Atualização do Firefox traz recurso que bloqueia rastreamento

Atualização do Firefox traz recurso que bloqueia rastreamento

A Mozilla anunciou na última terça-feira, dia 22 de outubro de 2019, que a empresa está implementando ao Firefox um novo recurso que oferece um relatório gratuito descrevendo o número de rastreadores de mídia social e de terceiros bloqueados automaticamente pelo navegador Firefox com Proteção Avançada de Rastreamento que foi implementado em junho deste ano.

A nota da companhia explicou que o novo recurso, ativado por padrão, visa proporcionar maior privacidade online, deste modo a empresa tem o objetivo de mostrar aos usuários todas  as etapas extras necessárias para protegê-lo quando está online, para que tenha uma maior visibilidade de como está sendo rastreado on-line.

O setor usa padrões obscuros para levar as pessoas a“ consentir ”com uma quantidade inimaginável de coleta de dados. Essas interfaces foram projetadas para permitir que você acompanhe seu comportamento enquanto navega na Web ”, disse Selena Deckelmann, diretora sênior de engenharia do Firefox da Mozilla. “Os Princípios de Privacidade de Dados do Firefox são concisos e claros. Nós respeitamos sua privacidade, tempo e atenção. Tu mereces melhor. Para o Firefox, isso é normal. E estendemos essa filosofia a como protegemos você de outras pessoas on-line.

Relatório de proteções de privacidade do Firefox

De acordo com a Mozilla o novo recurso incluí dados de quantas vezes a Proteção Avançada de Rastreamento bloqueou uma tentativa de identificá-lo com cookies, ou seja, a empresa vai apresentar o número de rastreadores de sites e mídias sociais , impressoras digitais e cryptominers que foram bloqueados durante o uso do navegador.

Outro dado incluso no relatório de proteção de privacidade do Firefox é a apresentação de um resumo do número de senhas não seguras que podem ter sido usadas em uma violação, informação que visa possibilitar que o usuário possa executar uma ação para atualizar e alterar essas senhas.

Para ter acesso ao relatório basta clicar no ícone de escudo e, em seguida, clique em Mostrar relatório, e a ferramenta apresentará uma visão geral completa de suas proteções de privacidade baseado nas atividades online da sua semana.

Outras novidades da nova versão do Firefox

A versão mais recente do Firefox também inclui a habilitação de usuários para gerar e gerenciar senhas com o Firefox Lockwise, manter-se informado sobre violações de dados com o Firefox Monitor, que está integrado ao navegador Firefox e a seus recursos.

Para finalizar o anúncio a companhia ainda explicou que a empresa removeu as informações do caminho do referenciador HTTP enviado para rastreadores de terceiros para evitar vazamentos adicionais de dados na versão atual do Firefox.

Fonte: Blog Mozilla

Deixe uma resposta

Fechar Menu