Áudios do WhatsApp: app deixa de avisar se mensagem foi ouvida

Os áudios do WhatsApp não terão confirmação de que o destinatário ouviu a mensagem. Ao menos é o que acontece se você desativar a confirmação de leitura de mensagens no app.

A novidade, descoberta na última semana, faz com que o símbolo de “microfone azul” não apareça em áudios enviados e ouvidos pelo destinatário. Saiba mais!

Áudio do WhatsApp
Áudio do WhatsApp: app deixa de avisar de mensagem foi escutada (Imagem: Reprodução / Flickr)

Áudios do WhatsApp: app deixa de avisar se mensagem foi escutada

O recurso, que muitos usuários pediam, chegou de forma discreta na última semana. Isto é, o famoso “check azul” das mensagens do WhatsApp agora pode ser desativado também dos áudios.

Apesar de não estar disponível para todos os usuários, a tendência é que a novidade chegue para mais usuários. Até o momento, o recurso aparece na atualização do app para iPhone (iOS), na versão 2.21.40.13.

A falta de confirmação dos áudios do WhatsApp foi notada na última semana por alguns usuários. Pelo Twitter, muitos usuários estranharam a mudança, acreditando que a alteração poderia ser apenas um erro.

Rede social não confirma a mudança

Por outro lado, a própria rede social ainda não se pronunciou sobre a recente alteração. Com isso, a falta de confirmação dos áudios do WhatsApp ainda é uma incógnita.

Isto é, sem uma confirmação oficial, o recurso, que era aguardado pelos usuários, ainda não está garantido nas próximas atualizações.

Contudo, a tendência é que a mudança seja uma extensão da funcionalidade que confirma a visualização de mensagens. Antes de chegar aos smartphones, apenas mensagens de textos contavam com a desativação da confirmação de visualização.

Usuários comemoram novidade

Apesar de não haver uma confirmação de que é apenas um bug ou um novo recurso permanente, usuários receberam bem a novidade.

Assim como a desativação da confirmação de leitura, a opção de não mostrar que ouviu os áudios do WhatsApp é um pedido antigo dos usuários.

Antes, para driblar a confirmação, o usuário precisava encaminhar a mensagem de áudio para si mesmo, ou para outro contato, para assim ouvir sem ser dedurado.

Mas vale ressaltar que a mudança pode, sim, ser temporária. Por enquanto, apenas as mensagens de áudio enviadas ao iPhone permitem que o usuário não confirme que as ouviu.

As versões para Android e para desktop do WhatsApp não receberam a novidade. Ou seja, nessas versões, a confirmação de que o áudio foi ouvido continua. Ao menos por enquanto.

Áudios do WhatsApp: desativando a confirmação

Enquanto a rede social não confirma nem desmente a novidade, os usuários do smartphone da Apple podem aproveitar a brecha. E como fazer isso?

Em resumo, para desativar a confirmação de que ouviu áudios do WhatsApp, basta desativar a confirmação de mensagens do app.

Para isso, basta abrir o menu de configurações do WhatsApp no iPhone, buscar pela opção de Privacidade e encontrar o botão “Confirmação de leitura”.

Com isso, tanto as mensagens de texto quanto as de voz não vão ter a confirmação de visualização ou abertura. Contudo, é uma faca de dois gumes: afinal, o próprio usuário também não vai mais receber a confirmação de leitura de suas mensagens.

 

Aproveite também para seguir a Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário