Que música é essa? Aplicativos para descobrir música pelo som

Gostou de alguma música que ouviu em um vídeo, em um podcast etc., mas não faz ideia de qual seja o nome dela? No passado isso seria um problema, mas hoje em dia é muito fácil de descobrir. Isso porque há uma série de aplicativos para descobrir música pelo som!

A seguir, você descobrirá um pouco mais como funcionam estes aplicativos, além de ter uma lista com os melhores aplicativos da atualidade para descobrir música pelo som!

Como funcionam os aplicativos para descobrir música pelo som?

A ideia por trás destes aplicativos é muito simples. Basta que você abra o aplicativo em questão, coloque ele para reconhecer o som e dê play na música que deseja descobrir o nome ou o artista. O aplicativo escutará a faixa de áudio e em poucos instantes terá um parecer tanto do nome da música quanto do nome do artista.

A fonte de áudio pode ser o próprio smartphone, um computador, um rádio, uma televisão, Youtube etc. É preciso apenas que o aplicativo seja capaz de captar o som da música. Portanto, é preciso que ela esteja tocando claramente, sem muitos ruídos ou outros sons, pois isso pode atrapalhar a análise feita pelo app.

Com esses aplicativos, é possível encontrar praticamente qualquer música. É claro que músicas autorais ou pouquíssimo conhecidas podem não ser tão facilmente identificáveis. Porém, caso um aplicativo não seja capaz de reconhecer a música, não custa nada tentar identificar com outro dos apps mencionados.

Lista de apps para descobrir música pelo som

Confira a seguir algumas opções gratuitas de apps para descobrir qual música está tocando pelo som.

Shazam

Sem dúvidas, o aplicativo mais popular de reconhecimento de música é o Shazam. Recentemente adquirido pela Apple, o app segue disponível tanto para iPhone e sistemas da iOS quanto para Android.

Descobrindo música no Shazam

Ao iniciar o Shazam pela primeira vez, ele pedirá permissão para se sobrepor aos demais aplicativos. Concedendo esta permissão, você será capaz de identificar músicas em qualquer aplicativo. Ele também pedirá permissão para gravar áudios com seu smartphone: essa opção serve para que ele possa “escutar” as músicas a fim de analisá-las.

Uma vez concedidas as devidas permissões, basta que você aperte no botão redondo no centro da tela. O Shazam imediatamente começará a ouvir e reconhecerá praticamente qualquer música que esteja tocando!

Uma vez encontrada a música, você terá não só o nome dela e do artista em sua tela, mas também a opção de ver a letra, o clipe, quantas vezes ela foi identificada no app etc.

SoundHound

Interface do SoundHound

Outra opção de app gratuito para descobrir músicas pelo som é o SoundHound. Para utilizá-lo, você também precisará conceder permissão para que ele grave com o seu aparelho smartphone.

Um recurso bastante interessante do SoundHound é que você não precisa necessariamente colocar a música em questão para tocar (ou esperar até que ela toque). Você também pode cantar um trecho dela (ainda que mal!) ou murmurá-la/cantarolá-la. Porém, esta funcionalidade ainda não é muito precisa, especialmente em língua portuguesa.

Mas o aplicativo é, sim, muito preciso na hora de identificar as músicas pelo toque original dela. Ao encontrar a música, você será capaz não só de ouvi-la pelo próprio app, mas também acompanhar a letra dela!

Musixmatch – Letras de Música

Interface do MusixmatchApesar do nome, o Musixmatch não permite apenas que você descubra e acompanhe letras de música em tempo real: o app também permite que você descubra músicas apenas pelo som!

Embora seja menos popular que os outros dois mencionados anteriormente, o Musixmatch também tem um sistema de identificação bastante preciso. Além de encontrar a música, ele também exibe as legendas da música em tempo real. Com isso, você poderá não só ouvi-la, mas também acompanhar sua letra original ou sua tradução, além de poder arriscar-se a cantá-la!

O único ponto negativo do Musixmatch é a exigência de uma conta para utilizar os recursos do app. E convenhamos, né: ninguém merece, em pleno 2020, ficar registrando-se em aplicativos!

Google Assistente

O Google Assistente também consegue identificar músicas, seja do seu aparelho Android ou do iPhone e iPad! Com ele você só precisa baixar o Google app, ir no microfone que fica ao lado da barra de pesquisar e falar “Que música é essa?” ou clicar em Pesquisar uma música. Aqui, você terá duas opções: poderá achar quando a música estiver tocando ou você pode cantar, assoviar ou cantarolar! O Google app tentará identificar possíveis correspondentes para a música.

Gostou da leitura e quer mais dicas de aplicativos? Pois confira nossa sessão exclusiva com dicas, tutoriais, novidades e listas de apps!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário