App de Realidade Aumentada da Google atinge 1 bilhão de downloads

A marca de 1 bilhão de downloads é um patamar que muitos aplicativos sonham em chegar. Esse número representa muito mais do que apenas a popularidade, mas também denota a qualidade e a boa execução e utilidade do aplicativo.

A última adição à lista dos mais baixados foi o ARCore, sistema que permite e facilita a utilização de funcionalidades de Realidade Aumentada nos smartphones Android. O sistema da Google integra a utilização da câmera e do processamento espacial e simplifica a vida de quem quer jogar ou usar uma experiência em Realidade Aumentada.

Não só isso, o aplicativo também facilita a vida do desenvolvedor, que pode contar com o ARCore e não precisa desenvolver os sistemas de realidade aumentada novamente. Além disso, o suporte da Google para um sistema de utilização própria conta com ajuda e atualizações constantes e significativas.

Se você quer saber mais sobre esse aplicativo e o marco de 1 bilhão de downloads, fique ligado no artigo a seguir.

O que é o ARCore?

De forma simplificada o ARCore é uma base de desenvolvimento que pode ser utilizada por jogos e outros aplicativos para reproduzir funcionalidades em realidade aumentada

Com isso é possível criar uma nova aplicação que não precisa necessariamente conter os sistemas de leitura de AR internamente, mas utiliza as funções do ARCore de maneira auxiliar.

A Realidade Aumentada (Augmented Reality ou AR), por sua vez, é uma função que permite ao celular aplicar mudanças e elementos digitais em imagens reais. Isso funciona tanto em tempo real, onde o aplicativo vai alterar a imagem da câmera, como em sistemas de mapas e armazenamento de informações.

Se você já teve que escanear um QR code sabe como a realidade aumentada funciona. O aplicativo pega as imagens da câmera e utiliza sensores 3D para posicionar elementos com os quais é possível interagir ou não.

Jogos como Pokemon Go, febre de 2016, utilizam esse sistema de interação com a Realidade Aumentada para trazer uma experiência real. O jogador se movimenta e a câmera, unida ao sistema do ARCore, processa essa imagem e cria a interação imersiva.

Entretanto, o ARCore não é um aplicativo comum e seu acesso geralmente não é feito pelo usuário, mas sim por outros aplicativos como de experiências e jogos, que conversam com o ARCore para trazer a experiência da melhor forma.

Sendo assim o ARCore é um aplicativo instalado automaticamente quando outro que utiliza suas funções é baixado. Isso, em parte, é a causa de sua popularidade. Não é como se houvesse outra opção, tornando o ARCore essencial para qualquer funcionalidade AR de dispositivos Android.

Realidade Aumentada

O termo amplamente utilizado refere-se a qualquer experiência que utilize da câmera para misturar elementos visuais da realidade com um “aumento” feito pelos elementos virtuais colocados pelo software.

Essa tecnologia, não muito velha, é principalmente utilizada para visualização de objetos e interação com o universo digital. Nas experiências é comum encontrar fatores animais, biológicos e até fantasiosos, com os quais se pode interagir e até brincar.

Um dos usos mais comuns é para aplicativos que exploram conhecimentos cuja visualização é fator essencial. Isso se dá, por exemplo, com aplicativos de animais ou biologia, que traz um modelo 3D do objeto e permite ao usuário interagir com o mesmo.

Uma das experiências em realidade aumentada mais famosas dos últimos tempos é o aplicativo de interação da Disney+ para a série The Mandalorian. No aplicativo é possível interagir com os personagens da série e trazê-los para dentro de casa e praticamente para qualquer lugar.

Na tela será possível ver o personagem escolhido parado onde você quiser. Pode ser no piso da cozinha, em cima da mesa de jantar, ou mesmo no trabalho. Basta apontar a câmera para um local aberto e plano e trazer o Baby Yoda ou o Mando à vida.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário