Asas da Ambição: conheça a história real que inspirou a nova série turca da Netflix

Asas da Ambição é a mais nova produção turca popular da Netflix, que atualmente se encontra entre as séries mais vistas da plataforma. O que a maior parte do público pode não saber é que há um fundo de história real nessa trama de ambição e obsessão.

Criada por Meriç Acemi, mesma produtora de outros sucessos turcos como Love 101, a série foi inspirada em alguns casos que se tornaram famosos no país do Oriente Médio e que acabaram sendo vistos com certo escândalo pela mídia.

Confira a seguir mais detalhes sobre a base de criação utilizada em Asas da Ambição.

Sobre Asas da Ambição

asas-da-ambicao-conheca-a-historia-real-que-inspirou-a-nova-serie-turca-da-netflix

Ambientada principalmente na redação de uma famosos noticiário, Asas da Ambição acompanha a estagiária Asli Tuna, uma jovem ambiciosa e obcecada pela vida e carreira da famosa âncora de TV Lale Kiran, com quem passa a trabalhar.

Disposta a absolutamente tudo para alcançar seus objetivos dentro do novo emprego, Asli não vê problemas em manipular as pessoas e os recursos ao seu redor, mesmo que isso tenha consequências irreparáveis.

A história real que inspirou Asas da Ambição

Asas da Ambição tem muito de ficção, no entanto, parte de sua narrativa é sim inspirada em historia real.

Em geral  a série foi baseada na vivência comum de bastidores de redações de telejornal, um ambiente que, por si só, é competitivo e passível de proliferação de boatos entre os que ali trabalham.

De maneira mais específica porém, acredita-se que a personagem Lale Kiran foi diretamente inspirada em alguns jornalistas que acabaram tendo suas carreiras prejudicadas depois de adotarem posturas consideradas “conflitantes” com a política de suas emissoras.

A jornalista turca Banu Guven pode ter sido uma dessas inspirações. Ela trabalhou durante 14 anos na emissora NTV, mas acabou sendo demitida em 2011 depois que o canal começou a impor uma visão política sobre os entrevistados de seu programa, inclusive, impedindo que algumas pessoas pudessem dar entrevistas. Guven não aceitou bem essas imposições, e passou a ter uma postura crítica em suas declarações, tornando-se um alvo de difamações nas mídias sociais.

A apresentadora e jornalista Sedef Kabas é provavelmente outra figura famosa do jornalismo da Turquia a ser usada como inspiração para a personagens Lale Kiran. Kabas acabou virando notícia no mundo todo depois que foi presa no início de 2022, acusada de insultar o presidente da Turquia. O mais chocante é que essa não foi a primeira vez que a jornalista ficou na mira do judiciário por suas declarações políticas.

Ela já havia sido julgada e absolvida em 2015 por alguns artigos e publicações feitas no Twitter em 2013 relacionadas ao famoso escândalo de corrupção do governo Turco. Já em 2019 a jornalista recebeu uma sentença (suspensa) de 11 meses por, supostamente, ter insultado o presidente em uma rede de TV.

Kabas acabou se tornando um dos rostos mais famosos da luta contra a censura dos veículos de impressa da Turquia.

A moral por trás da série turca

Com todos esses casos da vida real na qual foi inspirada, a moral que acaba sendo passado ao final de Asas da Ambição é sobre a importância da integridade dos meios de mídia jornalística.

A diferenciação entre verdade e notícias falsas difundidas sem controle em redes sociais, é essencial para que se mantenha o bem estar na sociedade e a confiança nos meios de comunicação que tem o dever de informar o povo com a verdade e não de servir aos altos poderes governamentais ou empresariais.

CONFIRA Também:

5 Lançamentos da Netflix para você assistir nesse final de semana!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar