5 Melhores Aplicativos de Gravação de Voz para Android e iOS

Há diversas razões para usar gravadores de voz, seja para gravar uma entrevista, registrar uma ideia para uma música nova ou até para fazer um podcast. Porém, não é necessário comprar um dispositivo dedicado para isso, já que nossos companheiros do dia-a-dia, os smartphones, possuem ótimas opções de aplicativos para gravação de voz.

Alguns destes são dedicados para esse tipo de registro, enquanto outros são mais abrangentes e oferecem outras opções para tomar notas, então há opções para todas as necessidades. Por isso, se você se interessa por essa função e quer descobrir os melhores aplicativos para gravação disponíveis para Android e iOS, confira nossa lista.

homem com fones utilizando aplicativos de gravação de voz
Utilize aplicativos de gravação para registrar ideias, músicas, entrevistas ou até podcasts. (Imagem: Reprodução/Soundtrap)

Dolby On

O Dolby On é um aplicativo muito completo, que permite gravar não apenas voz, mas também vídeos com ótima qualidade de áudio e tecnologia própria da Dolby. Além disso, este app traz recursos de edição como redução de ruídos, equalização dinâmica, maximização de volume e amplificação estéreo.

Outra vantagem é a possibilidade de exportar os arquivos diretamente para o Facebook, Instagram e SoundCloud, e ainda, para quem utilizar o iOS, a capacidade de fazer transmissões ao vivo no Facebook e no Twitch com a qualidade de som Dolby.

O Dolby On é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Gravador de Voz Fácil

O Gravador de Voz Fácil, da Digipom, tem o objetivo de ser simples e fácil de utilizar, como o próprio nome diz. Uma destas facilidades é a possibilidade de criar um widget em sua tela inicial, e iniciar a gravação sem nem mesmo precisar abrir o app, ou então utilizar seu relógio inteligente para dar o start. 

Este app está disponível para Android e iOS, possuindo versão gratuita e premium. Esta última, por R$ 9,99, permite exportar gravações diretamente para o Drive ou Dropbox, gravar em mais formatos, utilizar um microfone Bluetooth, entre outros.

Gravador de Voz Hi-Q MP3

O Hi-Q MP3 possui uma vantagem importante na hora de considerar qual aplicativo baixar. Isso porque ele salva sua gravação em MP3, um dos formatos mais comuns para arquivos de áudio. Isso significa que sua mídia será compatível com quase qualquer outro aplicativo, dispositivo ou reprodutor de áudio, não sendo necessário nenhum tipo de conversão.

Outra facilidade deste app é poder escolher qual dos microfones conectados ao seu dispositivo você deseja utilizar, além de poder transmitir o arquivo para outros dispositivos por meio de Wi-Fi.

Este app está disponível apenas para Android, e possui versão gratuita e premium, que pode ser adquirida por R$ 12,99.

Otter

O Otter é um aplicativo desenvolvido para uso mais profissional, com recursos dedicados para reuniões de trabalho, como tomada de notas automática. Além disso, um dos grandes diferenciais deste app, que pode ser muito útil para estudantes, é a capacidade de transcrever o áudio, ou seja, transformar as falas em texto. 

O aplicativo possui uma versão gratuita, que permite até 600 minutos, ou 10 horas, de transcrição por mês, ou então minutos ilimitados em sua versão paga, e está disponível para Android e iOS. Uma dificuldade, porém, é que esse recurso só funciona para falas em inglês.

Smart Recorder – Gravador de alta qualidade

O Smart Recorder é uma ótima opção, que permite gravação até de chamadas de telefone, e possui uma interface limpa e intuitiva. Ele traz todas as funções comuns que se espera em aplicativos de gravação, e algumas ferramentas extras como a possibilidade de encurtar gravações cortando os momentos de silêncio do áudio.

Há ainda a possibilidade de utilizar controles de sensibilidade para identificar este silêncio, analisar o espectro de áudio ao vivo e widget para iniciar a gravação direto de sua tela inicial. 

Este app está disponível para Android e possui versão gratuita e premium.

Fonte: Android Authority

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário