“Ataque dos Cães” recebeu 12 indicações ao Oscar. O que tem de especial nesse filme da Netflix?

Os indicados ao Oscar 2022 foram anunciados no início dessa semana e, como já era previsto, o filme Ataque dos Cães acabou recebendo indicações em diversas categorias. Mas, afinal de contas, o que há de tão especial nesse filme da Netflix para ter conquistado a crítica de tal jeito?

Pois bem, assim que foi lançado em novembro do ano passado, já era bastante nítido que esse longa produzido pela Netflix não seria apenas mais um lançamento isolado de 2021. Com um elenco poderoso e com uma já ganhadora do Oscar na direção, Ataque dos Cães é o típico filme com “cara de Oscar”, mesmo que parte dos espectadores não tenha conseguido ver todo esse potencial.

Com a abordagem de um assunto em voga, porém, em uma ambientação de época e com interpretações explosivas, o filme leva a problemática de sua história para um campo quase universal, deixando claro que, independente da década, homens como o protagonista sempre irão existir.

Mas, se você faz parte do time que ainda não viu o filme, ou viu, mas não compreendeu o alarde em volta dele, nos tópicos a seguir a gente relaciona tudo o que a Academia de Cinema pode ter visto em Ataque dos Cães para lhe render tantas indicações ao Oscar.

Masculinidade tóxica

ataque dos cães oscar

A temática sobre a chamada masculinidade tóxica está em alta já há algum tempo e a maior parte de Ataque dos Cães aborda justamente esse assunto.

Considerando que o filme se passa no início do século 20, é realmente impressionante como Jane Campion (diretora do filme) conseguiu apreender em cena as consequências que uma criação machista tem sobre os próprios homens. No caso, o protagonista Phil, que escondeu durante toda a vida seus sentimentos, se tornando um homem cruel, passivo-agressivo e sedento por controlar tudo e todos a sua volta.

Sabendo como o Oscar acaba reverenciando produções que falam sobre problemas sociais (claro, quando essas são feitas com qualidade), esse é um dos pontos que explicam o sucesso do longa com a Academia.

Grandes Atuações

Dificilmente um filme com atuações ruins, conquista as atenções da Academia apenas por sua história, por isso mesmo, a produção de Ataque dos Cães fez questão de escalar um elenco super competente e cheio de figurinhas já carimbadas na maior premiação do cinema.

Longamente se falou que essa é a melhor atuação da carreira de Benedict Cumberbatch, e não é para menos já que o ator britânico abraçou fortemente a oportunidade de dar vida a um cowboy americano com todos os trejeitos do “homem branco, macho e rústico” da época, saindo muito da zona de conforto de seus papéis habituais.

O elenco coadjuvante também entregou algumas de suas melhores performances, tanto da já indicada Kirsten Dunst, quanto dos dois estreantes na concorrência do Oscar, o marido da atriz, Jesse Plemons, e o jovem Kody Smith-McPhee.

A direção feminina de uma história masculina

Por fim, a direção de Jane Campion é certamente a maior responsável por tantas indicações do filme para a premiação desse ano.

A cineasta, aliás, é a única mulher a concorrer duas vezes na categoria de Melhor Direção, motivo de alegria, mas também de tristeza considerando a exclusividade dessa marca.

De qualquer modo, o olhar feminino sobre um assunto masculino tão sensível e tabu por tantos anos, certamente fez toda a diferença. É possível perceber isso na sutileza das demonstrações de sentimentos dos atores, nas cenas em que o protagonista acredita estar sozinho, na sensibilidade sem obviedade dos diálogos entre o casal formado por Kirsten Dunst Jesse Plemons e na relação de manipulação estabelecida entre os personagens de Cumberbatch McPhee.

Considerando a abertura que, finalmente, o Oscar tem dado para o olhar feminino sobre as relações universais, não há dúvidas que o trabalho de Campion é o grande responsável pela ascensão do filme.

CONFIRA Também:

Removidos da Netflix em fevereiro? Filmes e séries que vão deixar a plataforma

E você, assistir Ataque dos Cães? O que achou das várias indicações do filme ao Oscar? Conta para a gente nos comentários.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar