Confira mais detalhes da atualização de abril do PlayStation 5

Essa semana, a Sony lançou a maior atualização até agora para o PlayStation 5, incluindo novas opções que permitem que o jogador salve seus jogos em drives externos. Porém, esse update trouxe muito mais mudanças do que o que foi divulgado inicialmente no anúncio da empresa. 

Entre as novidades, há diversas melhorias no suporte a HDR e a taxas de 120 Hz, já que não são todos os jogos ou aplicações que suportam essas tecnologias. Há também mais possibilidades de configuração para HDMI e gerenciamento de seus games.

Confira a seguir as principais mudanças trazidas pela atualização de abril do PlayStation 5.

detalhes da atualização de abril do PlayStation 5
Confira mais detalhes da atualização de abril do PlayStation 5. (Imagem: Reprodução/PlayStation)

A primeira mudança citada pela empresa, que já contamos aqui no Tech News, é a possibilidade de armazenar seus jogos em unidades de drive externas. Porém, é permitido apenas salvar esses jogos, e não é possível jogá-los a partir deste local.

Caso queira jogar algum game que esteja neste hard drive, é necessário primeiro copiar o jogo para o armazenamento interno do console. A vantagem desse processo é que a transferência é mais rápida do que fazer o download a partir da internet.

Outra novidade é a capacidade de utilizar o Share Play com outros jogadores no PlayStation 4. Dessa forma, é possível convidar amigos para assistir seu jogo ou então passar o controle para eles. Também foi adicionado, como opção de acessibilidade, uma lente para aumentar porções da tela, deixando texto e imagens mais fáceis de visualizar. 

Configurações de Imagem e TV

Já para gráficos, a partir de agora é possível utilizar monitores para PC que tenham a capacidade de reproduzir a 120 Hz na resolução 1080p. Isso já era possível com TVs compatíveis, mas agora o suporte foi estendido também para estes monitores.

Há ainda um novo recurso, que permite alternar automaticamente a saída de vídeo para SDR, no caso em que o jogo ou aplicação que estiver sendo usado não suportar HDR. Dessa forma, o jogador não precisará fazer a mudança manualmente toda vez que estiver vendo alguma mídia deste tipo.

A Sony implementou também algumas configurações interessantes para a saída HDMI. A opção se chama “One-Touch Play” e permite que, quando o player ligar seu PlayStation 5,  a TV ligue junto, já na saída de vídeo correta. Além disso, quando se desligar a TV, o console entrará no modo de descanso automaticamente.

Configurações de Chat e Equipes

Essa atualização trouxe, inclusive, facilidades para jogos multiplayer, a partidas das quais se pode desativar o chat de áudio do game. Com essa opção ativada, outros jogadores não ouvirão sua voz e você não ouvirá a deles. Porém, isso não se aplica ao chat de áudio em equipes.

Sobre equipes, houve mais algumas mudanças introduzidas pelo update. A partir de agora, será mais fácil visualizar seus amigos que estão online e equipes recentes de que participou. Para isso, basta utilizar os botões R1 e L1 para alternar entre as abas rapidamente.

Há também a opção de ativar ou desativar as notificações para cada uma das equipes e ajustar individualmente o volume de voz de cada jogador.

Outras configurações

Outra opção útil que foi adicionada é a capacidade de parar de seguir jogos, de modo que as suas atualizações não fiquem aparecendo toda vez que se liga o console. Seja um jogo que comprou e não gostou, adquiriu pelo PlayStation Plus ou simplesmente não quer mais ver o jogo, agora é possível removê-los do feed.

Por fim, a atualização traz opções de procurar por jogos que foram comprados, esconder jogos na biblioteca e algumas mudanças para otimizar performance e estabilidade. 

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: PlayStation

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário