Barão Zemo pode controlar o Soldado Invernal? | Falcão e o Soldado Invernal

No episódio 3 de Falcão e o Soldado Invernal, Bucky, também conhecido como Soldado Invernal, liberta o Barão Zemo da prisão. O objetivo: conseguir ajuda a fim de que ele e Sam Wilson, o Falcão, consigam rastrear a origem do Soro de Super Soldado que está nas mãos dos Apátridas.

Entretanto, a presença de Zemo é tanta que o que dá a entender em vários trechos do episódio é que Falcão e Soldado é que estão ajudando o Barão, e não o contrário. Como se o personagem estivesse no controle, especialmente do Soldado Invernal.

Barão Zemo já controlou o Soldado Invernal no MCU

Anteriormente, durante o contexto de Capitão América: Guerra Civil, Barão Zemo ardilosamente consegue dividir os Vingadores. Porém, quando Tony Stark percebe que o assassinato do Rei de Wakanda foi arquitetado por Zemo, ele tende a se juntar ao Capitão América. Mas apenas por um instante: isso porque Barão Zemo revela a Tony que foi o Soldado Invernal quem matou seus pais. O que desperta novamente a ira do Homem de Ferro e reacende a chama da Guerra Civil.

Para comprovar o que disse, Zemo mostra a Tony Stark um vídeo de uma câmera de segurança de 1991 mostrando o Soldado Invernal matando os pais de Stark a fim de roubar o soro de Super Soldado. E Bucky realmente fez isso, mas na época em que estava sob o controle da Hydra.

Além disso, durante os conflitos da Guerra Civil, Barão Zemo chega até mesmo a controlar o Soldado Invernal por alguns instantes. Isso porque ele estava em posse do livro que continha as instruções para se comandar o Soldado Invernal e o seu código de ativação.

O código de ativação do Soldado Invernal

Soldado Invernal é “ativado” a partir de uma sequência de palavras em russo. As palavras, em português, são: saudade, enferrujado, dezessete, amanhecer, forno, nove, benigno, retorno, um, vagão de carga.

No episódio 3 de Falcão e o Soldado Invernal, no primeiro encontro entre Zemo e Bucky, Barão tenta tomar o controle do Soldado Invernal falando o código em russo. Mas ele não funciona mais, pois Bucky já passou por um tratamento para se livrar disso.

Soldado Invernal e Barão Zemo na série (Imagem: Reprodução/Disney Plus | Marvel)

O tratamento aconteceu em Wakanda. A irmã mais nova do Rei T’Challa (Chadwick Boseman), chamada Shuri (Letitia Wright), colocou o Soldado Invernal de volta num sono de criogenia com a promessa de livrá-lo do domínio mental da Hydra. E isso aparentemente funcionou, já que Barão Zemo não conseguiu controlá-lo com a sequência. Embora Zemo tenha sugerido que “ainda há alguma coisa” na mente de Bucky. Ou seja, que ainda há algum resquício da época da Hydra que pode torná-lo suscetível a seguir ordens.

Barão Zemo e Soldado Invernal na série

Na série Falcão e o Soldado Invernal, parece que Barão Zemo está, sim, conseguindo controlar não só Soldado Invernal, mas também o Falcão. Ao menos indiretamente.

Isso porque, depois de ter sido libertado da prisão por Bucky, Barão Zemo está praticamente ditando as regras. Sam aceitou numa boa a libertação do vilão e a dupla seguiu as sugestões dele sem pestanejar.

Soldado Invernal, Barão Zemo e Falcão
Soldado Invernal, Barão Zemo e Falcão (Imagem: Reprodução/Disney Plus | Marvel)

Por sugestão do próprio Barão Zemo, Soldado Invernal e Falcão acabam na cidade de Madripoor. Na cidade, Sam e Buck ficam sabendo da existência e da influência do Mercador do Poder, acabam encontrando Sharon Carter e seguem um rastro até o Dr. Wilfred Nagel, responsável por criar o soro. Zemo ordena que Sam vá vestido de Tigre Sorridente e Buck de Soldado Invernal, alegando a todos que ele está sob o seu controle. Em determinada cena, Zemo até mesmo ordena que Bucky ataque, e este deve obedecer a fim de se manter no personagem e não chamar a atenção.

Quando o trio encontra o doutor, graças à agente Carter, Barão Zemo acaba o assinando com um tiro na cabeça. E a falta de reação por parte de Falcão e Soldado Invernal chama bastante a atenção. Afinal, a vilão havia acabado de matar a sangue frio a pista mais quente que eles tinham até então para rastrear a origem do soro.

Depois de escaparem de um tiroteio causado pela invasão do laboratório secreto do Dr. Wilfred — e pelo seu assassinato —, em vez de a dupla de heróis prender Barão Zemo pelo ataque, o trio simplesmente deixa Madripoor.

O que sugere que, embora não percebam, Sam e Buck estão sob o domínio de Barão Zemo. E sem a necessidade de um código.

Tech News Brasil

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Todas as informações apresentadas nesta matéria foram retiradas dos episódios 1, 2 e 3 de Falcão e o Soldado Invernal, série exclusiva do Disney Plus, do Marvel Fandom, do Marvel Cinematic Universe Fandom e do site Screen Rant.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar