e tradicional fabricante de guitarras Fender. Trata-se de um app que se destaca por ter interface limpa, facilitando seu uso, sobretudo por principiantes.

O aplicativo também conta com um modo automático que identifica o acorde e orienta o músico a conseguir a afinação ideal. Se preferir, também dá para utilizar o modo manual, em que é possível selecionar o instrumento e afiná-lo conforme as instruções do app.

Assim como o Afinador Cifra Club, o Fender Tune tem um afinador cromático. Além disso, disponibiliza perfis predefinidos para afinar instrumentos com maior facilidade e agilidade.

O aplicativo Fender Tune é gratuito e está disponível para celulares com sistema operacional iOS e Android. Se quiser ter acesso a mais funções, dá para investir na versão Pro.

3. GuitarTuna

O GuitarTuna chama a atenção por ser um aplicativo completo com interface simples, fácil de ser utilizada. O aplicativo possibilita afinar uma maior quantidade de instrumentos em comparação aos outros dessa lista.

Além disso, o app disponibiliza tutoriais claros e objetivos para músicos iniciantes, oferecendo conteúdo gratuito para quem está aprendendo a tocar instrumentos.

A interface do GuitarTuna é intuitiva e o aplicativo ainda conta com o diferencial de ter sido desenvolvido por músicos, o que significa que possui funções especializadas, como a precisão profissional para afinação.

Entre outros recursos do app, destaque para o metrônomo, jogos de aprendizagem, exemplos de músicas com tablaturas, afinador cromático e biblioteca. O aplicativo é gratuito, tanto para iOS como Android. Mas, oferece a possibilidade de compra de recursos Pro, caso tenha interesse.

4. Pro Guitar Tuner

O Pro Guitar Tuner é um aplicativo exclusivo para smartphones com sistema operacional Android. Trata-se de um afinador básico, com a função de afinação cromática para ajustes clássicos e tradicionais.

O app suporta vários instrumentos musicais e tem fácil usabilidade. Como é mais básico, pode ser uma opção interessante para quem não busca muitos recursos, somente o de afinação, que o app conseguir realizar muito bem.

Este é um aplicativo gratuito, mas o usuário conta com a opção de compras para remoção de anúncios, bem como para adicionar perfis de afinação extras, caso tenha interesse.

5. Afinador e Metrônomo

Trata-se de um aplicativo disponível para Android, somente. É uma opção que se destaca por ser fácil de usar e 100% grátis, portanto, com todos os recursos liberados.

O app disponibiliza o afinador com dois modos, um cromático que mede a frequência do som e outro de diapasão. Além disso, o aplicativo conta com funções de gravação de músicas, upload de músicas próprias, práticas de escala, detecção de BPM, entre outros.

O Afinador e Metrônomo é compatível com todos os instrumentos, abrangendo o piano, violão, bandolim, ukulele, bateria, baixo, guitarra, flauta, entre outros. Também é compatível com instrumentos transpostos.

O aplicativo é gratuito, mas disponibiliza compras internamente para remoção de anúncios. Para baixar o app em seu celular, basta ter o Android 6 ou superior instalado.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário