Audiobooks no Spotify: streaming lança novo audiobooks gratuitos

Agora você pode ouvir audiobooks no Spotify de graça! A plataforma de streaming de música e podcasts lançou na última segunda-feira (25), novo títulos gratuitos.

Mas além do lançamentos dos audiobooks, a plataforma ainda planeja realizar uma expansão dos seus serviços. Assim, a tendência é que conteúdos desse tipo, cada vez mais, façam parte da plataforma. Saiba mais sobre a novidade!

Audiobook no Spotify
Audiobook no Spotify: nove títulos chegam gratuitamente ao streaming (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Audiobooks no Spotify: nove títulos chegam de graça

Nessa semana, o Spotify lançou nove audiobooks gratuitos para a sua plataforma de streaming. Assim, os livros em formato de áudio podem ser acessados de graça pelos usuários.

Contudo, em um primeiro momento, os títulos lançados pela plataforma são obras em domínio público, gravados de forma exclusiva para o streaming.

Assim, os nove audiobooks no Spotify que estão disponíveis são:

  • Cane, de Jean Toomer e narrado por Audra McDonald;
  • Frankenstein, de Mary Shelley e narrado por David Dobrik;
  • Great Expectations, de Charles Dickens e narrado por James Langton;
  • Jane Eyre, de Charlotte Brontë e narrado por Sarah Coombs;
  • Narrative of the Life of Frederick Douglass, an American Slave, de Frederick Douglass e narrado por Forest Whitaker;
  • Passing, de Nella Larsen e narrado por Bahni Turpin;
  • Persuasion, de Jane Austen e narrado por Cynthia Erivo;
  • Red Badge of Courage, de Stephen Crane e narrado por Santino Fontana;
  • The Awakening, de Kate Chopin e narrado por Hilary Swank.

E como fazer para acessar?

Audiobook no Spotify: como ouvir de graça? (Imagem: Reprodução/Spotify)

Audiobooks no Spotify: como ouvir de graça?

Para ouvir os nove audiobooks no Spotify, basta acessar a plataforma de streaming e procurar pelos títulos na barra de busca.

Além disso, os livros em áudio aparecem na plataforma com a mesma interface dos podcast. Vale destacar ainda que os livros estão separados por episódios.

Ou seja, em grade parte dos casos, a separação acontece por capítulos, como no caso do livro Frankenstein, de Mary Shelley e narrado por David Dobrik.

Mas vale ressaltar que, por enquanto, os audiolivros estão disponíveis apenas em língua inglesa. O conteúdo está disponível tanto por assinantes quanto usuários da versão gratuita do streaming de músicas.

E o que é audiobook? (Imagem: Reprodução/Unsplash)

O que são audiobooks?

Mas o que são os audiobooks? Conhecidos como “livro em áudio”, esse tipo de conteúdo é a gravação de um livro por um narrador.

O modelo de livro em áudio surgiu lá nos anos 30. Mas além, o “talking book”, como era conhecido, surgiu para ajudar pessoas com deficiência visual.

Contudo, diferente de hoje, o conteúdo chegava aos ouvidos das pessoas por meio de fitas cassetes, disquetes de computador, ou CDs.

Atualmente o conteúdo tem por objetivo otimizar a “leitura” de livros, e está acessível em formato MP3, aplicativos e plataformas de streaming, como Spotify.

Plataforma deve investir em ainda mais conteúdo

Apesar de os nove títulos que chegam no Spotify gratuitamente estarem em inglês, é bem provável que a plataforma invista em uma expansão desse tipo de operação.

Isto é, de acordo com algumas fontes, a plataforma anunciou recentemente uma vaga ara chefe de audiolivros. Assim, é possível que haja uma expansão do conteúdo, com novos títulos gratuitos.

Aliás, a ação surge pouco tempo depois da queda nas ações do Spotify. No início do ano, analistas lançaram dúvidas sobre o investimento em podcast, apontando que o streaming de áudio não mostrou “nenhum benefício material” com o investimento de mais de US$ 800 milhões em conteúdo e tecnologia de podcast.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário