Dicas pra baixar aplicativos que não estão na Google Play com segurança- Dicas importantes

O mais recomendado, sempre, é baixar os apps oficiais nas lojas de aplicativos, como a Google Play, loja dos dispositivos Android. Isso porque os apps disponibilizados nessa loja são em sua grande maioria seguros, pois o Google certifica-se de que eles estão livres de ameaças. Porém, em alguns casos, às vezes é necessário baixar aplicativos de fora da Store. Quando isso se faz necessário, é preciso tomar alguns cuidados.

Segurança de dispositivos Android

No artigo de hoje, daremos algumas dicas importantes para que você, caso precise, baixe aplicativos que não estão na Google Play com o máximo de segurança possível.

Dicas para baixar aplicativos de fora da Google Play

Pesquise a respeito da procedência do site

Primeiramente, convém pesquisar um pouco sobre a procedência do site de onde você vai baixar. Procure a opinião de outros usuários, por notícias envolvendo o site etc. Caso seja um site já antigo e com bastante usuários ativos, as chances de o site hospedar o download de um aplicativo inseguro são pequenas.

Porém, tome bastante cuidado se o site não ter uma equipe por trás dos downloads: caso qualquer pessoa possa fazer o upload de um aplicativo no site para download, evite baixar qualquer arquivo, pois pode haver usuários mal intencionados entre os demais.

Tenha um antivírus instalado em seu smartphone

Embora antivírus não sejam 100% eficazes, eles protegem contra a maioria das ameaças que poderiam estar no arquivo baixado. Mesmo que o antivírus não garanta totalmente a sua segurança, ao menos ele servirá de barreira contra uma grande parte delas e você poderá baixar o arquivo ao menos um com um pouco mais de segurança.

Clique aqui e confira a nossa sugestão de 3 antivírus grátis mais eficientes para o seu celular!

Cuidado com as permissões que o aplicativo solicita ao ser instalado/aberto

É normal que determinados aplicativos solicitem algumas permissões especiais no ato da instalação ou no momento em que você os abrir pela primeira vez. Por exemplo, aplicativos de rede social precisam de permissão para acessar a câmera a galeria a fim de que você possa carregar suas fotos.

Porém, jogos de smartphone, por exemplo, jamais precisariam de permissão para acessar sua galeria, seus contatos, seus outros aplicativos etc. Se você suspeitar de que o aplicativo ou jogo em questão está solicitando mais permissões do que você acha que ele precisa, evite instalá-lo em seu aparelho celular.

Cuidado com imitações

É muito difícil cair em golpes envolvendo imitações baixando os aplicativos pela Google Play. Isso porque ao pesquisar, por exemplo, um aplicativo como “Itau”, a primeira opção será sempre a oficial. Além disso, pela loja você consegue conferir a desenvolvedora por trás do app.

Porém, ao baixar aplicativos fora da Store, a chance de acabar instalando imitações é muito grande. E é fácil entender o risco das imitações: imagine colocar as credenciais de seu banco, o número da sua conta e sua senha, num aplicativo falso, que repassará ao desenvolvedor todos os seus dados. Preocupante, não?

Opte ao máximo pela loja oficial de aplicativos!

Por conta de tudo o que mencionamos ao longo deste artigo, a última dica é óbvia: opte ao máximo pela loja oficial de aplicativos! Especialmente se o app em questão envolver conta bancária, pagamentos, transações etc.

Quer mais dicas como as mencionadas aqui? Pois confira tanto a nossa seção exclusiva de Android quanto a nossa seção de segurança!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário