Banco do Brasil libera transações do Pix via WhatsApp – Veja como fazer!

Nesta segunda-feira (23), o Banco do Brasil passou a permitir que seus clientes façam transações do Pix via WhatsApp. O BB é o primeiro a disponibilizar os pagamentos instantâneos do Pix através do app do WhatsApp.

A operação de transferência acontece por meio da conversa com um chatbot do Banco do Brasil. Ou seja, o recurso ainda não está totalmente integrado ao aplicativo. É preciso conversar com um robô dentro do WhatsApp, que serve de ponte entre os dois aplicativos: entre o mensageiro e o app do Banco do Brasil.

Banco do Brasil
(Imagem: Divulgação/Banco do Brasil)

Ou seja, você faz a solicitação da transação Pix pelo WhatsApp e o chatbot envia a solicitação para o Banco do Brasil, que confirma a transação. Tudo isso em questão de minutos!

Outros bancos possivelmente vão habilitar envios e recebimentos de Pix via WhatsApp, também. Entretanto, até o presente momento, o Banco do Brasil é o único que já liberou o recurso.

O novo recurso já está bastante funcional e garante sem dúvida bastante praticidade na hora de fazer operações monetárias. A seguir, vamos ensinar como habilitar o Pix via WhatsApp e como enviar facilmente um Pix.

Como habilitar o Pix do Banco do Brasil via WhatsApp

Antes de efetivamente começar a fazer as transferências, é preciso adicionar o contato do chatbot do Banco do Brasil e habilitar seu dispositivo para fazer transações via WhatsApp.

Adicionando o Chatbot do Pix do Banco do Brasil

Para interagir com o chatbot do novo serviço do Banco do Brasil, você precisa adicioná-lo à sua lista de contatos. O número dele é o seguinte: (61) 4004-0001.

Muito cuidado, entretanto, com possíveis fraudes. O número correto do chatbot é o mencionado acima. Não troque informações confidenciais com nenhum outro número que não seja de seu conhecimento e de sua confiança.

Você pode conferir se o contato do Banco do Brasil é o verdadeiro observando o símbolo ao lado do nome dele. Contas oficiais, como, por exemplo, do Banco do Brasil, do iFood, do Magazine Luíza etc. possuem um “check” verdinho ao lado do nome.

Pix do Banco do Brasil via WhatsApp
“Check” verdinho ao lado do nome da empresa, confirmando que é uma conta oficial (Captura: Alexandre Garcia Peres/Tech News Brasil)

Além disso, ao abrir a conversa com uma conta oficial pela primeira vez, a seguinte mensagem aparece, confirmando que a conta é verdadeira:

Pix do Banco do Brasil via WhatsApp
Mensagem automática confirmando que o número é de uma conta oficial de uma empresa (Captura: Alexandre Garcia Peres/ Tech News Brasil)

Portanto, antes de começar a interagir, certifique-se de que você adicionou o número correto e de que está interagindo realmente com o chatbot original do Banco do Brasil!

Habilitando as transações do Banco do Brasil via WhatsApp

Para usar o Pix via WhatsApp, você precisa habilitar seu celular para realizar transações via o aplicativo em questão.

Para isso, tendo adicionado o contato do BB, abra a conversa com o chatbot no WhatsApp e mande qualquer mensagem. Por exemplo, experimente mandar um “bom dia” ou “boa noite”.

Automaticamente, o chatbot vai responder com diversas informações sobre ofertas, Pix e mais. Experimente, por exemplo, dizer “cadastrar”. O Banco do Brasil, assim, vai solicitar algumas informações suas, como número da agência, número da conta etc.

Pix do Banco do Brasil via WhatsApp
Conversa com o chatbot do Banco do Brasil (Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Em dado momento, o chatbot vai perguntar se você deseja liberar seu celular ou tablet para transações do BB pelo WhatsApp. Digite “sim” e siga os demais passos solicitados.

Por fim, fazendo tudo o que o BB solicitar, você vai receber a seguinte mensagem: “seu dispositivo foi liberado com sucesso”. Pronto: agora você já pode fazer um Pix pelo WhatsApp!

Como enviar um Pix do Banco do Brasil pelo WhatsApp

Agora que você habilitou o Pix via WhatsApp, você já pode enviar ou solicitar um! Para isso, abra novamente a conversa com o chatbot do Banco do Brasil e diga “enviar um Pix” ou “receber pelo Pix”.

Ao digitar “enviar um pix”, por exemplo, o chatbot vai solicitar a Chave Pix da pessoa que vai receber e o valor da transferência. Um resumo da solicitação vai aparecer. Em seguida, basta confirmar a transação, enviando um “sim”. O assistente vai te enviar um link: basta, por fim, clicar neste link para confirmar o envio do Pix!

Simples, rápido e agora bastante prático, já que você pode enviar e receber Pix pelo WhatsApp! Ao menos, é claro, se você for cliente do Banco do Brasil.

Este nosso artigo foi útil? Ele ajudou você a habilitar seu WhatsApp e a enviar e receber pagamentos Pix? Pois conta para a gente aí nos comentários! Caso você tenha tido algum problema, por exemplo, use a seção de comentários, também, que vamos te ajudar a resolvê-lo!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário