Por que o filme Ascensão do Cisne Negro está dividindo opiniões na Netflix?

Uma das mais recentes adições do catálogo da Netflix é Ascensão do Cisne Negro, filme de ação e suspense protagonizado por Sam Heughan que atualmente se encontra no TOP 1 de mais assistidos da plataforma de streaming no Brasil.

Porém, apesar de estar fazendo um sucesso estrondoso no Brasil, o filme vem dividindo bastante as opiniões dos assinantes da Netflix. Enquanto alguns tecem elogios ao filme, especialmente pelo protagonista e pelas cenas de ação, outros estão espumando de raiva pelo tempo perdido com um filme tão superficial e com tantos furos e forçadas de roteiro.

Nesta matéria do Tech News Brasil, vamos apresentar algumas possíveis explicações para o porquê de Ascensão do Cisne Negro estar dividindo tanto as opiniões do público da Netflix! Confira!

Sobre o filme Ascensão do Cisne Negro

Sam Heughan como Tom Buckingham em Ascensão do Cisne Negro (Imagem: Divulgação/Vertigo Films | Netflix)
Sam Heughan como Tom Buckingham em Ascensão do Cisne Negro (Imagem: Divulgação/Vertigo Films | Netflix)

No filme Ascensão do Cisne Negro, acompanhamos o ex-soldado das Forças Especiais Tom Buckingham (Sam Heughan), que, no meio de uma viagem de Londres a Paris com sua namorada, acaba presenciando uma tentativa de terrorismo no Eurotúnel, o túnel ferroviário no Canal da Mancha que conecta a Inglaterra à França.

Quem está por trás do atentado é o grupo, subordinado a governos corruptos e grandes corporações, conhecido como Os Cisnes Negros (daí o nome do filme). Coincidentemente, Tom havia falhado recentemente em uma missão que envolvia prender os chefões dessa organização criminosa, liderada por William Lewis (Tom Wilkinson) e sua filha, Grace (Ruby Rose).

Durante o atentado, Os Cisnes Negros executam alguns passageiros e mantêm outros como reféns, inclusive a namorada de Tom, Sophie (Hannah John-Kamen). Sendo o único a conseguir escapar, o ex-soldado precisa agora enfrentar o grupo terrorista sozinho a fim de salvar sua namorada e os demais passageiros.

Aproveite e confira também:
Star+ chega ao Brasil nesta terça-feira (31); saiba o que esperar!

Por que ele está dividindo opiniões na Netflix?

Apesar de estar atualmente no TOP 1 de mais assistidos da Netflix no Brasil, o filme Ascensão do Cisne Negro não vem agradando muito a crítica.

No IMDB, o filme está atualmente com nota 5.1 de 10 com base em quase 10 mil avaliações. Já no Rotten Tomatoes, o filme teve 53% de aprovação entre os críticos e 75% entre a audiência geral. O que faz de Ascensão do Cisne Negro um filme um pouco abaixo da média.

Quem gostou do filme elogia alguns pontos fortes dele, como o elenco de peso (apesar de as atuações não convencerem), a qualidade da produção e as cenas de ação e suspense que, embora sejam um pouco genéricas, agradam os fãs dos gêneros.

Sam Heughan, que faz o papel principal, está em uma ótima fase em sua carreira, ganhando bastante popularidade por estar interpretando Jamie Fraser na série Outlander. Isso certamente contribuiu para o sucesso do filme na Netflix. Porém, Ascensão do Cisne Negro tem vários pontos fracos (inclusive a própria atuação de Heughan, que deixa bastante a desejar).

O principal problema é o roteiro, constantemente forçado a fim de dar ao personagem principal alguma solução ou vantagem. Mesmo sendo um ex-soldado das Forças Especiais, é difícil de acreditar que Tom conseguisse dar conta de todos os bandidos sozinho, mesmo ferindo-se constantemente.

Outro problema do filme é que, apesar de ser consideravelmente longo (2h 5min), os personagens são extremamente superficiais e acabam muitas vezes tomando atitudes burras e incoerentes. Por exemplo, os Cisnes Negros são representados como inescrupulosos mercenários, que não hesitam em executar diversos passageiros do trem. Porém, em uma cena em que um dos passageiros passa mal, os vilões solicitam a ajuda de Sophie, namorada de Tom, nitidamente apenas para incluí-la em cena.

É inegável que Ascensão do Cisne Negro é um sucesso da Netflix, com possibilidade de uma eventual sequência no futuro. Porém, pelos problemas que listamos nesta matéria (e por outros que não mencionamos para evitar spoilers) assistir a este filme é pura perda de tempo para muitos assinantes.

Gostou dessa matéria sobre Ascensão do Cisne Negro, novo filme da Netflix? Pois confira também:
Vale a pena assistir ao filme Ascensão do Cisne Negro na Netflix?

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar