BARS | Conheça o novo App do Facebook voltado para rappers!

Recentemente, o Facebook anunciou que está trabalhando em um novo aplicativo. Trata-se do Bars, novo app do Facebook voltado para rappers (ou para qualquer usuário interessado em fazer um rap de forma descontraída e intuitiva)!

O Bars, desde o anúncio, tem sido comparado ao TikTok. Isso porque, no novo app do Facebook, o usuário vai poder fazer um rap em cima de uma batida pré-definida. Algo que já é comum no aplicativo concorrente.

A ideia é oferecer a aspirantes a rappers a possibilidade de eles produzirem músicas de maneira mais acessível. Ou seja, sem precisar de todo um aparato tecnológico ou um conhecimento musical avançado.

Bars, novo app do Facebook
(Imagem: Divulgação/Bars)

As criações dos usuários vão poder ser compartilhadas na própria comunidade do Bars ou exportadas para outras redes sociais e plataformas. Confira abaixo o vídeo de apresentação e divulgação do aplicativo:

O aplicativo está em fase de testes e, atualmente, está disponível apenas para iOS. Entretanto, uma versão para Android provavelmente também vai ser disponibilizada quando o app for lançado ao grande público.

O que significa o nome “Bars”?

Se você é amante de rap, você certamente conhece o significado do termo “bars”. Em tradução livre, “Bars” significa “barra”. Como uma barra de ferro, por exemplo.

Entretanto, no cenário do rap, “Bars” tem outro sentido. O termo faz referência à letra criada pelo rapper, especialmente quando ela é muito, mas muito boa. Isso justifica o nome escolhido pelo Facebook para o seu novo aplicativo ser justamente Bars.

Como vai funcionar o Bars?

Como comentamos, o Bars vai permitir ao usuário gravar um rap em cima de uma batida já pré-definida. Mas não apenas isso: ele também vai ajudar os usuários a escreverem seus raps, sugerindo rimas, melhorias etc.

Além disso, o Bars também vai contar com a possibilidade de o usuário aplicar filtros e selecionar estilos musicais. Fora, é claro, a presença do AutoTune, para ajudar aqueles que não têm uma afinação muito boa.

Assim como na maioria das plataformas de vídeos desse tipo, os vídeos vão ter uma limitação de 60 segundos. O que não necessariamente é um defeito. Afinal, a limitação obriga os usuários a serem mais criativos na produção de seus vídeos, como já comprovou o TikTok.

 

O Bars já está disponível no Brasil?

Infelizmente, ainda não. O Bars está ainda em fase de testes fechados. Atualmente ele está disponível apenas para usuários iOS localizados nos Estados Unidos.

Um beta fechado ou aberto no Brasil pode demorar ainda bastante tempo. Afinal, os desenvolvedores certamente estão focando mais em aprimorar e otimizar o aplicativo para o inglês.

Esse é um detalhe importante, inclusive, de se levar em conta: a barreira da língua. Por trabalhar com palavras, sugestões de rimas, criação de ritmo etc., otimizar o Bars para outras línguas além do inglês vai ser uma tarefa difícil para o Facebook. E é justamente por isso que o app pode demorar um bom tempo para chegar por aqui.

Até mesmo nos Estados Unidos o acesso está bastante limitado. Para participar do beta fechado, o usuário precisa se cadastrar numa fila de espera. O que demonstra , portanto, que o app realmente está ainda dando seus primeiros passos.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário