Black Friday – Dicas para não cair em golpes no Mercado Pago

A maneira de consumo pela internet nunca esteve tão evidenciada, após a pandemia da Covid-19, a relação com novos formatos de compra e até mesmo a necessidade impulsionou ainda mais as vendas de diversos segmentos.

De pessoas estocando papel higiênico, comida, álcool – até mesmo novas opções de consoles gamer, cadeira ergonômica, assinaturas de conteúdos por streamig e/ou plantinhas. Sabemos quais as vantagens de realizarmos compras em aplicativos, sobre a comodidade e às vezes melhores preço na palma de nossa mão.

Mas e os riscos? Você fica atento sobre o histórico do vendedor, origem do produto, termos de confiabilidade e exposição de seus dados na hora de efetivar uma compra pela internet?

Aqui preparamos algumas dicas para que você tenha uma experiência mais segura ao realizar uma compra no site do Mercado Pago, mas elas podem ser bastante úteis e aplicáveis em outras situações ao realizar um cadastro para compra e evitar cair em golpes, algo infelizmente corriqueiro também no ambiente digital.

Segurança no mercado pago

Como proteger sua conta no Mercado Pago

Primeiro vamos nos atentar sobre o que seria o Mercado Pago, pois algumas pessoas ainda confudem com o Mercado Livre. O Mercado Pago seria como você ter uma carteira dentro da internet. Onde você deposita créditos para serem utilizados no ambiente digital, como realizar alguma compra na Black Friday, por exemplo.

Importante frisar que o Mercado Pago funciona tanto para quem quer comprar, quanto para quem quer vender. É uma espécie de “banco”, ou seja, uma fintech em meios de pagamento com atuação na América Latina, associada ao Mercado Livre.

Crie uma senha inacessível

Alterne com número, símbolo, letras em caixa alta e baixa – como um criptograma. Mude suas senhas em períodos, mas escolha algo fácil de lembrar.

Associe seu celular

Assim caso tenha alguma atividade fora do comum em sua conta, você será notificado com uma mensagem. É útil para resgatar sua senha, caso você a esqueça.

Verifique se o site é seguro

Para verificar se o site do redirecionamento destino é seguro, observe o símbolo do lado esquerdo a barra de navegação – o cadeado deveré indicar sua segurança. Fique atento também ao endereço do link, o correto deverá ser como abaixo, na imagem.Mercado Pago - site seguro

Golpes comuns na internet

  • Site Falso – Muitos aproveitadores, em especial nesse período de Black Friday, criam sites apenas para realizarem vendas falsas. Não se comprometendo com a entrega depois. Sempre verifique o histórico do local e avaliações de compras, investigue a reputação do vendedor.
  • Phishing – Basicamente é um site falso – associado a um e-mail, cupom, sms e, também comum, correntes em redes sociais,. Aqui o usuário por plena distração clica em algum link e é redirecionado – não nota que está em ambiente não-seguro.

Em um site com informações clonadas, realiza seu cadastro oferecendo seus dados pessoas e até de cartão de crédito.

Importante! Não abra links desconhecidos, mesmo que o texto ou visual da mensagem sejam muito convincentes, certifique-se antes de clicar em alguma plataforma oficial sobre a veracidade daquela informação.

No geral, uma dica realmente muito válida para todas as situações da sua vida é – nunca forneça seus dados pessoais, como o seu número do cartão de crédito, RG, senhas de segurança ou CNPJ por e-mail ou telefone. Tome muito cuidado com links desconhecidos e fake news. Compre consciente e com segurança!

Costuma consumir algo pela internet? Qual meio você considera como o mais seguro? Já passou por alguma tentativa de golpe? Comente o artigo!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário