Principais aplicativos para facilitar a vida de nômades digitais

Se você encontrou uma forma de trabalhar como nômade digital, profissional que trabalha de forma online e remota de qualquer lugar do mundo, e deseja começar, mas não conhece os principais aplicativos para facilitar a sua vida como nômade digital, este artigo irá ajudá-lo, pois dominar a tecnologia fará toda a diferença para o seu sucesso no nomadismo digital.

Isso porque, é muito importante que o profissional que deseja trabalhar como nômade digital conheça tecnologias facilitadoras que possam maximizar sua produtividade e ainda consiga auxiliar na sua organização, pessoal e profissional, afinal de contas é preciso conseguir criar uma rotina saudável ao mesmo tempo que evita imprevistos desnecessários.

Então, para ajudá-lo com isso, a redação do Tech News Brasil preparou 02 listas, uma com foco no trabalho e a outra com foco na viagem, onde citamos e apresentamos os principais aplicativos que visam facilitar a vida de nômades digitais.

Trabalho

Segue listagem dos principais aplicativos que visam ajudar os profissionais que desejam se tornar nômade digital a atuarem na área de maneira mais simplificada.

Reforçamos que subdividimos em categorias para facilitar a leitura e entendimento.

Comunicação

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de serviço de troca de mensagens, chamadas de voz e vídeo conferência por meio da internet.

Os serviços do app estão disponíveis em versão móvel e para desktop.

Skype

O Skype é um aplicativo de chamada de voz e vídeo, entre duas pessoas ou em grupo, por meio da internet, com recursos de legenda, compartilhamento de tela durante chamada e gravação de chamada.

O serviço oferece versão para desktop e móvel.

Produtividade e organização

Trello

O Trello é um aplicativo para gestão de projetos e divisão de tarefas entre membros de uma equipe, caso necessário.

O aplicativo está disponível em versão móvel e para desktop.

Google Drive

O Google Drive é um aplicativo para armazenamento em nuvem de arquivos e documentos que podem ser compartilhados por meio de link ou endereço de e-mail.

O serviço do Google oferece versão móvel e para desktop.

Doodle

O Doodle é um aplicativo de serviço de agendamento, programação e convite para reuniões, em geral, conforme disponibilidade dos convidados.

O serviço oferece versão móvel e para desktop.

Evernote

O Evernote é um aplicativo para armazenar e compartilhar anotações, arquivos, listas de tarefas, fotos e lembretes de voz de maneira rápida e segura.

O serviço oferece versão móvel e desktop sincronizadas automaticamente.

Viagens

Segue listagem dos principais aplicativos que visam ajudar os profissionais nômade digital durante as suas viagens, em outros aspectos do estilo de vida nômade.

Reforçamos que subdividimos em categorias para facilitar a leitura e entendimento.

Idiomas

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas interativo e de fácil compreensão, com cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto, totalmente gratuito.

Os serviços do app estão disponíveis em versão móvel e para desktop.

Google Translate

O aplicativo Google Translate é um tradutor de idiomas, que pode ser falado, digitado ou transcrito por meio de foto.

Ou seja, atua como um intérprete pessoal. O aplicativo do Google conta com versão móvel e para desktop.

Transporte

Uber

O Uber é um aplicativo de mobilidade que oferece serviço de viagem com motoristas qualificados. Ou seja, é um serviço de motorista de aplicativo.

O cliente pode efetuar o cadastro via desktop, porém, os pedidos de corrida só podem ser realizados por meio de dispositivos móveis.

Waze

O Waze é um aplicativo de trânsito e navegação baseado em dados dos motoristas da comunidade.

O serviço também conta com uma versão, intitulada Waze Carpool, de compartilhamento de viagens ou caronas.

O aplicativo pode ser acessado via desktop, mas a sua principal funcionalidade é para dispositivos móveis.

BlaBlaCar

O BlaBlaCar é um aplicativo de compartilhamento de viagens, mais comumente chamado de carona, onde quando alguém precisa de uma carona, basta fazer uma reserva on-line com um condutor que ofereceu uma carona para a região ou local e dividir as despesas com o condutor no fim da carona.

Os serviços do BlaBlaCar estão disponíveis em versão móvel e para desktop.

Google Maps

O Google Maps é um aplicativo de navegação, deslocamento e trânsito, que oferece opções de trajetos para deslocamento de carro, moto, transporte público, a pé, táxi ou veículo de transporte por aplicativo, bicicleta e voos.

As opções de trajetos variam dependendo do tipo de dispositivo, móvel ou desktop, utilizado para pesquisa.

Hospedagem

Airbnb

Aplicativo de hospedagem, acomodação e estadias com opções de lugares de qualidade e design diversificado em todo o mundo.

O aplicativo também oferece serviços de atividades guiadas com especialistas locais e refeições inclusas.

O aplicativo Airbnb oferece seus serviços em versão móvel e desktop.

Booking

O Booking é um aplicativo de reserva de hospedagem para hotéis, albergues, pousadas, resorts, chalés, apartamentos, casas de campo e outros.

O aplicativo também oferece serviços de voos, aluguel de carros, passeis e atividades e táxis aeroporto.

O aplicativo conta com versão móvel e desktop.

Socialização

TripAdvisor

O TripAdvisor é um plataforma completa, que oferece serviços de hospedagem, voos, aluguéis para temporada, mas seu grande diferencial e quanto ao serviço de atrações e restaurantes.

Pois indica muitas opções interessantes de locais para conhecer na região.  O

TripAdvisor conta com versão móvel e desktop.

Meetup

O Meetup é uma plataforma para encontrar e desenvolver comunidades locais em todo o mundo. Ou seja, trata-se de um aplicativo para quem deseja conhecer outras pessoas e aprender coisas novas juntas.

A plataforma conta com versão móvel e para desktop.

Todos os aplicativos citados neste artigo são muito bons e por isso é recomendado efetuar testes de adaptações, isso porque cada pessoa pode se adaptar melhor a tecnologias e metodologias distintas.

Para finalizar, vale destacar que apesar do estilo de vida nômade ser muito atraente, é muito valido primeiro criar um negócio online que seja estável para trabalhar e que gere lucro, pois somente assim você poderá começar a se planejar para viajar pelo mundo.

Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, confira o artigo sobre nômades digitais no site da Stoodi.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário