Apple pode estar desenvolvendo carro elétrico 100% autônomo para 2025

Rumores sugerem que o carro elétrico da Apple vai dispensar completamente a intervenção humana.

Apple pode estar desenvolvendo carro elétrico 100% autônomo para 2025 (Imagem: Zhiyue Xu/Unsplash)
Apple pode estar desenvolvendo carro elétrico 100% autônomo para 2025 (Imagem: Zhiyue Xu/Unsplash)

A Apple, gigante da tecnologia especializada em eletrônicos de consumo, pode estar desenvolvendo seu próprio carro elétrico, com previsão de lançamento para o ano de 2025. Ao menos é o que noticiou o site Bloomberg, que teve acesso a algumas fontes confiáveis de dentro da empresa.

Segundo essas fontes, a Apple está pressionando a equipe de desenvolvimento para acelerar a produção e lançar o modelo até 2025. Além disso, o carro elétrico da Apple aparentemente vai ter um foco grande em autonomia, sendo totalmente autônomo, e não apenas semiautônomo como modelos de outras empresas. Com isso, o carro elétrico da Apple dispensaria completamente a intervenção humana, pois todos os aspectos da condução, desde a direção até a aceleração, seriam controlados pelo computador de bordo.

Porém, alcançar este feito não é nada fácil, e a Apple está tendo vários problemas ao longo do projeto, desde os desafios habituais no desenvolvimento de uma nova tecnologia até lutas de lideranças, demissões e atrasos. Ao longo dos sete anos do projeto, quatro executivos já saíram do comando, com Kevin Lynch, executivo de Software do Apple Watch, sendo o quinto a assumir a liderança, e aparentemente partiu dele as mais recentes ideias.

As fontes às quais o Bloomberg teve acesso também sugeriram que a Apple já concluiu uma das principais etapas do desenvolvimento: a criação do processador que será utilizado na primeira geração do veículo. Os responsáveis pela criação do chip não foram engenheiros de automóveis, mas as equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos processadores do iPhone, do iPad e do Mac.

Mesmo com essa etapa concluída, a Apple tem vários obstáculos pela frente caso queira vencer suas concorrentes, que também estão na corrida pelo carro 100% autônomo, como a Volkswagen. Alguns desses obstáculos são a imprevisibilidade do tráfego e os problemas climáticos, como a neve. Caso a Apple não encontre soluções viáveis, é possível que as primeiras gerações dos seus carros elétricos não venham a ser realmente 100% autônomos, exigindo que o condutor assuma o controle em determinadas situações.

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Perto da Black Friday, PlayStation 5 sofre aumento de R$ 100 no Brasil

Fonte: Bloomberg

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário